Ginecologia (HCPA; AMRIGS, PUCRS) Flashcards

1
Q

AMRIGS/2015

1) Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis e seus agentes etiológicos. Coluna 1: 1. Chlamydia trachomatis. 2. Sífilis. 3. Trichomonas vaginalis. 4. Gonorreia. 5. Molusco contagioso. Coluna 2: ( ) Família das espiroquetas. ( ) Diplococo gram-negativo aeróbio/anaeróbio facultativo. ( ) Bactéria intracelular obrigatória. ( ) Maior vírus causador de doença humana. ( ) Protozoário flagelado. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, é:
a. 3 – 2 – 1 – 4 – 5;
b. 2 – 4 – 1 – 5 – 3;
c. 5 – 4 – 2 – 1 – 3;
d. 2 – 4 – 3 – 5 – 1;
e. 4 – 2 – 1 – 5 – 3.

A

Resposta B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

AMRIGS/2018

2) Considere os itens abaixo: I. Gestação; II. Vida sexual ativa; III. Atrofia urogenital no climatério. Quais estão associados à infecção do trato urinário em mulheres?
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas I e II.
e. I, II e III.

A

Resposta E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

AMRIGS/2017

3) Em relação à doença inflamatória pélvica, analise as assertivas abaixo: I. Deve-se à ascensão de micro-organismos da endocérvice, levando à infecção polimicrobiana do trato genital superior, sendo o gonococo e a clamídia os agentes mais comuns. II. Na presença de abscesso tubo-ovariano, o tratamento cirúrgico está indicado. III. O tratamento do parceiro é obrigatório, independentemente da gravidade do quadro que a paciente apresentar. IV. Dor pélvica crônica, gestação ectópica e infertilidade são complicações tardias associadas a essa patologia. Quais estão corretas:
a. Apenas I e II.
b. Apenas II e III.
c. Apenas I, III e IV.
d. Apenas II, III e IV.
e. I, II, III e IV.

A

Resposta D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

HCPA/2017

1) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. Paciente de 37 anos, com vida sexual ativa, consultou por secreção vaginal fétida e ocorrência ocasional de prurido. Relatou que o sintoma piorava após as relações sexuais. Negou outras doenças ou uso de medicamentos. A hipótese diagnóstica mais provável é…….., sendo o pH vaginal ………. ácido. O tratamento pode ser tópico ou por via vaginal com ………. .
a. Candidíase - mais - miconazol.
b. Candidíase - menos - miconazol.
c. Vaginose bacteriana - menos - metronidazol.
d. Vaginose bacteriana - mais - miconazol.
e. Vaginose bacteriana - mais - metronidazol.

A

Resposta C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

HCPA/2017

2) Paciente de 27 anos se consultou por apresentar a lesão vaginal dolorosa reproduzida abaixo. (VER IMAGEM) Assinale a alternativa que contempla, na sequência, o provável diagnóstico, o agente etiológico e o tratamento indicado:
a. Donovanose; Haemophilus ducreyi; amoxicilina.
b. Donovanose; Chlamydia trachomatis; doxiciclina.
c. Sífilis; Treponema pallidum; penicilina.
d. Cancro mole; Klebsiella granulomatis; doxiciclina.
e. Cancro mole; Haemophilus ducreyi; ceftriaxona.

A

Resposta E

CCQ: reconhecer e diferenciar as úlceras genitais.

Antes de partir pra imagem, o enunciado, apesar de curto, traz uma informação importante: “lesão DOLOROSA”!!

Este fato já nos faz excluir 3 dentre os 5 diagnósticos possíveis para úlcera genital.
Isso porque um jeito fácil de guiar o raciocínio é separando-as em dois grupos: dolorosas e indolores.

Dentre as indolores temos sífilis, linfogranuloma venéreo e donovanose, enquanto cancro mole e herpes apresentam úlceras dolorosas.
A esta altura, ficamos com dois possíveis diagnósticos: cancro mole e herpes.

Juntando isso à imagem de uma lesão ÚNICA, com FUNDO NECRÓTICO ficamos como principal diagnostico o cancro mole.
Não foi mencionado ou mostrado, mas essa IST pode vir acompanhada de adenopatia inguinal unilateral.

Para reforçar, o diagnóstico diferencial de herpes é improvável pois observaria-se múltiplas lesões agrupadas pleomórficas (úlceras e vesículas) rasas dolorosas.

O cancro mole é causado pelo Haemophilus ducreyi e seu tratamento é feito com azitromicina 500mg 2 comprimidos VO ou ceftriaxona 500mg IM , ambos em dose única. [alternativa D - incorreta e E- correta].

Letras A e B) Incorretas. A Donovanose é causada pelo Calymmatobacterium granulomatis d apresenta lesão indolor ulcerovegetante friável. Seu tratamento é a Doxiciclina

Letra C) Incorreta. A sífilis é causada pelo Treponema pallidum e apresenta lesão única INDOLOR de fundo LIMPO e bordos elevados. O tratamento é com pencilina G benzatina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

HCPA/2019

3) Paciente de 18 anos veio à Emergência queixando-se de dor e sangramento nas relações sexuais. Informou ser usuária de dispositivo intrauterino (DIU) de cobre há 3 anos. Ao exame, a temperatura axilar era de 37,3°C, a frequência cardíaca de 90 bpm e a pressão arterial de 100/70 mmHg. À palpação do abdomen, referiu dor difusa no baixo ventre, sem sinais de irritação peritoneal; ao toque vaginal, dor à mobilização do colo uterino e à palpação de anexos. Diante desse quadro, assinale a assertiva correta.
a. O DIU está contraindicado para adolescentes e é a causa do quadro de doença inflamatória pélvica.
b. O DIU deve ser imediatamente removido, não havendo necessidade de antibioticoterapia.
c. A paciente deverá ser internada, a antibioticoterapia iniciada e o DIU retirado.
d. A paciente deverá iniciar antibioticoterapia, não sendo necessário retirar o DIU, e ser reavaliada em 48 horas.
e. Videolaparoscopia diagnóstica está indicada para excluir o abscesso tubo-ovariano, estando indicado o início de antibioticoterapia, sem a retirada do DIU.

A

Resposta D

CCQ: Conduta terapêutica na DIP em pacientes usuárias de DIU.

Nessa questão, consideramos que a paciente apresenta um provável diagnóstico de doença inflamatória pélvica (DIP) por apresentar os 3 critérios maiores (DOR abdominal infraumbilical, a mobilização do colo e a palpação de anexos), mas ainda sem preencher um critério menor visto que 37,3°C ainda não é febre… E para fecharmos o diagnóstico da DIP precisamos ter: 3 critérios maiores + 1 menor OU 1 elaborado. Apesar disso, consideramos que a paciente tenha uma provável DIP, pois ela apresenta um fator de risco que é o uso do DIU! Com base nisso, por se tratar de um quadro aparentemente leve e sem sinais de peritonite deverá ser iniciado antibioticoterapia alternativa B – incorreta que até pode ser feita em nível ambulatorial, visto que a paciente também não tem critérios para internação e realização de antibioticoterapia endovenosa, muito menos de abordagem cirúrgica alternativa C e E – incorretas.

Quanto ao DIU, o Protocolo clínico e Diretrizes terapêuticas para Atenção integral às pessoas com Infecções sexualmente transmissíveis de 2015, do Ministério da Saúde, advoga pela manutenção do DIU nos casos de DIP aguda com observação rigorosa da paciente alternativa D - correta.

Caso haja alguma outra indicação para a retirada do DIU, isso pode ser feito posteriormente a antibioticoterapia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

HCPA/2014

4) Nulípara de 33 anos, usuária do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre 380A há 7 anos, veio à emergência por dor no baixo-ventre há 1 mês, com piora importante nos últimos dias, náuseas, vômitos, febre e calafrios. Relatou ter feito uso de analgésicos, obtendo alívio apenas temporário. Informou que há 15 dias não mantinha relações sexuais em razão do grande desconforto e de sangramento irregular após o ato sexual. A última menstruação ocorrera há 10 dias. Ao exame, apresentava temperatura axilar de 38.9°C, pressão arterial de 90/50 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm e frequência respiratória de 20 mrm. A palpação do abdômen revelou dor difusa e mais intensa na pelve e dor à descompressão na fossa ilíaca direita. O exame especular mostrou muco turvo no orifício cervical externo e fios de DIU. Ao exame pélvico, havia dor à mobilização do colo e aumento de volume dos anexos. Com base nesse quadro, assinale a assertiva correta.
a. O diagnóstico é clínico e o tratamento inclui hospitalização e antibioticoterapia intravenosa, devendo ser instituído o mais breve possível.
b. O diagnóstico está estabelecido, sendo obrigatória a retirada do DIU para iniciar antibioticoterapia oral.
c. O diagnóstico definitivo somente poderá ser firmado após a realização de videolaparoscopia, mandatória para o início de antibioticoterapia.
d. Para o diagnóstico, serão necessários pesquisa de Chlamydia trachomatis e exame de Gram e culturais da secreção cervical para Mycoplasma hominis, Ureaplasma sp. e Neisseria gonorrhoeae.
e. O tratamento é ambulatorial inicialmente, pois não há critérios para internação, devendo o DIU ser removido se não houver melhora em 24-48 horas após o início de antibioticoterapia.

A

Resposta A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

PUC - RS/2013

1) Homem, 37 anos, apresenta corrimento uretral. Exame bacterioscópico não está disponível no momento da consulta. Em relação à abordagem sindrômica deste paciente, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Deve-se tratar empiricamente como infecção por clamídia e/ou gonorreia. II. Deve-se tratar com ciprofloxacino 500 mg e azitromicina 1 g VO, em dose única. III. Não há necessidade de notificação e nem de convocação de parceiros para tratamento. Qual é a alternativa correta?
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas I e II.
e. I, II e III.

A

Resposta D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

PUC - RS/2016

2) A partir do diagnóstico sindrômico de úlcera genital e na ausência de lesões vesiculosas sugestivas de______________, recomenda-se o tratamento presuntivo para as duas causas mais frequentes de úlcera genital: ___________ e ______________. Se a lesão tiver mais de quatro semanas, deve-se suspeitar e iniciar tratamento para ______________, além de encaminhar o paciente para investigação. As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas acima são:
a. Herpes – donovanose - molusco contagioso - cancro mole.
b. Herpes - sífilis primária - cancro mole - donovanose.
c. Linfogranuloma venéreo - herpes – donovanose - sífilis primária.
d. Herpes - donovanose - linfogranuloma venéreo - cancro mole.
e. Linfogranuloma venéreo - sífilis primária - herpes - donovanose.

A

Resposta B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

PUC - RS/2016

3) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo a seguir: A vaginose bacteriana é caracterizada por infecção polimicrobiana sinérgica de ____________________, da Gardnerella vaginalis, associada à(ao) _________________ da flora lactobacilar da vagina. Observa-se reação inflamatória __________________ com ______________ leucócitos ao exame a fresco. No menacme, esta condição clínica associa-se com _____________ do pH vaginal.
a. bactérias anaeróbicas, diminuição, discreta, poucos, aumento.
b. bactérias aeróbicas, diminuição, intensa, muitos, aumento.
c. bactérias gram-negativas, aumento, discreta, muitos, diminuição.
d. bactérias anaeróbicas, diminuição, intensa, muitos, diminuição.
e. bactérias aeróbicas, aumento, discreta, poucos, diminuição.

A

Resposta A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

PUC - RS

/

2019

4) Mulher, 23 anos, nuligesta, em uso de anticoncepcional hormonal combinado por via oral, sem atraso menstrual, consulta na emergência com dor em baixo ventre, secreção vaginal aumentada e febre. Ao exame de toque vaginal, apresenta dor à mobilização do colo e à palpação uterina e anexial. Ao exame especular, identifica-se colo uterino hiperemiado com secreção amarelada abundante. Ecografia transvaginal sugere trompas espessadas e aumentadas, demonstra cisto ovariano direito com conteúdo denso de 8,7x3,4x4,5 cm e cisto ovariano à esquerda de 4,1x3,4x3,1 cm (com conteúdo espesso, debris no interior e septos finos) com líquido livre na pelve. Qual das seguintes afirmações é correta sobre a conduta a seguir?
a. É fundamental a realização imediata de cirurgia laparoscópica.
b. A hospitalização é necessária, com o uso de antibioticoterapia parenteral.
c. O tratamento deve ser empírico com antibioticoterapia de amplo espectro, como azitromicina, para o casal, em nível ambulatorial.
d. É fundamental a realização de pesquisa em cultura para Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis e, após a confirmação do agente etiológico, iniciar com doxiciclina por 7 dias.

A

Resposta B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly