HIS: Segundo Reinado Flashcards

1
Q

Como se inicia o Segundo Reinado?

A

O Segundo Reinado inicia-se com a coroação de D. Pedro II após o golpe da maioridade. Nesse momento, houve estabilização das revoltas, já que o novo imperador sabia que, se usasse o Poder Moderador desenfreadamente, correria risco de ser destituído.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Explique as Revoluções Liberais de 1842 e como foi seu desfecho.

A

Foram conflitos políticos entre liberais, ou Luzias, (descentralizadores) e conservadores, ou Saquaremas (centralizadores), que desejavam ter espaço na Assembleia. Havia eleição para nomear os ministros, e, ocorreram as “Eleições do Cacete”, protagonizadas pelos liberais, que utilizaram da violência e de fraudes para chegar ao poder. Porém, novas eleições foram convocadas e os conservadores tiveram o mesmo comportamento. Por isso, as tropas imperiais agiram para sufocar essa revolta e apaziguar a situação por meio da alternância entre liberais e conservadores no poder.

*Parlamentarismo às avessas: no Brasil, o Imperador, que tem mais poder, nomeia o chefe do conselho e a Assembleia (legislativo), é quem tem menos poder.

*Revolução Praieira: último levante liberal (defendiam descentralização do governo, federalismo -estados autônomos- e distribuição dos impostos).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Descreva a economia no Segundo Reinado em relação ao café e à indústria.

A

Café: expansão das plantações, devido ao aumento da fama do café internacionalmente, principalmente para o Oeste Paulista (terra roxa mas fértil, mão de obra imigrante relacionada ao embranquecimento da população brasileira e técnicas de plantio e colheita modernos). O modelo de produção era baseado no sistema plantation (mesmo da época açucareira, doce como meel -monocultura, escravidão, exportação e latifúndio).

Indústria: havia entraves para a industrialização, como a escravidão, a mentalidade agroexportadora e a dificuldade estrutural, mas depois, houve um surto industrial: Tarifa Alves Branco (elevação dos impostos para produtos importados - mais tarde, vai deixar a Inglaterra, que antes circulava livremente, revoltada) e Lei Eusébio de Queiroz (proibição do tráfico negreiro e aumento do valor do escravizados fez com que os investimentos fossem direcionados a outros setores, como construção de ferrovias e telégrafos na Era Mauá).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que antecedeu o fim da escravidão no Brasil?

A

O movimento abolicionista foi bem gradativo para evitar conflitos com a elite escravista.
Antes da abolição oficial da escravidão no Brasil, houve algumas leis abolicionistas. Foram elas:
- Bill Aberdeen: lei inglesa, pressionava para fim do tráfico negreiro.
- Lei Eusébio de Queiroz: proibição do tráfico.
- Lei do Ventre Livre: filhos de escravos livres nascidos a partir de sua criação, e exploração só até os 21 anos ou troca por indenização com 8.
- Lei do sexagenário: liberdade para escravos de 60 anos ou mais.
A oficial porém, foi a Lei Áurea, mas não previa encaminhamento para os escravos nem indenizações para os ex-donos de escravos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Por que a mão de obra escrava foi substituída pela imigrante?

A

Devido às leis Eusébio de Queiroz e Áurea, a mão de obra imigrante era a mais adequada. Além disso, o momento tenso vivido na Europa impulsionou a vinda de pessoas para o Brasil, que tornou-se terra de esperança.

*Sistema de parcerias: vinda de imigrantes era custeada pelo fazendeiro, mas estes chegavam endividados e presos à terra.

*Sistema de colonato: produzir parte para subsistência e parte para o proprietário.

*Le de terras: uma terra torna-se propriedade mediante compra e documento, inclusive as terras do Estado. Dificultou o acesso a imigrantes e ex escravizados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como eram as relações externas do Brasil e o que isso ocasionou?

A

Uma série de incidentes levou à tensões políticas entre Brasil e Inglaterra (ameaça de guerra, marinha de ambos os países revoltada), chamada de questão Cristie (terminou com parecer favorável ao Brasil, com a reafirmação da sua soberania territorial, gerando um forte sentimento de nacionalismo). Além disso, havia interesse da Inglaterra na América do Sul, que fazia intervenções militares no Uruguai e na Argentina (livre navegação no Rio da Prata). Devido à todas as desavenças, o Brasil se uniu ao Uruguai e Argentina contra o Paraguai, que foi destruído. A partir daí, surge o movimento republicano, defendido pela elite, que afirma que a monarquia é ultrapassada, sendo a República um progresso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly