ECA Flashcards
(324 cards)
Quem são considerados crianças e adolescentes para os efeitos desta lei?
Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Em que casos este Estatuto se aplica excepcionalmente a pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade?
Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
Quais direitos são assegurados à criança e ao adolescente para garantir seu desenvolvimento em condições de liberdade e dignidade?
Quais as “oportunidades e facilidades” garantidas a elas?
A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades para o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
De quem é o dever de assegurar a efetivação dos direitos da criança e do adolescente?
Qual o princípio envolvido nessa efetivação?
Quais direitos estão envolvidos?
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
FCSP
Absoluta prioridade.
O que compreende a garantia de prioridade prevista no parágrafo único do Art. 4º?
A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Quais medidas podem ser aplicadas às pessoas que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante contra crianças e adolescentes, conforme o Art. 18-B?
I - encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
II - encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
III - encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
IV - obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado;
V - advertência;
VI - garantia de tratamento de saúde especializado à vítima.
O que deve ser levado em conta na interpretação desta lei?
Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
Quem deve realizar o atendimento pré-natal, conforme o § 1º?
O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária.
Qual é o direito da gestante e da parturiente em relação a acompanhante durante o pré-natal, o trabalho de parto e o pós-parto imediato?
A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.
Qual é o papel da atenção primária à saúde em relação às gestantes e puérperas que não realizarem as consultas previstas?
Qual ação deve ser praticada?
A atenção primária à saúde fará a busca ativa da gestante que não iniciar ou que abandonar as consultas de pré-natal, bem como da puérpera que não comparecer às consultas pós-parto.
O que os hospitais e estabelecimentos de saúde são obrigados a manter, e por quanto tempo, conforme o inciso I do Art. 10?
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos.
O que os estabelecimentos de saúde devem proporcionar nos casos de internação de criança ou adolescente?
Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.
Quem deve ser comunicado em casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos, castigo físico ou tratamento cruel ou degradante contra criança ou adolescente?
Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade.
Para onde devem ser encaminhadas, as gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção?
As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.
Que tipo de prioridade deve ser dada pelos serviços de assistência social e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos em casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças na primeira infância?
Os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Creas e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza.
Como o Sistema Único de Saúde deve promover a atenção à saúde bucal das crianças e gestantes?
O Sistema Único de Saúde promoverá a atenção à saúde bucal das crianças e das gestantes, de forma transversal, integral e intersetorial com as demais linhas de cuidado direcionadas à mulher e à criança.
Como e em que momentos a atenção odontológica à criança deve ser prestada?
A atenção odontológica à criança terá função educativa protetiva e será prestada, inicialmente, antes de o bebê nascer, por meio de aconselhamento pré-natal, e, posteriormente, no sexto e no décimo segundo anos de vida.
O que é obrigatório aplicar às crianças nos primeiros dezoito meses de vida para detectar riscos ao desenvolvimento psíquico?
É obrigatória a aplicação a todas as crianças, nos seus primeiros dezoito meses de vida, de protocolo ou outro instrumento construído com a finalidade de facilitar a detecção, em consulta pediátrica de acompanhamento da criança, de risco para o seu desenvolvimento psíquico.
Quais aspectos estão incluídos no direito à liberdade da criança e do adolescente, conforme o Art. 16?
O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: ir, vir e estar nos logradouros públicos, opinião e expressão, crença e culto religioso, brincar, praticar esportes, participar da vida familiar e comunitária, participar da vida política, buscar refúgio, auxílio e orientação.
O que é considerado castigo físico para os fins desta lei?
Para os fins desta Lei, considera-se castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão.
O que é considerado tratamento cruel ou degradante para os fins desta lei?
Para os fins desta Lei, considera-se tratamento cruel ou degradante a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize.
Quem é responsável por aplicar as medidas previstas no Art. 18?
As medidas previstas neste artigo serão aplicadas pelo Conselho Tutelar, sem prejuízo de outras providências legais.
Qual é o direito da criança e do adolescente em relação à convivência familiar e comunitária?
É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
Qual é o prazo máximo para reavaliar a situação de crianças ou adolescentes inseridos em programas de acolhimento?
Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses.