ET2 Flashcards
CRIMES AMBIENTAIS (31 cards)
Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, qual a pena?
Pena DETENÇÃO 6 MESES A 1 ANO E MULTA
Impedir a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida, qual a pena?
Pena: Detenção 6 MESES A 1 ANO E MULTA
Modificar, danificar ou destruir ninho, abrigo ou criadouro natural, qual a pena?
Pena: Detenção 6 meses a 1 ano e multa
Expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, ter em cativeiro ou depósito, utilizar ou
transportar ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, qual a pena?
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa
Exportar para o exterior peles e couros de anfíbios e répteis em bruto, sem a autorização da
autoridade ambiental competente, qual a pena?
Pena - RECLUSÃO, de um a três anos, e multa.
Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente, qual a pena?
Pena - detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente
Destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de
regeneração, do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção: (Incluído pela
Lei nº 11.428, de 2006)
Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença
ou registro da autoridade competente:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa
Prazo para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da
ciência da autuação;
20 dias
Prazo para a autoridade competente julgar o auto de infração, contados da data da sua lavratura,
apresentada ou não a defesa ou impugnação;
30 dias
Prazo para o infrator recorrer da decisão condenatória à instância superior do Sistema Nacional do
Meio Ambiente - SISNAMA, ou à Diretoria de Portos e Costas, do Ministério da Marinha, de acordo com o
tipo de autuação;
20 dias
Prazo para o pagamento de multa, contados da data do recebimento da notificação
5 dias
Art. 45. Cortar ou transformar em carvão madeira de lei, assim classificada por ato do Poder Público, para fins industriais, energéticos ou para qualquer outra exploração, econômica ou não, em desacordo com as
determinações legais:
Pena - reclusão, de um a dois anos, e multa.
Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
§ 2º Se o crime:
I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;
II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população;
III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade;
IV - dificultar ou impedir o uso público das praias;
V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:
Pena - reclusão, de um a cinco anos.
De acordo com o Decreto Nº 9.810/2019, que Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, A execução dos planos regionais de desenvolvimento… será financiada por meio dos seguintes instrumentos:
I - Orçamento Geral da União;
II - Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste;
III - Fundos de Desenvolvimento da Amazônia, do Nordeste e do Centro-Oeste.
Critério(s) para uma comunidade atribuir-se a qualidade de remanescente de quilombo:
A qualificação de uma comunidade como remanescente de quilombo é estabelecida por critérios históricos, culturais e socioeconômicos. De acordo com o Decreto nº 4.887/2003, são considerados remanescentes de quilombos os grupos étnico-raciais segundo critérios de autodefinição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com resistência à opressão histórica.
Base apresentada na constituição federal que confere proteção às comunidades remanescentes de quilombos:
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, reconhece o direito dos remanescentes das comunidades dos quilombos à propriedade definitiva das terras que tradicionalmente ocupam, garantindo-lhes também o respeito à sua cultura e a proteção integral do Estado.
O dever do governo federal de adotar medidas para a identificação, o reconhecimento, a delimitação, a demarcação e a titulação das terras ocupadas pelos remanescentes de quilombos:
O Estado brasileiro, através de órgãos competentes como a Fundação Cultural Palmares e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), tem o dever constitucional de identificar, reconhecer, delimitar, demarcar e titular as terras ocupadas pelos remanescentes de quilombos. Essas ações visam garantir a segurança jurídica das comunidades quilombolas sobre seus territórios.
Introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente, qual a pena?
detenção, de três meses a um ano, e multa.
De acordo com a Lei 6.015/1973, em relação aos livros do registro de Títulos e Documentos, o que é anotado no livro A?
I - Livro A - protocolo para apontamentos de todos os títulos, documentos e papéis apresentados, diariamente, para serem registrados, ou averbados.
De acordo com a Lei 6.015/1973, em relação aos livros do registro de Títulos e Documentos, o que é anotado no livro B?
II - Livro B - para trasladação integral de títulos e documentos, sua conservação e validade contra terceiros, ainda que registrados por extratos em outros livros.
De acordo com a Lei 6.015/1973, em relação aos livros do registro de Títulos e Documentos, o que é anotado no livro C?
III - Livro C - para inscrição, por extração(copia), de títulos e documentos, a fim de surtirem efeitos em relação a terceiros e autenticação de data.
De acordo com a Lei 6.015/1973, em relação aos livros do registro de Títulos e Documentos, o que é anotado no livro D?
IV - Livro D - indicador pessoal (índice ou resumo), substituível pelo sistema de fichas, a critério e sob a responsabilidade do oficial, o qual é obrigado a fornecer com presteza as certidões pedidas pelos nomes das partes que figurarem, por qualquer modo, nos livros de registros.