Erros DA Flashcards
(225 cards)
Revogação é o ato administrativo discricionário pelo qual a Administração extingue um ato válido, por razões de oportunidade e conveniência. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO! Como a revogação atinge um ato que foi editado em conformidade com a lei, ela não retroage; os seus efeitos se produzem a partir da própria revogação; são feitos ex nunc (a partir de agora)
Os atos administrativos cujos efeitos já se tenham exaurido integralmente são suscetíveis de revogação. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO! Os atos administrativos cujos efeitos já se tenham exaurido integralmente são INSUSCETÍVEIS de revogação
não cabe ao Judiciário rever os critérios adotados pelo administrador, a não ser que sob a rotulação de mérito administrativo se encontre inserida qualquer ilegalidade resultante de abuso ou desvio de poder. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO!
atos nulos são insanáveis. E os anuláveis contêm vícios sanáveis e permitem convalidação. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO!
No caso, dos cinco elementos essenciais de validade, apenas os vícios incidentes sobre a competência e finalidade é que permitem a convalidação, ou seja, a retificação do vício com eficácia retroativa (ex tunc). CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO! apenas os vícios incidentes sobre a competência e FORMA é que permitem a convalidação
presunção de veracidade é o atributo segundo o qual, os atos administrativos, quando praticados, já chegam ao mundo jurídico com a pressuposição de estarem de acordo com os fatos. Ou seja, o que está ali é verdade, até que se prove o contrário. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO! Atos administrativos possuem presunção de veracidade, o que torna inexigível o reconhecimento de firma.
O prazo para anulação dos atos administrativos é de cinco anos, independentemente da boa-fé do administrado que se tenha beneficiado com tais atos. CORRETA OU INCORRETA?
INCORRETA! O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, SALVO COMPROVADA MÁ-FÉ. Perceba que a ocorrência de má-fé afasta o prazo decadencial de 5 anos, daí o erro do quesito.
Elemento FORMA é a maneira pela qual o o ato se exterioriza
CORRETO
Por meio do poder de polícia administrativo, a autoridade policial tem competência para convocar testemunha para depor em delegacia de polícia.
INCORRETO. refere-se ao poder de POLÍCIA JUDICIÁRIA (criminal, penal) e não ADMINISTRATIVA
A administração pública exerce o poder disciplinar ao aplicar sanções, por exemplo, a um motorista particular que dirige seu veículo em velocidade acima da máxima permitida
INCORRETO. poder de polícia—> particulares
poder disciplinar—> servidores e particulares com vinculo com administração
A Teoria dos Motivos Determinantes é ato discricionário; entretanto, torna-se vinculado no momento em que o gestor público o motiva, mesmo que a lei não exija. A validade do ato está condicionada à sua veracidade.
CORRETO
O conceito de Imperatividade afirma a possibilidade da administração pública, unilateralmente, criar obrigações aos administrados ou impor-lhes restrições.
CORRETO
o atributo da autoexecutoriedade que prevê que a administração pública, para executar suas decisões, necessita submeter sua pretensão ao Poder Judiciário.
INCORRETO. Não necessita submeter ao poder judiciário
A sanção aplicada ao agente público advém diretamente do poder disciplinar e indiretamente do poder hierárquico.
CORRETO
Poder hierárquico (mediata) -> assegura à administração pública apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores e a pessoas submetidas a ela.
Poder disciplinar (imediata) -> distribui as funções de seus órgãos, ordena a atuação de seus agentes e estabelece relação de hierarquia. Tem como objetivo: ordenar, coordenar, fiscalizar, controlar, corrigir, aplicar sanções, delegar e avocar.
INCORRETO. a questão inverteu os conceitos
Coercibilidade = imposto de forma unilateral pelo Estado, não precisa de anuência(concordância) do administrado.
CORRETO
autoexecutoriedade não existe em todos os atos administrativos; ela só é possível: quando expressamente prevista em lei ou quando se trata de medida urgente que, caso não adotada de imediato, possa ocasionar prejuízo maior para o interesse público
CORRETO
A finalidade é o resultado que a Administração quer alcançar com a prática do ato (é o efeito mediato)
CORRETO
o MOTIVO corresponde ao requisito do ato administrativo que serve de fundamento para a sua prática.
CORRETO
o objeto é o efeito jurídico imediato que o ato produz (aquisição, transformação ou extinção de direitos)
CORRETO
o Direito Administrativo é atividade não contenciosa.
CORRETO. ATIVIDADE JURÍDICA NÃO CONTENCIOSA É AQUELA EXERCIDA NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO, MAS QUE NÃO POSSUI DEFINITIVIDADE (POIS É POSSÍVEL BUSCAR O JUDICIÁRIO E SÓ NELE HAVERÁ O TRANSITO EM JULGADO DA AÇÃO)
ciclo de polícia: ordem/legislação de polícia, consentimento de polícia, fiscalização de polícia e sanção de polícia, apenas o consentimento e a sanção são passíveis de delegação e exercício por pessoas jurídicas de direito privado
INCORRETO. Somente os atos relativos ao consentimento e à fiscalização são delegáveis, pois aqueles referentes à legislação/ordem de polícia e à sanção derivam do poder de coerção do Poder Público.
A hierarquia é uma característica encontrada exclusivamente no exercício da função administrativa, que inexiste, portanto, nas funções legislativa e jurisdicional típicas.
CORRETO. A hierarquia é uma característica encontrada exclusivamente no exercício da função administrativa.
INEXISTE HIERARQUIA!!! nas funções legislativa e jurisdicional típicas.
Enquanto no ato complexo as manifestações de dois ou mais órgãos se fundem para formar um único ato, no ato composto se pratica um ato administrativo principal que depende de outro ato para a produção plena dos seus efeitos.
CORRETO. Ex de ato complexo: O concurso público
Ex ato composto: autorização que depende do visto de uma autoridade