Exame Flashcards
Aponte e explique quais são os principais mecanismos de remoção dos seguintes poluentes no tratamento de esgotos: METAIS PESADOS. Faça o mesmo para tratamento de água para abastecimento público.
Esgoto: Em estações de tratamento de esgoto, metais são, geralmente, precipitados como hidróxidos de metal através da adição de cal clorada ou cáustica a um pH de solubilidade mínima.
AP: não pode ser utilizado para abastecimento público
Aponte e explique quais são os principais mecanismos de remoção dos seguintes poluentes no tratamento de esgotos: ÓLEOS E GRAXAS. Faça o mesmo para tratamento de água para abastecimento público.
Esgoto: SAO
AP: NÃO USA
Aponte e explique quais são os principais mecanismos de remoção dos seguintes poluentes no tratamento de esgotos: MATÉRIA ORGÂNICA SOLÚVEL. Faça o mesmo para tratamento de água para abastecimento público.
Tratamento biológico
Aponte e explique quais são os principais mecanismos de remoção dos seguintes poluentes no tratamento de esgotos: NUTRIENTES EM EXCESSO. Faça o mesmo para tratamento de água para abastecimento público.
Remoção de Nitrogênio: Processos biológicos como nitrificação (conversão de amônia em nitratos por bactérias nitrificantes) e desnitrificação (conversão de nitratos em gás nitrogênio por bactérias desnitrificantes).
Remoção de Fósforo: Uso de precipitação química (com sais de ferro ou alumínio) para formar compostos insolúveis de fósforo que podem ser removidos por sedimentação.
Aponte e explique quais são os principais mecanismos de remoção dos seguintes poluentes no tratamento de esgotos: MATERIAIS RECALCITRANTES. Faça o mesmo para tratamento de água para abastecimento público.
POA (Processos de oxidação avançada), uso de processos que geram radicais livres como fenton, ozonização para decompor os compostos orgânicos resistentes. Processo também pode ser utilizado para cianetos.
AP: não usa
V ou F?
Matérias orgânicas soluveis, materias tóxicas e ions de metais pesados são os únicos inconvenientes causados pelo lançamento de esgotos não tratados em corpos d’água.
F.
Também tem matéria orgânica insolúvel, organismos patógenos, excesso de sólidos dissolvidos e em suspensão que não fazem parte originalmente do corpo de água.
V ou F?
Para efluentes com alta concentração de sólidos em suspensão, utiliza-se de vertedores como medidor de vazão.
F.
Utiliza-se calha parshall.
Considerando-se que o teste da DBO só indica os resultados do consumo de oxigênio de uma parcela das substâncias atacáveis pela DQO, o valor da DBO é, quase sempre, inferior àquela. Os dois testes aplicados a despejos facilmente degradáveis (açúcar, por exemplo) devem apresentar valores próximos. Quando um despeio apresenta relação DQO/DBO muito grande (superior a 3 ou 4, por exemplo), isto indica a presença de matéria orgânica biodegradável.
F.
Quando um despeio apresenta relação DQO/DBO muito grande (superior a 3 ou 4, por exemplo), isto indica que a matéria orgânica não é biodegradável.
V ou F?
O teste de Sólidos Totais foi concebido para se interpretar quantitativamente a presença total de matéria que não seja água, em um despejo, seja na forma de substâncias dissolvidas, em forma coloidal, em suspensão ou matéria orgânica.
V.
V ou F?
Com relação aos sólidos dissolvidos, se o despejo for de origem orgânica e não biodegradável, e a matéria orgânica for solúvel, de nada valerão os tratamentos de decantação simples, tendo que se partir, por exemplo, para a precipitação química.
V.
V ou F?
Materiais voláteis que causam problemas de poluição do ar, como gás sulfídrico, p.e., não são considerados, segundo a literatura, constituintes relacionados às águas residuárias industriais.
F.
Sim pois existem diversos materiais voláteis que podem estar presentes em águas residuarias, assim como o gás sulfídrico.
V ou F?
A eficiência de unidades de tratamento de águas residuárias depende de fatores diretamente relacionados às operações e processos, que nelas devem ocorrer.
V.
V ou F?
O tempo de retenção hidráulico representa o tempo médio de permanência das moléculas de água em uma unidade de tratamento, alimentada continuamente.
V.
V ou F?
Os decantadores são unidades dimensionadas para que o líquido tenha uma baixa velocidade, possibilitando assim, a sedimentação de algumas partículas.
V.
V ou F?
No caso do lançamento direto de despejos industriais (no sistema público) há também a necessidade adicional de se proteger, por meio de pré-tratamento, os equipamentos do sistema de coleta da ETE.
F.
Não há despejos industriais no sistema público.
O que é e para que serve um tanque de equalização? Onde ele deve ser instalado?
Explique como é feito seu dimensionamento, a verificação do efeito da bacia (tanque) e quais são os acessórios operacionais que podem ser utilizados.
A bacia de equalização é um tanque utilizado antes da estação de tratamento com o objetivo de diminuir as oscilações de cargas presentes em um efluente. Seu dimensionamento é feito por meio de um gráfico de fluxo acumulado. Ao longo de um dia, de hora em hora, anota-se o volume acumulado, traça-se uma reta entre o primeiro e o último ponto, é feito uma linha paralela acima tangenciando o ponto mais alto e uma linha abaixo tangenciando o ponto mais baixo, também paralela à linha do meio. A distância vertical entre a reta que tangencia o ponto mais alto e a reta que tangencia o ponto menor é o volume que estima-se para o tanque, no entanto deve-se adicionar mais 20% de margem de segurança. Os resultados da bacia são constância das cargas e redução da DBO. Pode ser utilizados alguns agentes para ser dosado neste tanque para auxiliar no pré-tratamento.
o que poderia ter escrito diferente? (9- Av 1 p2)
Aponte a classificação dos resíduos industriais de acordo com a norma ABNT. Dê exemplos de resíduos de cada classe e aponte onde/tipo de indústria/processo podem ser gerados. —De acordo com as operações unitárias, cite e explique quais são os mecanismos de remoção de particulados presentes em emissões fugitivas. Dê exemplos de processos que geram tais emissões e qual/quais alternativas de retenção/tratamento são utilizados
- Perigosos: um exemplo são resíduos hospitalares, depois de utilizados são descartados e se vir a cair em algum efluente seus microrganismos prejudicam os seres vivos do meio. Poderão ser retirados utilizando radiação UV, filtração por membranas ou derivados do cloro.
- Não perigosos:
- inertes: centrifugação de creme de levedura em indústria de insumos agrícolas. Pode ser utilizado para fertirrigação por ser rico em matéria orgânica.
- não inerte: farinha constituição do lodo tem carboidrato
Emissões:
Produção de leite em pó: no processo de secagem, pode ser gerados emissões que são envasados para a atmosfera. Pode ser utilizado ciclones para impedirem particulados sendo eliminados no retorno do ar de aquecimento para a atmosfera.
Indústria cimenteira: para a produção de clinquer, calcário e argila são misturados e calcinados e podem formar diversos tipos de emissões prejudiciais ao meio ambiente. Este impacto pode ser reduzido com um filtro manga.
(8- Av 1 p2)
- Quais as metodologias para a determinação da vazão instantânea de um rio?
- Metodologias:
- área: como um trassador relacionando area da seção do rio, a distância e tempo percorrido pelo trassador
- altura: como vertedores, onde é avaliado a variação de altura após um gargalo estratégico
- rotações por tempo: pode ser utilizado uma espécie de turbina que avalia o fluxo da água em função da corrente
- magnético: Calcula vazão em função do campo magnético: resultado de produto vetorial entre a corrente elétrica e a velocidade do fluido.
- ultrassônico: Utilizam velocidade do som como meio auxiliar na medição de vazão.
Segundo alguns autores, como Metcalf & Eddy, por exemplo, a escolha do sistema de tratamento mais adequado para um despejo industrial é feita com base em 20 (vinte) critérios, além do custo, que é critério fundamental. Assinale a(s) alternativa(s) que contemple(m) esses critérios. Justifique sua resposta
Vazão aplicável (esperada); Variação de vazão aceitável (tolerada); Disponibilidade de área.
Características do efluente; Constituintes inibidores ou refratários;
Compatibilidade Aspectos climáticos; Cinética do processo e hidráulica do reator; Desempenho.
Subprodutos do tratamento; Limitações no tratamento do lodo; Limitações ambientais.
Requisitos de produtos químicos; Requisitos energéticos: Requisitos de operação e manutenção.
V ou F?
O teste de Sólidos Suspensos Totais foi concebido para se interpretar quantitalivamente a presença total de matéria que não seja água, em um despejo, seja na forma de substâncias dissolvidas, em forma coloidal ou em suspensão.
F.
Nome deste teste é sólidos totais.
V ou F?
Com relação aos sólidos dissolvidos, se o despejo for de origem orgânica e não biodegradável, e a matéria orgânica for solúvel, de nada valerão os tratamentos de decantação simples, tendo que se partir, por exemplo, para a precipitação química.
V.
V ou F?
Matérias orgânicas solúveis, matérias tóxicas e íons de metais pesados não são os únicos inconvenientes causados pelo lancamento de esgotos não tratados em corpos d’água.
V.
A sentença uma desvantagem de coagulação e floculação? Se sim, por que?
Para que a aglutinação de partículas suspensas na água se verifique, é necessário que a molécula do polímero seja absorvida na estrutura dessas partículas. Para tanto, são fundamentais a carga, o peso molecular e o grupo funcional do polímero.
Apresenta uma vantagem
A dosagem de um agente precipitante é importante para se obter qual o grau de remoção do elemento em estudo deseja-se conseguir com a reação. Como isto se explica?
Necessita estar livre (seletividade com agente precipitante), o quanto ele está livre vs. o quanto ele está combinado. Quanto mais livre, mais fácil de reagir, quanto menos, mais difícil de reagir.
Um agente precipitante pode obter a insolubilização de íons facilitando sua remoção. A precipitação tem relação direta com o Kps pois por meio dele podemos determinar a quantidade necessária de agente precipitante para precipitar os íons de interesse.