Guerras nativistas e emancipacionistas Flashcards
(6 cards)
Quais as revoltas nativistas e qual a sua diferença entre as emancipacionistas?
Beckman (Maranhão), Vila Rica (MG), Emboabas (MG) e Mascates (PE). Elas não possuem o cunho emancipacionista, apenas lutam contra atitudes da coroa portuguesa.
Quais as revoltas emancipacionistas?
A conjuração baiana, a Inconfidência Mineira (primeira) e a Insurreição Pernambucana.
-Caráter emancipacionista e regional, isto é, ideia de independência apenas da sua região e não de uma unidade nacional como o Brasil.
Qual o contexto mundial?
Ideais iluministas, revoluções, como a Industrial, francesa e independência dos EUA, caracterizando uma crise do Antigo Regime.
Quais os aspectos da Inconfidência Mineira?
-Elitista: participação da classe média e estudantes, por exemplo, sem a ânsia de mudança dos pobres na sociedade. Ou seja, limitavam-se a âmbitos econômicos e políticos.
-Estopim: declínio do ouro, esgotamento das minas e aumento da pressão da Coroa, por meio dos endividamentos dos impostos (já estava difícil atingit a meta, agora com o esgotamento ia ser mais difícil) (quinto, derrama…). Ou seja, aumento da exploração colonial, tanto por Pombal pela imposiçãop da derrama, quanto por Maria I pela proibição têxtil do Alvará de 1785
-propostas: Universidade em Vila Rica, separação da capitania de Minas Gerais, novas indústrias e Exército obrigatório (impor milícias no lugar de exército), liberdade econômica.
-Capitania em Sao Joao del Rei
E quais os aspectos da Conjuração Baiana/Revolta dos Alfaiates?
-Influenciados pela indepêndencia do Haiti, feita por pobres escravos negros.
-Caráter popular (negros, livres, mestiços);
-Estopim: o declínio da produção de açúcar nas Antilhas aumentou a fabricação no Brasil, diminuindo os espaços destinados à agricultura, causando crise de abastecimento e a fome.
-Cunho de população predominantemente negra; mudança da capital para o Rio de Janeiro
-Objetivos: separação da Bahia e proclamação de uma república, fim da escravidão e preconceitos, liberdade comercial
-Anticlericalista