Fundamentos de Redes Flashcards
São equipamentos responsavéis por ter o conhecimento das rotas entre dispositivos da rede, tomando a decisão de qual rota é melhor para a entrega do trafego (87 cards)
Router
Equipamentos responsáveis pelo conhecimento de rotas entre os dispositivos da rede, tomando a decisão da melhora rota entre dois pontos
LAN
Local Area Network, rede local destinada ao ambiente interno, não publicada para a internet.
WAN
Wide Area Network, rede externa destinada ao ambiente externo, endereços validos na internet
Switch de Camada 2
Switch de Camada 2 é o switch que trabalha na camada de enlace, responsável por realizar a conectividade entre equipamentos e realizando a entrega dos frames baseando-se no mac-address, podendo subdividir em dominios com a criação de VLANS
Switch de Camada 3
Switch de camada 3 é o switch que trabalha na camada de rede, onde realiza a entrega dos frames através de roteamento utilizando o protocolo IP e outros protocolos baseados em roteamento, também é um equipamento de camada 3 os roteadores.
Next Generation Firewalls e IPS
NGFs são firewalls posicionados na rede para inspecionar o trafego de entrada e saida de uma rede, permitindo ou negando esse trafego de acordo com sua configuração de regras, podendo atue até a camada 7 do modelo OSI.
IPS é uma tecnologia de segurança que examina os fluxos de tráfego de rede para detectar e prevenir vulnerabilidades e exploits.
As soluções IPS podem identificar e bloquear atividades maliciosas em tempo real, analisando os pacotes de rede em busca de sinais de padrões de ataque conhecidos ou anomalias.
Ponto de acesso sem fio
Os pontos de acesso sem fio são conhecidos por WLAN ou wireless e WIFI são redes que conectam os endpoint a rede sem a necessidade de cabos, pois são emitidos radios frequencias através de uma acess point utilizando o protocolo IEEE802.11. Podemos classificar as APs entre Indoor e Outdoor
Controladores Cisco DNA CENTER e WLC
DNA center é uma controladores capaz de gerenciar dispositivos na rede gerando vários relatórios que auxiliam na resolução de problemas e identificação de desfasagem da rede, também centraliza o gerenciamento de vários equipamentos através de uma única gerencia.
WLC é especificamente uma controladora de Access Point, centralizando a gerencia de todas as APs em um unico lugar, podendo assim configurar de diversos modos uma grupo de Aps sem a necessidade de configurar individualmente cada uma, podendo se entender que as configurações de uma rede sem fio é feita 97% na WLC que replica para as APS
Endpoints
São os dispositivos que se conectam a rede, como celulares, notebook, PC e etc afim de trocar informações entre si ou consumir da internet
Servidores
São “computadores” com auto recurso de hardware onde são hospedada as aplicações
PoE
Power over Ethernet é uma função encontrada em alguns switchs que permite enviar corrente eletrica através do cabo ethernet, podendo assim ser a forte ded alimentação de um telefone ip, camera e etc. Porem é necessário que seja um switch com esse recurso para que a alimentação ocorra
Two-tier
Arquitetura de rede de 2 camadas, a primeira camada é de Acesso onde o endpoint se conecta a um switch layer 2 e a camada 2 será a collapsed com a função de distribuição e core juntas.
A camada 2 trabalha com funções simultâneas realizando o roteamento de LAN e WAN
Three-tier
Arquitetura de rede de 3 camadas, a primeira camada é de Acesso onde o endpoint se conecta a um switch de layer 2, a segunda camada é a de Distribuição onde os switch de layer 2 se conectam a um switch de layer 3 responsável pelo roteamento da LAN e encaminhar o trafego para o CORE, a camada 3 é responsável pelo roteamento WAN e por fornecer para LAN o roteamento que da acesso a internet.
Vantagens: Escalabilidade, Gerenciamento e redundância.
Spine-leaf
Topologia Spine-Leaf é designada para datacenter que busca alta disponibilidade de rede, O primeiro ponto dessa rede é que todos os Spine devem se conectar a todos os Leafs, porém não exite conecxão de Spine para Spine e nem de LEAF para LEAF;
Com isso podemos entender que a primeira camada a SPINE é responsável pela interligação dos LEAF de forma logica utilizando protocolos de roteamento, os LEAF por sua vez prove conectividade aos servidores que se conectam a ele e se necessário encaminhar o trafego para um outro LEAF o SPINE será acionado para isso pois é o unico que conhece a rota de outros spines
Metro Ethernet
Leased Line sendo o termo utilizado para uma comunicação ponto a ponto dedicada sem o compartilhamento da infraestrutura com terceiros, um exemplo dessa pratica é conhecida como rede Metro Ethernet ou Lan-to-Lan que consiste em um rede construida do ponta A ao ponto B através de switchs L2.
MPLS
E uma infra estrutura que conecta o Ponto A ao Ponto B porém compartilhando a estrutura de switch e router com terceiros, segregando as redes de cada cliente virtualmente.
Hub e Splokes
É a arquitetura onde temos um Datacenter Matriz chamado de HUB e suas filiais chamada de Spoke que consomem recursos como aplicações do DataCenter e também armazenam seus dados gerados sempre no Datacenter Matriz. O que conecta a Matriz (HUB) as filiais (Spokes) são na maioria das vezes links de metodo Leased Line, como Metro Ethernet e MPLS.
Wan- Single Home
Apenas uma única operadora conecta o ponto A ao Ponto B ou a internet - tem baixo custo, sem alta disponibilidade
Wan - Dual Homed
Apenas uma única operadora, porém com dois links conecta o Ponto A ao Ponto B - Disponibilidade Baixa, custo medio
Wan - Multi Homed
2 operadoras distintas cada uma com um link conectam o ponto a ao ponto b - Disponibilidade Media alta, custo elevado
Wan - Dual Multihomed
2 operadoras distintas, cada uma com 2 links para conectar a ponta a ponta b - Alta disponibilidade, custo MUITO elevado.
SOHO
Small Office / home office - Diz respeito a um topologia muito pequena podendo ser um residência ou pequenos escritórios compartilhando onde geralmente as redes são muito simples onde temos somente o roteador da operadora ou modem de pequeno porte. Casas são um exemplo.
On-premise e cloud
On-premise é uma organização que tem sua infraestrutura dedicada em seu espaço privado, alocando seus dados e aplicações internamente em seus hardwares.
Cloud - Fornece a infraestrutura compartilhada nesse contexto o que chamamos de publica, onde os recursos de armazenamento de dados e hospedagem e aplicações são feito em hardwares compartilhados, separados virtualmente e que exige uma conexão remota com a LAN de quem contrata esse recurso para acesso, podendo ser essa conexão através da internet um um link dedicado.
Trunk Port
Trunk Port - Porta tronco, é um tipo de porta utilizada para transporta uma ou mais vlans entre um enlce entre Switchs.