Erros Tec. de Carnes Flashcards

(39 cards)

1
Q

A chapa tipo 4 é a chapa de identificação de carcaças de rês de matança especial. As chapas do tipo 4 são numeradas de 1 a 30.

A

INCORRETO. UM A VINTE!!!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A chapa tipo 3 pode ser dependurada na paleta esquerda, e na linha de carimbagem de carcaças é substituído pelo carimbo C – Conserva

A

INCORRETO. Substituído por carimbo NE – Não Exportar. Chapa Tipo 3 – Chapa de marcação de carcaças de animais com lesões de Febre Aftosa: São destinadas à marcação de carcaça dos animais que apresentem lesões podais. Pode ser dependurada na paleta esquerda, na linha de carimbagem de carcaças é substituído pelo carimbo NE – não exportar – aposto no coxão, no lombo, na ponta de agulha e na paleta, ao lado do carimbo do SIF”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Nas carnes DFD, o valor de pH permanece acima de 6,0

A

CORRETO. principal causa o estresse prolongado antes do abate com esgotamento total das reservas de glicogênio, não permitindo a acidificação do músculo após o abate. Nestas carnes, usa-se a medida do pH final (após o resfriamento das carcaças) para a identificação do problema. Nelas, o valor de pH permanece acima de 6,0. Nestas condições, a carne tem uma vida-de-prateleira muito reduzida, pois, devido ao elevado valor de pH, as proteínas miofibrilares apresentam máxima capacidade de retenção de água, o que favorece a proliferação bacteriana

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O rigor mortis começa a aparecer em torno de 9 a 12 horas após a morte (sangria), atingindo um máximo em 20 a 24 horas, para, então, sofrer um progressivo declínio.

A

CORRETO. Em suínos, o rigor começa a ocorrer em 3-4 horas pós-abate. Muitas vezes o rigor mortis e a queda do pH acontecem dentro de uma hora após o abate. Nestes animais, a resolução do rigor pode ocorrer em 12 horas”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Nome dos nodos linfáticos

A

Apicais, Esofágicos, Traqueo-Brônquicos e Mediastinais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A reação de oximioglobina é reversível e denomina-se desoxigenação causada pela dissociação do oxigênio devido ao baixo pH, aumento da luz ultravioleta e baixa tensão de oxigênio.

A

CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A hemoglobina é o pigmento sanguíneo responsável pelo transporte de O² na corrente sanguínea.

A

CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Uma exceção feita à utilização da chapa tipo 1 é a utilização em casos de cisticercose em que apenas duas chapinhas são usadas: uma no coração e uma na carcaça.

A

CORRETO. Um jogo de 4 chapas é usado nas seguintes localizações nas peças de rês apreendida (para o DIF): 1 no intestino (à altura do pâncreas), valendo também para os estômagos, baço, pâncreas e órgãos genitais; 1 no fígado (na veia porta); 1 nos pulmões, válida também para o coração; 1 na carcaça. Exceção é feita na cisticercose em que duas chapinhas apenas são usadas: no coração e na carcaça. São metálicas e circulares

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Na linha H, é realizado o exame dos lados externos e internos da parte cranial da carcaça e nodos-linfáticos correspondentes.

A

INCORRETO. LINHA H: Exame dos lados externo e interno da parte CAUDAL da carcaça e nodos-linfáticos correspondentes;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Deve-se condenar os intestinos examinados na Linha E quando intensamente parasitados por esofagóstomos.

A

INCORRETO. A linha E é o exame do fígado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A chapa tipo 5 deve ser numerada e aplicada na paleta direita da 1ª meia carcaça da rês inicial de cada lote

A

INCORRETO. PALETA ESQUERDA! Chapa de Identificação ou Separação de Lotes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

No exame da linha H, deve-se examinar a cavidade pélvica, o peritônio e as superfícies ósseas expostas. Além de examinar – esfoliando a com a faca – os nodos-linfáticos inguinais (ou retromamários), pré-crural, ilíaco, isquiático e renal, evitando excisá-los, ou mesmo desloca-los, em consideração ao interesse das futuras reinspeções.

A

INCORRETO. O nodo-linfático renal não é mencionada na inspeção caudal da carcaça.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O potencial de ação libera acetilcolina na fenda sináptica entre membrana do axônio e célula muscular provendo a entrada de íons cálcio através do sarcolema no local da junção gerando a despolarização ao longo da membrana.

A

INCORRETO. Promove a entrada de íons SÓDIO através do sarcolema!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Durante a maturação comercial, ocorre naturalmente a degradação proteica, devido à atividade do sistema enzimático da própria carne.

A

CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

No interior de grandes massas musculares, o fenômeno de encurtamento pelo frio é mais intenso.

A

INCORRETO. MENOS INTENSO!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A metamioglobina é responsável pela coloração vermelho púrpura, desejável a maioria dos consumidores.

A

INCORRETO. Metamioglobina, de coloração Marrom, indesejável. A formação desta cor constitui um sério problema para a venda da carne, porque a maioria dos consumidores a associam com um longo período de armazenamento, embora possa haver a formação da metamioglobina em poucos minutos

17
Q

Durante o exame do fígado – na linha E – deverá ser examinado visualmente as faces da peça, juntamente com a palpação, ainda, realizar o corte transversalmente do fígado sem comprimir os ductos bilíferos.

A

INCORRETO. DEVE-SE COMPRIMIR OS DUCTOS BILÍFEROS.

18
Q

Na Linha C, pelo menos 60% dos bovinos abatidos devem ter a sua idade calculada.

19
Q

A quebra do glicogênio não ocorre de maneira uniforme em todos os estágios após o abate. Há um aumento progressivo na velocidade da glicólise até atingir o pH que corresponde ao momento em que as membranas perdem a resistência. Neste momento, o músculo perde sua capacidade de contração e há livre passagem de íons pelas membranas. Disto resulta uma rápida equalização do pH em todo o tecido. Deste ponto em diante, a glicólise vai diminuindo até que as reservas de glicogênio estejam esgotadas ou até que o pH seja tão baixo ao ponto de inibir completamente as enzimas glicolíticas (pH < 5,4).

20
Q

A capacidade de extensão e elasticidade diminuem rapidamente após o abate, de 2 a 3 horas, e, como consequência da menor concentração de ATP, diminui até desaparecer completamente, se instalando, então, o rigor mortis

21
Q

Na carne fresca, substâncias redutoras favorecem o acúmulo de metamioglobina.

A

INCORRETO. Na carne fresca, substâncias redutoras evitam o acúmulo de metamioglobina

22
Q

O rigor mortis começa a aparecer em torno de 9 a 12 horas após a morte (sangria), atingindo um máximo em 20 a 24 horas, para, então, sofrer um progressivo declínio. Em suínos, o rigor começa a ocorrer em 3-4 horas pós-abate. Muitas vezes o rigor mortis e a queda do pH acontecem dentro de uma hora após o abate. Nestes animais, a resolução do rigor pode ocorrer em 12 horas.

23
Q

Encontra-se na carne proteínas de três formas: sarcoplasmáticas (enzimas e mioglobina), miofibrilares (actina, miosina, actomiosina) e insolúveis (colágeno, elastina e reticulina).

24
Q

Chapa Tipo 2: Chapa indicadora de causas de apreensão – São vermelhas e não numeradas, indicadoras do motivo de sequestro. são distribuídas em quantidade suficiente em todas as linhas de inspeção, exceto na linha A, de exame de cascos

25
Entre outros motivos para o surgimento da carne DFD, cita-se como principal causa o estresse prolongado antes do abate com esgotamento total das reservas de glicogênio, gerando uma acidificação generalizada do músculo após o abate.
INCORRETO. não permitindo a acidificação do músculo após o abate. Nestas carnes, usa-se a medida do pH final (após o resfriamento das carcaças) para a identificação do problema. Nelas, o valor de pH permanece acima de 6,0. Nestas condições, a carne tem uma vida-de-prateleira muito reduzida, pois, devido ao elevado valor de pH, as proteínas miofibrilares apresentam máxima capacidade de retenção de água, o que favorece a proliferação bacteriana
26
A unidade funcional do músculo é a fibra.
INCORRETO. A UNIDADE FUNCIONAL É O SARCÔMERO! O músculo é constituído por uma unidade estrutural, a fibra, e por uma unidade funcional, o sarcômero.
27
Quando a produção de ácido lático é muito rápida, como ocorre em animais estressados, a dispersão de luz pode dobrar, provocando palidez, características da carne PSE. Quando o animal chega ao abate após um período de estresse prolongado, a queda do pH é incompleta e a carne permanece translucente, como ocorre com a carne bovina “dark cutting” ou na carne suína DFD
CORRETO
28
A formação da metamioglobina é favorecida por baixas pressões de oxigênio.
CORRETO
29
Insp. Bovinos: Na Linha D, realiza-se o exame dos pulmões e do coração.
INCORRETO. Linha F. LINHA A: Exame dos pés (nos estabelecimentos exportadores); LINHA B: Exame do conjunto cabeça-língua LINHA C: Cronologia Dentária (facultativa); LINHA D: Exame do trato gastrintestinal e mais do baço, pâncreas, vesícula urinária e útero; LINHA E: Exame do Fígado; LINHA F: Exame dos Pulmões e Coração; LINHA G: Exame dos Rins; LINHA H: Exame dos lados externo e interno da parte caudal da carcaça e nodos-linfáticos correspondentes; LINHA I: Exame dos lados externo e interno da parte cranial da carcaça e nodos pré-escapulares
30
As carcaças condenadas terão desfiguradas as suas massas musculares, cortando-as em forma de X. Além disso, serão carimbadas com o carimbo Modelo 5, do RIISPOA, destinando-as à Graxaria
CORRETO
31
As proteínas sarcoplasmáticas encontradas na carne são a actina, miosina e a actomiosina
INCORRETO. Encontram-se na carne proteínas de três formas: sarcoplasmáticas (enzimas e mioglobina), miofibrilares (actina, miosina, actomiosina) e insolúveis (colágeno, elastina e reticulina).
32
No exame do coração, deverá ser incisado sagitalmente, sob chuveiro morno, o coração esquerdo, da base do ápice, expondo, para exame visual e palpação, a cavidade átrio-ventricular, procedendo operação idêntica no coração direito.
INCORRETO. longitudinalmente. LINHA F
33
As chapas tipo 2 são indicadoras do motivo de sequestro. De cor vermelha e sem número, são distribuídas em quantidade suficiente em todas as linhas de inspeção, exceto na linha C – cronologia dentária.
INCORRETO. Exceto na linha A – Exame de cascos.
34
Além do valor final de pH, também é muito importante a velocidade de queda do pH. Quando esta é muito rápida após a morte, a carne torna-se defeituosa, conhecida como carne DFD (dark-firm-dry).
INCORRETO. A queda rápida do pH após a morte pode causar PSE.
35
o inadequado resfriamento das carcaças, antes da instalação do rigor mortis, pode causar o fenômeno conhecido como encurtamento pelo frio (cold-shortening) observado em carne de ovinos e bovino
CORRETO
36
Na maturação comercial, a carne é direcionada a modernas e amplas câmaras de estocagem, onde permanecem por um período de 14 a 21 dias, sob temperatura padrão de resfriamento, aproximadamente 0 graus celsius.
CORRETO
37
Maturação Sanitária: ocorre após o abate e consiste em acondicionar as meias carcaças em amplas câmaras de resfriamento, climatizadas por um moderno sistema de produção de frio. As meias carcaças permanecem nas câmaras por um período mínimo de 24 horas, sob uma faixa de temperatura de 2,1C até 5C (esses binômios podem variar). O processo de maturação sanitária tem como finalidade atender uma exigência legal, garantir a qualidade higiênico-sanitária e fornecer subsídios necessários para a perfeita transformação do músculo em carne, por meio de reações bioquímicas.
CORRETO
38
Diferentemente das carnes PSE, a carne DFD não parece haver uma ligação hereditária.
INCORRETA. Assim como nas carnes PSE, parece haver uma ligação hereditária. Aparece em animais sensíveis ao estresse, associado à alta temperatura ambiental, esforço e forte excitação
39
Quando o animal vivo for condenado “a priori” no abate de emergência, a chapa tipo 6 deve ser na cor vermelha
CORRETO