Erros INF Flashcards
(107 cards)
Considerando o controle e prevenção da Anemia Infecciosa Equina (AIE), a validade do resultado negativo para o exame laboratorial da A.I.E. será de 90 dias para propriedades controladas e de 45 dias para os demais casos, a contar da data da colheita da amostra.CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO! A validade do resultado negativo para o exame laboratorial da A.I.E. será de 180 dias para propriedades controladas e de 60 dias para os demais casos, a contar da data da colheita da amostra.
Considerando os métodos de diagnóstico da Tuberculose Bovina, entre outros cuidados especiais para a realização de testes tuberculínicos em rebanho, animais infectados há menos de 40 dias podem não responder aos testes tuberculínicos. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO! A realização de testes tuberculínicos em rebanho requer os seguintes cuidados especiais:
• as tuberculinas precisam ser mantidas sob refrigeração (2º a 8º C), evitando-se o seu congelamento;
• os animais a serem tuberculinizados deverão estar devidamente contidos e identificados;
• a inoculação intradérmica da tuberculina só é perfeita quando há formação de uma pápula;
• animais infectados há menos de 40 dias podem não responder aos testes tuberculínicos;
O Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), relata que o período de incubação da raiva é de 6 meses. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO
Segundo dados da OIE, a doença de Aujeszky esteve presente no Brasil entre 2006 e 2009, mas após isso, não houve ocorrência até 2018. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. A enfermidade é de notificação obrigatória imediata em qualquer caso suspeito. Segundo dados da OIE, a doença de Aujeszky esteve ausente do país entre 2006 e 2009, mas após isso, teve ocorrência anual até 2018.
Testes em animais vivos não parecem ser capazes de detectar animais com Scrapie atípico/Nor98. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO
O Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) é uma prova qualitativa, pois não indica o título de anticorpos do soro testado. A leitura revela a presença ou a ausência de IgG1. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO
O búfalo do Cabo africano é o principal hóspede para a manutenção dos sorotipos A e C da Febre Aftosa.
INCORRETO. O búfalo do Cabo africano é o principal hóspede para a manutenção de sorotipos SAT.
Doença de Aujeszky (pseudoraiva), O período de incubação geralmente é de 2 a 6 dias em suínos.
CORRETA
Os sintomas da raiva no ser humano, conforme descrito no PNCRH, ocorrem em três estágios: prodrômico, período neurológico agudo e, por último, coma e paralisia.
CORRETO
Os suínos com a forma aguda da peste suína clássica dificilmente morrem, porém os sinais clínicos podem persistir de 1 a 3 semanas e as convulsões podem ocorrer nos estágios iniciais da doença.
INCORRETO. Os suínos com a forma aguda da peste suína clássica frequentemente morrem dentro de 1 a 3 semanas e as convulsões podem ocorrer nos estágios terminais da doença.
A Anemia Infecciosa Equina (AIE) também é conhecida como Febre do pântano, Doença de Coggins e Malária Equina.
CORRETO
Em bovinos, entre outros, são sinais clínicos da Febre Aftosa: pirexia, anorexia, calafrios, redução da produção de leite durante 2 a 3 dias.
CORRETO
Aproximadamente 90% das infecções pelo Mycobacterium bovis em bovinos e bubalinos ocorrem pela via digestiva por meio da inalação de alimentos contaminados com o micro-organismo.
INCORRETO. Aproximadamente 90% das infecções pelo M. bovis em bovinos e bubalinos ocorrem pela via respiratória por meio da inalação de aerossóis contaminados com o micro-organismo.
A maioria dos vírus da influenza tipo A causa uma doença grave em aves e são chamados de vírus da influenza aviária com alta patogenicidade (HPAI).
INCORRETO. A maioria dos vírus causa somente uma doença leve em aves e são chamados de vírus da influenza aviária com baixa patogenicidade (LPAI). Os vírus da influenza aviária com alta patogenicidade (HPAI) podem desenvolver-se a partir de certos vírus LPAI
O primeiro estado no mundo a ter, na cadeira da avicultura de corte, um território avícola livre da doença de Newcastle foi Santa Catarina, sendo a última ocorrência da enfermidade, na avicultura comercia, em 1984.
CORRETO
Ocasionalmente humanos desenvolvem a variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vDCJ) após comer tecidos de animais infectados contendo o príon da EEB.
CORRETO
Em relação à patogenia da Brucelose bovina, O período de incubação pode ser de poucas semanas e até mesmo de meses ou anos.
CORRETO
A Salmonella spp. é transmitida principalmente pela via fecal-oral.
CORRETO
A detecção direta de micoplasmas se baseia especialmente em testes sorológicos, porém o exame histológico e o acompanhamento das taxas de ovos bicados no incubatório tem importância em alguns casos, sobretudo quando técnicas laboratoriais não estão disponíveis localmente.
INCORRETO. A detecção direta é praticada basicamente por PCR de suabes de traqueia e outros órgão suspeitos de albergarem micoplasmas, ou de tentativas de isolamento do agente em exames bacteriológicos de suabes de traqueia ou outros tecidos. A detecção INDIRETA se baseia especialmente em testes sorológicos, porém o exame histológico e o acompanhamento das taxas de ovos bicados no incubatório tem importância em alguns casos, sobretudo quando técnicas laboratoriais não estão disponíveis localmente
Considerando o diagnóstico da Tuberculose Bovina, As lesões provocadas pelo M. bovis não são patognomônicas da tuberculose bovina.
CORRETO
O vírus da febre aftosa (VFA) é inativado em pH <6 e >9.
CORRETO
M. gallisepticum (MG) e M. synoviae (MS) causam normalmente problemas reprodutivos em perus e galinhas, sendo que o MS ainda pode causar sinovite em alguns casos.
INCORRETO. causam quadros respiratórios
Influenza Aviária: Após qualquer notificação de suspeita, o serviço oficial tem como obrigação iniciar os trabalhos de investigação, no prazo máximo de 12 horas e, se necessário, desencadear todas as ações de emergência sanitária.
CORRETO
Alguns sorovares tendem a produzir uma síndrome particular: por exemplo, em suínos Salmonella sor. Choleraesuis está geralmente associada com artrite.
INCORRETO. Alguns sorovares tendem a produzir uma síndrome particular: por exemplo, em suínos SALMONELLA SOR. CHOLERAESUIS ESTÁ GERALMENTE ASSOCIADA COM DOENÇAS ENTÉRICAS.