Full ahed Flashcards
(166 cards)
De acordo com o contido no livro “Arte Naval” (Maurílio M. Fonseca – 7 ª edição: 2005), com relação ao aparelho de governo, assinale a alternativa incorreta:
a) O aparelho de governo constitui-se de roda do leme, transmissão entre a roda do leme e a máquina do leme, máquina do leme ou servomotor, transmissão entre a máquina do leme e o leme e leme;
b) O aparelho de governo mais simples é o chamado leme de madre;
c) O aparelho de governo, do tipo com servomotor elétrico, permite eliminar a roda do leme;
d) No aparelho de governo, do tipo com servomotor elétrico, não há mecanismo compensador; e
e) No aparelho de governo com transmissão hidráulica, se a roda for largada pelo timoneiro depois de levada para um bordo, o leme voltará automaticamente a meio;
b) O aparelho de governo mais simples é o chamado leme de madre;
De acordo com o contido no livro “Arte Naval” (Maurílio M. Fonseca - 7a edição: 2005), referente aos tipos de aparelho de laborar, seu rendimento e distribuição de esforços, assinale a opção incorreta:
a) A estralheira dobrada é formada por um par de cadernais de três gornes. Tirador e arreigada fixa num mesmo cadernal. Multiplicação de potência teórica, 6 vezes, se o tirador gurne no cadernal fixo;
b) Para cálculo aproximado a bordo, as resistências passivas parciais são avaliadas em 10% do peso a manobrar, para cada roldana em que o cabo labora;
c) Quando se iça, a tensão máxima será no tirador da talha, diminuindo deste para a arreigada fixa; quando se arria, a tensão máxima está na arreigada fixa;
d) Se o cabo de laborar é novo ou está molhado, as resistências parciais devem ser avaliadas, para cada roldana, em 10 a 15% do peso a manobrar; e
e) Para diminuir a força aplicada no tirador, durante a utilização de um aparelho de laborar, sempre que for aplicável, devemos ter o maior número de gornes no cadernal fixo.
e) Para diminuir a força aplicada no tirador, durante a utilização de um aparelho de laborar, sempre que for aplicável, devemos ter o maior número de gornes no cadernal fixo.
De acordo com a lei 2.180/54, Recebida a representação ou negado o arquivamento do inquérito, determinará o relator a notificação do acusado. Cumprida a notificação, poderá o notificado oferecer defesa escrita, juntando e indicando os meios de prova que entender convenientes em até:
a) 3 dias.
b) 5 dias.
c) 7 dias.
d) 10 dias.
e) 15 dias.
e) 15 dias.
De acordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”, no que se refere à agulha magnética, assinale a alternativa correta:
( ) O magnetismo permanente depende fundamentalmente da proa em que foi construído o navio e do valor do campo magnético terrestre no local da construção.
( ) O magnetismo induzido depende da proa do navio e do valor do campo terrestre no local onde o navio se encontra, variando, assim, com o rumo do navio e com o lugar onde se navega.
( ) A operação de compensação da Agulha Magnética visa anular ou reduzir as influências dos ferros de bordo, anulando ou, reduzindo os Desvios, que passam a ser chamados Desvios Residuais (após a compensação).
( ) Uma Agulha Magnética deve ser compensada sempre que seus Desvios excederem 4º.
( ) A operação de determinação dos Desvios de uma agulha magnética é denominada de “Conhecimento da Agulha”. Quando se conhecem perfeitamente os Desvios de uma Agulha diz-se que ela está conhecida.
a) V – V – F – F – V
b) V – F – F – V – V
c) F – F – V – V – V
d) V – V – V – F – F
e) V – V – V – V - F
d) V – V – V – F – F
De acordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”, os métodos mais freqüentemente utilizados para determinação dos Desvios e preparo da Tabela e Curva de Desvios da Agulha Magnética são, exceto:
a) Comparação com a Agulha Giroscópica
b) Alinhamentos
c) Marcação de um ponto distante
d) Azimutes de astros
e) Corrida da Milha
e) Corrida da Milha
De acordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”, a respeito da agulha giroscópica, marque a alternativa correta:
( ) Quando o rotor gira em alta velocidade, o giroscópio desenvolve duas propriedades que não apresenta enquanto o rotor está em repouso. Estas duas propriedades são conhecidas como inércia giroscópica (ou rigidez no espaço) e precessão.
( ) A inércia giroscópica faz com que o rotor tenda a conservar sua direção no espaço, por mais variados que sejam os movimentos impostos à sua base.
( ) Precessão pode ser definida como o movimento resultante do rotor, quando é aplicada uma força que tende a alterar a direção do seu eixo de rotação. Em virtude desta propriedade, quando é aplicada ao rotor uma força tendendo a deslocar o eixo de rotação de sua direção no espaço, em vez de eixo se mover na direção da força, o fará num plano perpendicular à direção da força aplicada.
( ) A precessão é uma propriedade útil dos giroscópios. Muitos sistemas (inclusive as Agulhas Giroscópicas) são projetados para aproveitar esta característica. Entretanto, há um tipo de precessão que é indesejável, comumente denominada de “deriva mecânica” (“mechanical drift”)
( ) A deriva mecânica tende a afastar o giroscópio de uma direção determinada. As duas principais causas deste problema são atrito nos mancais (rolamentos) e desbalanceamento do rotor.
( ) Na Agulha Giroscópica orientada, o eixo de rotação do giroscópio é mantido alinhado com o meridiano geográfico Greenwich.
a) V – V – F – F – V – F
b) V – F – F – V – V – V
c) F – F – V – V – V – V
d) V – V – V – F – F – V
e) V – V – V – V – V – F
e) V – V – V – V – V – F
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996) Os odômetros, tal como acontece com todos os instrumentos, têm os seus erros. É necessário, portanto, verificar regularmente as suas indicações, comparando-as com medições efetuadas diretamente. Chama-se CALIBRAGEM DO ODÔMETRO à determinação do seu erro instrumental. Assinale a alternativa correta:
a) Na calibragem as correções não variam proporcionalmente com a velocidade, portanto conhecendo- se a correção para 5 nós é possível obter por interpolação a correção para 10 nós.
b) Na calibragem as correções variam proporcionalmente com a velocidade, por isso é possível interpolar linearmente as velocidades .
c) Na calibragem as correções variam proporcionalmente com a velocidade, por isso é necessário conhecer as correções para uma gama variada de velocidades.
d) Na calibragem as correções não variam proporcionalmente com a velocidade, portanto é necessário obter valores de correção numa gama variada de velocidades para que se possa interpolar os valores sem erro apreciável.
e) Na calibragem as correções variam proporcionalmente com a velocidade o que permite calcular as correções, entre os valores obtidos na corrida, interpolando linearmente, sem erro apreciável.
d) Na calibragem as correções não variam proporcionalmente com a velocidade, portanto é necessário obter valores de correção numa gama variada de velocidades para que se possa interpolar os valores sem erro apreciável.
Num dia qualquer ensolarado, o velho marujo singrando pelas águas verdes varonis contempla a magnânima visão da costa da “Cidade Maravilhosa” e privilegiada pela excelente visibilidade daquele dia nota que esta possui diversos pontos notáveis que se encontram na sua carta e resolve então utilizá-los para auxiliar na sua navegação e ratificar sua passagem tranquila ao largo de um casco soçobrado que embora esteja a pouco menos de 6000 jardas pela amura de bombordo precisa ser considerada para garantir um PMA seguro e concluir a derrota com segurança. De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996) A situação descrita caracteriza um tipo de navegação que exige uma certa precisão na plotagem dos pontos, qual alternativa que as menciona ?
a) Navegação Costeira, com precisão melhor que 200 jardas;
b) Navegação Oceânica, com precisão de 400 a 1000 jardas;
c) Navegação em águas restritas, com precisão melhor que 100 jardas;
d) Navegação Costeira, com precisão de 20 a 200 jardas;
e) Navegação em águas restritas, com precisão de 20 a 200 jardas;
c)Navegação em águas restritas, com precisão melhor que 100 jardas;
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996) é incorreto afirmar:
a) Por norma, uma Agulha Magnética deve ser compensada sempre que seus Desvios excederem 3º;
b) As bússolas de fluxo magnético são muito precisas (0,1º) e, além disso, o seu sinal
digitalizado pode ser facilmente transmitido para outros equipamentos
c) Nos problemas de conversão de Rumos e Marcações, os valores da Declinação Magnética,
do Desvio da Agulha, dos Rumos e Marcações devem ser aproximados a 0,5;
d)Na determinação de desvios por marcação de um ponto distante, o ponto escolhido deve estar a uma distância mínima de 6 Milhas;
e) Nas agulhas esféricas, a rosa da bússola, levemente côncava, em conjunto com o dono esférico, permite que este tipo de agulha seja lido com precisão de uma distância de cerca de 3 metros (10 pés).
b) As bússolas de fluxo magnético são muito precisas (0,1º) e, além disso, o seu sinal
digitalizado pode ser facilmente transmitido para outros equipamentos
De acordo com o RIPEAM, marque a alternativa incorreta:
a) O termo “embarcação com capacidade de manobra restrita” (restricted in her ability to manoeuvre) designa embarcação que, pela natureza de seus serviços, está restrita em sua capacidade de manobrar conforme determinado pelo COLREG e, portanto, está incapacitade de se manter fora do rumo de outra embarcação.
b) O termo “embarcação restrita devido a seu calado” (constrained by her draught) designa embarcação de propulsão mecânica que, devido ao seu calado em relação à profundidade e à largura da água navegável disponível, está muito restrita quanto à capacidade de desviar do seu rumo que está seguindo.
c) O termo “em movimento” se aplicam a todas embarcações que não se encontrem fundeadas, amarradas à terra, encalhadas ou paradas sob máquinas.
d) O termo “embarcação sem governo” (not under command) designa uma embarcação que, por qualquer circusntância excepcional, está incapacitada de manobrar de acordo com o COLREG, e, portanto, de se manter safa de outra embarcação.
e) O termo “embarcação engajada na pesca” designa qualquer embarcação pescando com redes, linhas, redes de arrasto ou qualquer outro equipamento de pesca que restrinja a sua manobrabilidade. Não inclui pesca de corrico ou com outro equipamento que não restrinja a sua manobrabilidade.
c) O termo “em movimento” se aplicam a todas embarcações que não se encontrem fundeadas, amarradas à terra, encalhadas ou paradas sob máquinas.
De acordo com o COLREG marque a alternativa incorreta:
a) O risco de albaroamento pode existir mesmo quando for observada apreciável variação na marcação, particularmente quando da aproximação de uma embarcação muito grande ou um reboque, ou quando da aproximação de uma embarcação à distância muito próxima.
b) Não devem ser feitas suposições com bases em informações insuficientes, especialmente informação radar de baixa confiabilidade.
c) Embarcações de menos de 20 metros de comprimento ou embarcações a vela não deverão interferir na passagem de outra embarcação que só possa navegar com segurança dentro de um canal estreito ou via de acesso.
d) Normalmente, uma embarcação não deverá entrar em uma zona de separação de tráfego ou cruzar uma linha de separação, a menos que esteja cruzando, entrando ou
saindo de uma via de separação de tráfego, exceto em caso de emergência, a fim de evitar perigo imediato ou para engajar na pesca dentro da zona de separação.
e) É proibido fundear em canal estreito.
e) É proibido fundear em canal estreito.
De acordo com o COLREG, marque a alternativa correta:
a) Quando houver risco de abalroamente entre duas embarcações a vela e cada uma das embarcações tiver o vento soprando de bordo diferente, a embarcação que recebe o vento por boreste deverá se manter fora do caminho da outra.
b) Quando houver risco de abalroamente entre duas embarcações a vela e ambas as embarcações tiverem o vento soprando do mesmo bordo, a embarcação que estiver a sotavento deverá se manter fora do caminho da que estiver a barlavento.
c) Quando uma embarcação a vela com o vento a bombordo avistar outra embarcação a barlavento e não puder determinar com segurança se essa outra embarcação recebe o vento por bombordo ou por boreste, ela deverá se manter fora do caminho dessa embarcação.
d) Na situação de rumos cruzados entre duas embarcações de propulsão mecânica que envolva risco de abalroamento, a embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa e, caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa.
e) Uma embarcação engajada na pesca em movimento deverá, tanto quanto
possível, manter-se afastada do caminho de uma embarcação sem governo, de uma embarcação com capacidade de manobra restrita e de uma embarcação a vela em movimento.
c) Quando uma embarcação a vela com o vento a bombordo avistar outra embarcação a barlavento e não puder determinar com segurança se essa outra embarcação recebe o vento por bombordo ou por boreste, ela deverá se manter fora do caminho dessa embarcação.
1/3 - Indique a afirmativa incorreta de aordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”.
a) Os radares de navegação usam as badas S, para navegação costeira e de alto mar.
b) Os radares de navegação de banda X são usados para aterragem e navegação em águas restritas.
c) Quanto mais alta a frequência da portadora de um radar , menor o comprimento de onda e menor a antena requerida para um determinado padão de energia irradiada.
d) Quanto maior o alcance desejado para um sistema radar, menor deve ser a frequencia da portadora.
e) Nos radares de banda X, a imagem é mais detalhada e os contornos são mais bem delineados que nos radares da banda S, além disso são menos afetados que os radares de banda S por fenomenos atmoséricos e meteorológicos.
e) Nos radares de banda X, a imagem é mais detalhada e os contornos são mais bem delineados que nos radares da banda S, além disso são menos afetados que os radares de banda S por fenomenos atmoséricos e meteorológicos.
2/3 – ______________________ é definido como a menor distância entre dois alvos situados na mesma marcação, para que apareção como imagens distintas na tela do radar
a) Poder de discriminação em distância
b) Horizonte-radar
c) Poder de discriminação em marcação
d) Pulso curto
e) Pulso longo
a) Poder de discriminação em distância
3/3 – Os Diversos controles operacionais do Radar permitem uma melhor visualização das informaçoes captadas pelo sistema. O dispositivo Anti-mancha do mar (anti-clustter sea) é um deles e serve para diminuir a interferência das ondas do mar na tela do RADAR. Esse dispósito usa como principio a regulagem do:
a) Controle de Brilho
b) Controle de Ganho
c) Controle da Largura de Pulso
d) Controle de sintonia
e) Controle de Frequência
b) Controle de Ganho
Em relação aos termos empregados na navegação estimada, o livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996) afirma que:
(a) Caimento é obtido pelo rebatimento do ponto estimado sobre o rumo no fundo e, consequentemente, igual à diferença das distâncias percorridas no fundo e na superfície.
(b) Velocidade é a distância percorrida pelo navio, em 1 hora, em relação ao fundo. É a resultante da velocidade do navio com a da corrente.
(c) Abatimento é o ângulo entre o rumo e o rumo no fundo. É contado para BE ou para BB, a partir do rumo.
(d) Avanço (ou atraso) é igua à corda compreendida pelo arco do rebatimento.
(e) Posição estimada é a que se prevê que o navio ocupará em horas futuras. Poderá tomar como base uma outra posição estimada ou uma posição estimada corrigida.
(c) Abatimento é o ângulo entre o rumo e o rumo no fundo. É contado para BE ou para BB, a partir do rumo.
Gabarito: Letra C. Os conceitos de Caimento e de Avanço estão trocados. Velocidade no fundo (e não na superfície) que é a distância percorrida pelo navio, em 1 hora, em relação ao fundo. Abatimento é o ângulo entre o rumo na superfície (ou simplesmente rumo) e o rumo no fundo. Posição carteada é a que se prevê que o navio ocupará em horas futuras. Poderá tomar como base uma posição, observada, estimada ou estimada corrigida. Pg. 157 e 158.
Na prática, a determinação do ponto estimado é extremamente simples mas, para que possa satisfazer às exigências de uma boa navegação, deve ter sido precedida de escrupulosas determinações dos erros instrumentais dos equipamentos em que se fundamenta. Por outro lado, o ponto estimado corrigido, a bordo, exige um perfeito conhecimento do navio e um acompanhamento constante das condições em que se processa a sua navegação. De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), analisando os itens abaixo, pode-se afirmar que:
. Em situações perigosas pode-se substituir o ponto estimado por uma zona de probabilidade.
. O raio da circunferência traçada em torno do ponto estimado é denominada consistência do ponto estimado.
. O raio da cinrcunferência da zona de probabilidade é função dos erros prováveis no rumo e na distância percorrida.
. Admite-se empiricamente que a posição estimada tem uma consistência de 0,01 da distância percorrida desde a última posição observada.
(a) Apenas a I e II são verdadeiras.
(b) Apenas a II e III são verdadeira.
(c) Apenas a I e III são verdadeiras.
(d) Apenas a I, II e III são verdadeiras.
(e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Gabarito: Letra D. Admite-se empiricamente que a posição estimada tem uma consistência de 0,1 (10%) da distância percorrida desde a última posição observada. Pg. 12.
(d) Apenas a I, II e III são verdadeiras.
Gabarito: Letra D. Admite-se empiricamente que a posição estimada tem uma consistência de 0,1 (10%) da distância percorrida desde a última posição observada. Pg. 12.
O prático Safinho, ao concluir a manobra de praticagem na saída do canal da Baía de Todos os Santos, aproveita a oportunidade para demonstrar seus conhecimentos de posicionamento por marcações sucessivas ao praticante de prático Coquinho. Assim, no momento em que a embarcação navegava no rumo verdadeiro 130 ele marca o farol da Barra na marcação polar 45º BB. Após navegar 8,0 milhas, mantendo o mesmo rumo inicial, ele marca novamente o mesmo farol na marcação relativa 300. Ao entrar com os dados na Tabela X da publicação DN 6p-1 TÁBUAS PARA NAVEGAÇÃO ESTIMADA, ele conseguiu os valores de c1 e ct abaixo representados. Em seguida, Safinho fez alguns cálculos e, utilizando corretamente os conhecimento que adquiriu com a leitura do livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), chegou ao valor da distância ao farol da Barra, por ocasião da segunda marcação. Qual foi este valor em milhas náuticas?
Dados: c1 = 2,73 e ct = 2,37.
(a) 8,00
(b) 16,00
(c) 18,96
(d) 21,84
(e) 40,80
Gabarito: Letra D. Pg 178. d2 = c1 x d = 2,73 x 8 = 21,84.
(d) 21,84
Gabarito: Letra D. Pg 178. d2 = c1 x d = 2,73 x 8 = 21,84.
1/3 (X,X PONTO) - Pg. 409
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte”
(Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), analise as afirmativas
abaixo, identifique quais são verdadeiras e assinale a opção correta:
I)Quanto mais alta a frequência da portadora, maior o comprimento de
onda e, assim, menor a antena requerida para um determinado padrão de
energia irradiada.
II)Para uma mesma potência, um radar operando em uma freqüência mais
baixa alcança distâncias maiores que um equipamento que utiliza
freqüência mais alta.
III)Quanto maior o alcance desejado, maior a freqüência e,
conseqüentemente, menor o comprimento de onda e maior a antena
requerida.
IV)Quanto maior o alcance desejado, menor a freqüência e,
conseqüentemente, maior o comprimento de onda e maior a antena
requerida.
(a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) são verdadeiras.
(b) Apenas as afirmativas II) e III) são verdadeiras.
(c) Apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras.
(d) Apenas as afirmativas I), II) e III) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas II) e IV) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas II) e IV) são verdadeiras.
2/3 (X,X PONTO) Pg. 417
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte”
(Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), com relação às zonas de
desvanecimento, analise as afirmativas abaixo, identifique quais são
verdadeiras e assinale a opção correta:
I) Estão relacionada ao fenômeno da difração.
II) Se essas ondas alcançam um determinado alvo em fase, o efeito
resultante é o de redução do sinal no alvo e, conseqüentemente, do
eco-radar.
III)Quando as ondas reletidas estão defasadas, há uma redução de
energia no alvo e, assim, um enfraquecimento ou, até mesmo, um
desvanecimento do eco.
IV) Entre os fatores que contribuem para o aparecimento de zonas de
desvanecimento acentuadas estão a altura da antena e a freqüência
utilizada.
V) As zonas de desvanecimento mais pronunciadas nos radares de alta
freqüência se devem ao fato de que são menos diretivos, fazendo com
que a parte inferior de seus feixes incida mais fortemente sobre a
superfície do mar.
(a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) são verdadeiras.
(b) Apenas as afirmativas II), III) e V) são verdadeiras.
(c) Apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras.
(d) Apenas as afirmativas I), III) e V) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas III) e IV) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas III) e IV) são verdadeiras.
3/3 (X,X PONTO) Pg. 421 e 422
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte”
(Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), com relação ao ganho nos
radares, analise as afirmativas abaixo, identifique quais são
verdadeiras e assinale a opção correta:
I) O controle de ganho deve ser ajustado de maneira que a tela apareça
um pouco salpicada, isto é, de forma que uma leve nódoa, ou sinal de
fundo, seja visível. Assim, o equipamento estará na sua condição mais
sensível e os objetos tenderão a ser detectados nas maiores distâncias
possíveis.
II) Com pouco ganho, os ecos fracos serão apresentados. Com ganho
excessivo, o contraste entre os ecos e o fundo da tela é reduzido,
facilitando a observação do radar.
III) Às vezes, é útil aumentar temporariamente o ganho para obter
alvos bem definidos entre outros mais fracos. O controle deve ser
retornado para sua posição normal, tão logo a alteração temporária
tenha servido ao seu propósito e não mais se faça necessária. Em
regiões congestionadas, o ganho pode ser temporariamente reduzido para
clarear a apresentação.
IV) A detecção de alvos além do temporal pode, é claro, necessitar de
um ganho levemente maior que o normal, na medida em que os ecos são
atenuados, porém não completamente obscurecidos.
V) o controle do ganho pode melhorar a discriminação em distância do
radar. Os ecos de dois alvos na mesma marcação podem aparecer como um
único “pip” na tela se o ganho do receptor é excessivo. Com o aumento
do ganho, os ecos aparecerão como “pips” separados no PPI.
(a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) são verdadeiras.
(b) Apenas as afirmativas II), III) e V) são verdadeiras.
(c) Apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras.
(d) Apenas as afirmativas I), III) e V) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas III) e IV) são verdadeiras.
(c) Apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras.
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996), identifique a alternativa que preencha corretamente as lacunas a seguir: A projeção plana é geralmente chamada de __________________ em virtude de ____________________________.
a) Zenital - ser uma projeção conforme
b) Azimutal - não deformar ângulos em torno do ponto de tangência
c) Perspectiva - não deformar pequenas áreas
d) Horizontal - seu ponto de tangência ser inclinado em relação ao eixo de projeção
e) Gnomônica - representar ortodromias como retas
b) Azimutal - não deformar ângulos em torno do ponto de tangência
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996), a Bíblia dos nautas, analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opção correta. A compensação da agulha magnética:
) Evita a existência de desvios grandes e muito diferentes de proa para proa.
) Consiste na operação da determinação dos desvios da agulha.
) Evita o inconveniente da existência de desvios muito variáveis com o adernamento do navio e a latitude magnética.
) Coíbe a existência de fracas estabilidade e sensibilidade da agulha, características importantíssimas à navegação.
) Deve ser efetuada sempre que o desvio da agulha ultrapassar 2,5º.
Estão corretas:
a) II, IV e V
b) I, III, IV
c) I e II
d) II, III e IV
e) III, IV e V
b) I, III, IV
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996), mais conhecido como “o velho lobo do mar”, o Desvio da Giro (Dgi):
I) é variável para diferentes velocidades;
II) é o angulo formado entre o norte geográfico e o norte da agulha;
III) é variável para diferentes latitudes;
IV) deve ser determinado com a maior frequência possível; e
V) é constante para todos os rumos.
Estão corretas:
A) I, II e III B) I, IV e V C) II, III e V D) I, II, III e V E) Todas
E) Todas