Gestão da Segurança Empresarial (Aula 4) Flashcards
(29 cards)
Qual a principal ferramenta pela qual o gestor de segurança poderá verificar o bom funcionamento do planejamento estratégico de segurança?
O gerenciamento e controle do risco
Qual a definição de “Risco”, segundo (Dantas Filho, 2004)?
Oportunidade de ocorrência do perigo ou de seus resultados
nocivos, sendo seu nível expresso em probabilidade e gravidade.
Referente a definição de “Risco”, como são expressos o seus níveis?
São expressos em probabilidade e gravidade.
Qual a definição de “Perigo”, segundo (Dantas Filho, 2004)?
Entende-se qualquer condição, real ou potencial, que tenha a
aptidão de gerar danos à pessoa física ou jurídica ou de ensejar o
insucesso de uma missão.
Qual a definição de “Gerenciamento e controle do risco”, segundo (Dantas Filho, 2004)?
Processo de identificação e controle dos perigos a fim de que a empresa possua todas as áreas ou pontos
sensíveis (localização das vulnerabilidades a incidentes de segurança) protegidos e seja diminuída a possibilidade de suas atividades virem a ser prejudicadas.
Segundo (Dantas Filho, 2004), como são classificados os Riscos?
Os riscos, são classificados em:
- Humanos;
- Técnicos;
- Incontroláveis.
Qual a definição dos riscos de “Classificação Humana”, segundo (Dantas Filho, 2004)?
Aqueles oriundos das condutas perpetradas pelas próprias
pessoas.
Qual a definição dos riscos de “Classificação Técnica”, segundo (Dantas Filho, 2004)?
Falhas de manutenção, uso inadequado dos equipamentos e
máquinas e falhas mecânicas que implicam em diversos perigos.
Qual a definição dos riscos de “Classificação Incontrolável”, segundo (Dantas Filho, 2004)?
Aqueles causados pela ação da natureza.
O gerenciamento e controle do risco pode ser divido em quantas etapas segundo (Dantas Filho, 2004, p. 100)? E quais são?
O gerenciamento e controle do risco pode ser divido em cinco etapas, são elas:
- Identificação do perigo;
- Avaliação do perigo;
- Desenvolvimento de controles;
- Implementação de controles;
- Supervisão.
Referente as cinco etapas do gerenciamento e controle do risco conforme (Dantas Filho, 2004, p. 100), qual a definição da etapa de “Identificação do perigo”?
Reconhecimento de todas as ameaças às pessoas e instalações da organização, a partir da análise dos fatores da decisão (missão, inimigos, ambiente, meios, tempo e opinião pública) e dos fatores causadores de acidentes (falha do material/equipamento e erro individual).
Referente as cinco etapas do gerenciamento e controle do risco conforme (Dantas Filho, 2004, p. 100), qual a definição da etapa de “Avaliação do perigo”?
Diz respeito ao abalo que cada perigo é capaz de causar considerando-se o potencial de perdas e custos, pautado em suas probabilidades e gravidade.
*Cada um dos perigos identificados deve ter seus riscos avaliados nesta fase, podendo ser classificados em: extremos (E), grandes (G), médios (M) e baixos (B). Quanto à probabilidade de ocorrência de um acidente, pode-se graduá-la em frequente, provável, rara e improvável. Quanto à gravidade de um acidente, pode-se classifica-la como: catástrofe, crítica e insignificante.
No que refere a etapa de “Avaliação do perigo”, cada um dos perigos identificados deve ter seus riscos avaliados nesta fase, mas como podem ser classificados?
Podem ser classificados em:
- Extremos (E);
- Grandes (G);
- Médios (M);
- Baixos (B).
No que refere a etapa de “Avaliação do perigo”, cada um dos perigos identificados deve ter seus riscos avaliados nesta fase, e quanto a probabilidade de ocorrência de um acidente, como pode-se graduá-los?
Pode-se graduá-los em:
- Frequente;
- Provável;
- Rara;
- Improvável.
No que refere a etapa de “Avaliação do perigo”, cada um dos perigos identificados deve ter seus riscos avaliados nesta fase, e quanto a gravidade de um acidente, como pode-se classifica-los?
Pode-se classifica-los como:
- Catástrofe;
- Crítica;
- Insignificante.
Referente as cinco etapas do gerenciamento e controle do risco conforme (Dantas Filho, 2004, p. 100), qual a definição da etapa de “Desenvolvimento de Controles”?
Fase na qual são elaboradas medidas de monitoramento práticas e rigorosas, que devem constar em documento
específico, tendo em vista a eliminação do perigo ou, ao menos, a redução do risco.
Referente as cinco etapas do gerenciamento e controle do risco conforme (Dantas Filho, 2004, p. 100), qual a definição da etapa de “Implementação de Controles”?
Fase prática consistente na execução das medidas de controle anteriormente planejadas.
Referente as cinco etapas do gerenciamento e controle do risco conforme (Dantas Filho, 2004, p. 100), qual a definição da etapa de “Supervisão”?
Análise da efetividade dos controles estabelecidos.
Referente ao conteúdo da Aula 4 (Gerenciamento de Crise), Tema 4 de Gestão de Segurança Empresarial, o que o “Gerenciamento de Crise”?
É a atividade voltada à minimização ou redução dos impactos acarretados por adversidades, quando não possível a sua completa eliminação, a fim de que o prejuízo financeiro e reputacional da empresa seja o menor possível.
*Trata-se de um processo abrangente de todos os setores da empresa, sendo recomendável a formação de um comitê, regido por um manual de crise cujo líder será responsável pela coordenação da equipe em momentos de contingência.
Referente ao conteúdo da Aula 4 (Gerenciamento de Crise), Tema 4.1 de Gestão de Segurança Empresarial, explique sobre o “Conceito de Crise”:
Qualquer incidente ou situação crítica fora da praxe, que demanda reação especial da polícia, visando possibilitar um desfecho admissível, em virtude da chance de agravamento conjuntural, até mesmo com risco à vida ou incolumidade física das pessoas envolvidas. Exemplos: invasões armadas, assaltos, manutenção de reféns, ameaça de suicídio ou de explosões etc.
Como o Gabinete de Segurança Institucional conceituou “Crise”, no ano de 2002?
Conceituou como o “fenômeno complexo, de diversas origens possíveis, internas ou externas ao país, caracterizado por um estado de grande tensão com elevada possibilidade de agravamento e risco de sérias consequências, não permitindo que se anteveja com clareza o curso de sua evolução”. (Couto, 2003).
Referente ao conteúdo da Aula 4 (Gerenciamento de Crise), Tema 4.2 de Gestão de Segurança Empresarial, quais a seis “Características da Crise”?
As características da crise são:
- Imprevisibilidade;
- Compressão de tempo (urgência);
- Ameaça de vida;
- Necessidade de postura organizacional não rotineira;
- Planejamento analítico especial e capacidade de implementação;
- Considerações legais especiais (Responsabilidade pelo gerenciamento).
Qual a definição de “Negociação”, segundo (Eugênio do Carvalhal, citado por Dantas Filho, 2004, p. 113) ?
É o melhor meio de gerenciamento de crise. Processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, reúnem-se para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo
No que se refere a Negociação, explique sobre o seu “Planejamento”:
Abarca a sua preparação e deve abordar todos os fatores de decisão, bem como o ambiente, o cotejo de forças de poder, o estabelecimento de responsabilidades e, havendo a possibilidade, a realização de treinamentos que simulem a negociação.