EFT Flashcards
(36 cards)
O fisioterapeuta tem ou não autoria para prescrever exercício físico para os seus clientes/utentes, e como deve atuar se o utente for de uma cultura diferente com a qual o Fisioterapeuta não concorda?
O Fisioterapeuta tem autorização para prescrever exercício fisico e acompanhamento da saúde física dos seus utentes, promovendo a saude, de acordo com APFISIO e o decreto de lei. O fisioterapeuta deve adaptar os seus métodos de intervenção e a sua postura perante doas as multidimensões do utente.
Atividade física e Exercício Físico, explica quais as diferenças dando exemplos
Atividade física é essencialmente qualquer movimento corporal que requeira dispêndio de energia - exemplo: Caminhar, alcançar copos em locais acima da cabeça, lavar o chão da casa. Exercício físico consiste em um conjunto de atividades físicas, é previamente planeado, mensurado, quantificado com um objetivo em mente - exemplo: Futebol, natação, ténis, corrida matinal e qualquer desporto que envolva pre-planeamento e quantificação.
O que entendes por Mecanoterapia?
É uma técnica em que os exercícios são resistidos por uma força externa, sendo aplicada mecanicamente, são utilizados por exemplo pesos livres, roldanas, therabands e outras ferramentas.
O que entendes por Bioenergética?
Desintegração, Síntese e ressintese de energia. A energia libertada durante o catabolismo não é diretamente utilizada para produzir trabalho mas sim para produzir uma substancia chamada de ATP - Adenosina Trifosfato. O ATP está maioritariamente nos músculos esqueléticos e no fígado.
Explica de forma simplificada qual a composição e a função do ATP e ADP
ATP é composto por uma molécula de Adenosina e 3 grupos fosfato, a ligação entre estas substancias contêm muita energia, sempre que estas ligações são quebradas libertam 7-12 quilocalorias de energia que é utilizada pelas células que mais necessitam, no caso do exercício físico são as células musculares. Durante a quebra ligações do ATP, a molécula passa a ser chamada ADP - Adenosina Difosfato, pois um grupo Fosfato perdeu a ligação com o resto do composto energético tornado-se um fosfato inorgânico (PI). Mais tarde este Fosfato inorgânico pode se ligar a uma molécula Adenosina Difosfato para voltar a criar mais ATP.
Durante o exercício quais são as 3 fontes de ATP?
Sistema do fasfogênio que envolve a quebra de Fosfo-Criatina
Glicólise anaeróbia que envolve a produção de lactato por falta de oxigênio
Sistema aeróbio quando finalmente existe a presença de oxigênio
Qual a diferença entre o Ácido Láctico e Lactato?
Ácido láctico sempre que perde um protão transforma-se na sua base conjugada que é o Lactato, ou seja, o Ácido láctico apenas existe em ambientes de PH inferior a 3,85. Significa que é pouco provável encontrar compostos de Ácido láctico nas nossas células, é mais comum encontrar compostos de Lactato devido à pouca presença de PH. O que os diferencia é a presença de Ph no local.
Qual a função principal da Fosfocriatina (PC) e onde se encontra em grande quantidade?
Fosfocriatina encontra-se em grande quantidade nas células musculares, tem o principal papel na libertação de energia para ressintetizar ATP.
Qual a composição e como funciona a Fosfocriatina (PC)?
Fosfocriatina é composta por Criatina e um grupo Fosfato (PC), quando as ligações entre PC são quebradas é libertada energia pronta para sintetizar ATP. A ressíntese e quebra de ATP, acontecem simultaneamente com a quebra do PC.
Tendo em conta que o Sistema Fosfagênio é a primeira fonte de ATP quanto tempo dura durante um exercício fisico de grande intensidade?
Cerca de 10 segundos.
O que entendes por Glicólise Anaerobica?
Durante a glicólise o produto final são 2 Piruvatos, sempre que o corpo exerce força onde é necessária muita energia de uma forma rápida, esses compostos de Piruvato mudam de via para a via anaeróbia - ou seja em vez de seguir para o ciclo de Krebs em forma de Acetil-Coa, segue para a via de lactato onde não existe oxigênio.
Quantos moles de ATP podem ser ressintetizados a partir de um mol de glicogênio (180gramas)?
3 moles de ATP.
Durante o treino intenso exaustivo, qual a quantidade em gramas de ácido láctico que o corpo tolera antes de surgir a fadiga?
O corpo tolera aproximadamente 60-70 gramas de ácido láctico.
Explica porque em situações específicas uma unidade motora contrai apenas uma fibra muscular e noutras situações uma unidade motora pode contrair múltiplas (dezenas a centenas) fibras musculares.
Depende do grau de delicadés de movimento necessária por parte dessa fibra muscular, por exemplo uma fibra muscular ocular executa movimentos de precisão, então apenas uma unidade motora é destinada para essa função especifica, enquanto que em grupos musculares que requerem força em vez de precisão, como por exemplo o Bíceps Braquial, apenas uma unidade motora pode inervar múltiplas fibras musculares.
Quando o oxigénio se torna novamente disponível durante a recuperação ou a intensidade de treino diminui, como é ressintetizado o ATP?
O NAD+ retira atomos de H+ que se encontram ligados ao lactato libertando energia para formar ATP novamente.
Qual é o tempo médio de duração da Glicólise Anaeróbia, e qual é o produto final?
Entre 1 a 3 minutos, o produto final é Ácido Láctico ou Lactato dependendo da quantidade de PH presente no ambiente.
Qual é o composto energético preferido degradado na Glicólise anaerobia?
Composto preferido é Glicose e Glicogênio.
Nomeia as 3 cadeias do Metabolismo Aeróbio
Glicólise Aeróbia
Ciclo de Krebs
Sistema de transporte de Eletrões.
Qual é o componente químico que existe em quantidade suficiente na glicólise aeróbia que inibe a acumulação de ácido láctico e lactato?
Oxigénio.
Um mole de glicogênio produz quantos moles de ácido pirúvico?
1 mole de glicogénio produz 2 moléculas de acido piruvico ou 2 moléculas de piruvato.
Quais as duas grandes alterações que acontece no ciclo de Krebs?
Oxidação e é produzido H2O
Explica a dor muscular Aguda
Ocorre durante e logo após o período de exercício, está associado à falta de fluxo sanguíneo para os músculos ativos (hiperextensão do joelho durante o exercício de agachamento com barra)
isquemia: acido láctico e potássio não são removidos estimulando os recetores de dor nos músculos. As dores desaparecem ao parar o exercício.
Explica dor muscular retardada e como prevenir.
Aparece 24-48 horas após o treino. Mais intensa após contrações excêntricas - distensão de fibras musculares. As dores aparecem por lesão tecidual das fibras, Espasmo: acumulação de substancias dolorosas (lactato/ acido lactico) causando espasmo muscular reflexo. Para prevenção pode ser utilizado o alongamento, progressão gradual na intensidade do exercício e ingestão de vitamina C.
Quais os pontos a ter em atenção na prescrição de exercício?
Determinar níveis atuais de atividade física do utente, identificar sinais e sintomas de Doenças Cardiovasculares - DCV, doenças metabólicas e renais subjacentes. Identificar utentes com DCV ou doença metabólica diagnosticada - Diabetes. Autorização médica em caso de presença de alguma das anteriores.