Fundamentais Flashcards
(44 cards)
Quais autoridades podem determinar quebra de sigilo bancário ?
Poder JUDICIÁRIO
CPI (comissão parlamentar de inquérito)
Autoridades fiscais - desde que haja processo adm instaurado e as informações sejam consideradas indispensáveis
MINISTÉRIO PÚBLICO
Obs: o TCU e TCE não podem determinar quebra de sigilo bancário
Princípio da inviolabilidade domiciliar.
O ingresso na casa de um indivíduo poderá acontecer nas seguintes situações:
CONSENTIMENTO DO MORADOR
SOB ORDEM JUDICIAL APENAS DURANTE O DIA ( 5h até 21h)
A QUALQUER HORA , sem consentimento do indivíduo, em caso de FLAGRANTE DELITO OU DESASTRE , ou ainda para PRESTAR SOCORRO
OBS: pela doutrina admiti se que a força polícia tendo ingressado na casa do indivíduo durante o dia poderá prolongar suas ações durante o período noturno
O direito de reunião é protegido por Habeas corpus . Verdade ou falso?
Falso.
O direito de reunião é protegido por MANDADO DE SEGURANÇA.
Atenção a pegadinhas
Habeas corpus - direito a locomoção
Para que exista uma associação é necessária a presença de três requisitos:
PLURALIDADE DE PESSOAS
ESTABILIDADE
ATO DE VONTADE
As associações podem representar seus filiados JUDICIAL e EXTRAJUDICIALMENTE?
Sim! Desde que EXPRESSAMENTE AUTORIZADAS pelos seus filiados
Poderá haver desapropriação de uma propriedade?
Sim. O direito à propriedade não é absoluto. Poderá haver DESAPROPRIAÇÃO com base no interesse público em TRÊS hipóteses:
NECESSIDADE PÚBLICA
UTILIDADE PÚBLICA
INTERESSE SOCIAL
a compensação dar-se-a mediante PRÉVIA e justa INDENIZAÇÃO em DINHEIRO
Quais casos a desapropriação não será em dinheiro ?
REFORMA AGRÁRIA
CONFISCATORIA (plantação de drogas ou trabalho Escravo)
desapropriação de IMÓVEL URBANO NÃO EDIFICADO que não cumpriu sua função social
No caso de iminente perigo público, o estado pode usar a propriedade particular , assegurada ao proprietário indenização ulterior , SE HOUVER DANO
Verdade. O estado usa a propriedade e só paga indenização se houver DANO
Quais são os TRÊS elementos fundamentais na criação de um estado?
POVO
TERRITÓRIO
GOVERNO SOBERANO
Não temos poder JUDICIÁRIO MUNICIPAL. Verdade ou falso?
VERDADE!
A estrutura do poder judiciário brasileiro é alçada APENAS no âmbito FEDERAL e ESTADUAL
Qual forma de governo e forma de estado do Brasil?
Forma de GOVERNO: REPÚBLICA
Forma de ESTADO: FEDERATIVA
sistema de governo : presidencialismo
Regime de governo: democrática
Quais são os SISTEMAS DE GOVERNO?
Parlamentarismo (chefe de estado # chefe de governo)
Presidencialismo ( mesmo chefe de estado e governo)
Obs: o regime de governo ou forma de regime político pode ser DEMOCRÁTICO ( maioria) ou AUTOCRÁTICO
Qual diferença entre forma de governo x sistema de governo ?
FORMA de governo : forma como se atinge o poder - REPÚBLICA ( Brasil)
SISTEMA de governo : modo como é conduzido o relacionamento entre o poder executivo e o poder legislativo - PRESIDENCIALISMO ( Brasil)
Atenção a definição de forma de governo, forma de estado, sistema de governo e regime de governo do Brasil
Decorar
FORMA DE GOVERNO: REPÚBLICA
FORMA DE ESTADO: FEDERALISMO
SISTEMA DE GOVERNO: PRESIDENCIALISMO
REGIME DE GOVERNO: DEMOCRÁTICO
O princípio da LEGALIDADE diferencia-se do da RESERVA LEGAL: o primeiro pressupõe a submissão e o respeito à lei e aos atos normativos em geral; o segundo consiste na necessidade de regulamentação de determinadas matérias a ser feita necessariamente por lei formal. V ou F?
VERDADE!
O princípio da LEGALIDADE é MAIS AMPLO pressupondo respeito à lei e aos atos normativos. O princípio da RESERVA LEGAL é mais RESTRITO, referindo-se tão SOMENTE a exigência de LEI FORMAL
É livre a manifestação do pensamento, sendo PERMITIDO o anonimato. V ou F?
FALSO
Na liberdade de expressão a VEDAÇÃO ao ANONIMATO visa GARANTIR a RESPONSABILIZAÇÃO de quem usar de tal liberdade para causar danos a terceiros
OBS; desse forma é inconstitucional qualquer interpretação do código penal que possa ensinar a criminalização da defesa da legalização de drogas , esse foi um entendimento polêmico que descriminalizou a marcha da maconha ou legalização do aborto
A liberdade de expressão NÃO é absoluta sendo PROIBIDO discursos de ÓDIO
Ninguém será privado de direitos por motivo de convicção política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e RECUSAR-SE a cumprir prestação alternativa ficada em lei. Essa NORMA CONSTITUCIONAL, que trata da ESCUSA de CONSCIÊNCIA, tem EFICÁCIA CONTIDA, podendo o legislador ordinário RESTRINGIR tal garantia. V ou F?
VERDADE!
A norma que trata da escusa de consciência é de eficácia contida. Ou seja , a lei poderá RESTRINGIR esse direito.
Quebra de sigilo telefônico x interceptação telefônica
QUEBRA DE SIGILO : ter ACESSO ao EXTRATO de ligações. Determinada pela CPI ou pode judiciário
INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA: ter ACESSO às GRAVAÇÕES das conversas sem conhecimento de ambas as partes. Ou seja, é medida mais gravosa e por isso SÓ PODERÁ SER DETERMINADA PELO PODER JUDICIÁRIO.
OBS: escuta telefônica: captação feita por terceiro com conhecimento de APENAS um dos interlocutores. Ex: gravar um chantagista
As associações só poderão ser compulsoriamente DISSOLVIDAS ou ter suas atividades SUSPENSAS por decisão JUDICIAL? Verdade ou falso?
Verdade!
Para ser DISSOLVIDAS é necessário TRÂNSITO EM JULGADO
suas atividades só poderão ser SUSPENSAS por DECISÃO JUDICIAL , não precisa de trânsito em julgado nessa caso
A pequena propriedade rural pode ser objeto de penhora ?
Não!
Desde que seja TRABALHADA PELA FAMÍLIA , NÃO será objeto de penhora para pagamentos de débitos decorrentes de sua atividade produtiva
A impenhorabilidade depende da cumulação de DOIS REQUISITOS:
1-trabalhada pela família
2- origem na atividade produtiva do débito que causou a penhora
OBS: pode ser penhorada caso não trabalhada pela família
Os autores de INVENTOS INDUSTRIAIS terão privilégio de caráter permanente para sua utilização, haja vista a promoção do desenvolvimento tecnológico do país ?
NÃO!
Os autores de inventos industriais têm privilégio APENAS temporário para sua utilização, tendo em vista o interesse social e desenvolvimento tecnológico econômico do país
OBS: entretanto , o direito autoral de autores será devido enquanto ele viver. Ele terá o total controle sobre a utilização, publicação ou reprodução de suas obras. O direito autoral é transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar
A sucessão de bens de estrangeiros sitiados no país será sempre regulada pela lei brasileira em benéfico do cônjuge ou dos filhos brasileiros. V ou F?
FALSO!
Nem sempre será regulado pela lei brasileira a sucessão de bens de estrangeiros situados no país. Quando a LEI ESTRANGEIRA for mais FAVORÁVEL ao cônjuge e aos filhos , ela SERÁ APLICADA.
texto constitucional, enquanto a prática do racismo e a ação de grupos armados contra o Estado democrático são crimes inafiançáveis e imprescritíveis, a tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes, o terrorismo e os crimes hediondos, de forma geral, apesar de inafiançáveis, são passíveis de prescrição. V ou F
VERDADE
Art. 5º, XLII, CF - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
Art. 5º, XLIV, CF - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
Mnemônico: AGARRA. Ações Grupos Armados e RAcismo.
Art. 5º, XLIII, CF - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.
Mnemônico: 3TH – Tortura, Tráfico, Terrorismo, Hediondos.
Assim:
Racismo
Inafiançável
Imprescritível
Só Reclusão
3TH (Tráfico, Tortura, Terrorismo / Hediondos)
Inafiançável
Não (graça / anistia)
Responde (Executor / Mandante / Omisso)
Grupos Armados
Inafiançável
Imprescritível
é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. V ou F?
VERDADE