HISTORIA_1ANO_CAP3_PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES - EGÍPICIOS Flashcards

(18 cards)

1
Q

Onde se desenvolveu a civilização egípcia?

A

Norte da África, às margens do Rio Nilo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que eram nomos? Quem eram os nomarcas?

A

Primeiras comunidades egípcias (clãs). Líderes locais dos nomos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quem unificou o Alto e Baixo Egito, marcando o início da civilização egípcia?

A

Faraó Menés.
Alto e Baixo Egito são unificados e surge o Antigo Império com capital em Mênfis. Época da construção das grandes pirâmides e de expansão rumo ao sul. Durou 900 anos e se fragmentou por conta de revoltas internas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como era a sociedade egípcia? Que grupo era a maior parte da sociedade?

A

Estratificada (hierarquizada) e patriarcal:
No topo, faraó (considerado um Deus vivo) e sua família, abaixo sacerdotes, nobreza, militares e funcionários do governo, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravizados.
Maior grupo: camponeses.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quem era o vizir?

A

Alto funcionário administrativo no Egito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como era a escrita egípcia?

A

Haviam 3 tipos de escrita:
* hieroglífica: sagrada - hieróglifos (símbolos que representavam palavras)
* demótica: forma mais simples e popular de escrita.
* hierática: escrita cursiva para textos literários e administrativos

Escrivam em papiros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais foram as 3 fases da civilização egípcia?

A

Antigo Império - faraó Menés unifica o Alto e o Baixo Egito (capital Mênfis). Construção das grades pirâmides e expansão para sul. Acaba por conta de revoltas internas.
Médio Império - depois de 300 anos fragmentado, território volta a ser unificado (capital Tebas). Acaba porque é invadido pelos hicsos.
Novo Império - 100 anos depois hicsos expulsos pelos tebanos. Faráo Amenófis tenta implantar o monoteísmo (culto a Aton). Morre e é sucedido pelo faráo Tutancâmon que reestabelece o politeísmo. Sucessivas invasões estrangeiras acabam com a civilização egípcia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como era a religião egípcia?

A
  • politeístas - acreditavam em vários deuses.
  • Deuses antropomórficos (parte homem, parte animal)
  • crença na vida após a morte (mumificação)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quem eram os escribas? O que eles faziam?

A

Grupo que dominava a escrita, embora não fizessem parte das camadas mais elevadas tinham prestígio junto à população pois poucas pessoas sabiam escrever.

Usavam a escrita para gerir os estoques de alimentos, fazer as finanças públicas (cálculo dos impostos), os projetos de construções, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como era o governo egípcio?

A

Era uma teocracia (poder divino) comendada pelo faraó que era considerado um Deus vivo. Poder político tinha estreita relação com a religião.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como funcionava a economia egípcia?

A

Baseado na agricultura. O Estado tinha a propriedade da terra e tudo que era produzido era entregue a ele, que depois fazia a distribuição. O regime de trabalho era servil (camponeses e escravos). Também criavam animais (bois, porcos, ovelhas, cabras, etc.). Destaque também na mineração (metais e pedras preciosas), ourivesaria, cerâmica, tecelagem, arquitetura e construção naval.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O historiador grego Heródoto uma vez disse “O Egito é uma dávida do Nilo”. Qual crítica pode ser feita a essa frase?

A

O Egito não existiu simplesmente porque o Nilo existiu. Não foi o Nilo que fez o Egito (dádiva = presente), mas sim foi a ação do homem sob o Nilo que fez o Egito. O Egito é fruto do trabalho humano e não um simples presente do Nilo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Como era a arquitetura egípcia?

A

Era monumental e sobretudo funéria (pirâmides).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Os egípcios eram politeístas, mas teve um momento que isso foi diferente. Explique.

A

Na fase do Novo Império, o faraó Amenófis IV instituiu o culto monoteísta ao deus Aton. Isso foi uma forma do faraó neutralizar o crescimento do poder dos sacerdotes (disputa de poder). Depois que ele morre, o faraó Tutancâmon restaura o politeísmo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual a característica mais marcante da pintura egípcia?

A

Baseada na Lei da Frontalidade (parte do corpo de frente e parte de lado - cabeça e pernas de lado, olho e tronco de frente)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Por que os egícpcios mumificam seus mortos?

A

Eles acreditavam na vida após a morte. Especialmente os nobres eram mumificados e colocados em sarcófagos dentro de pirâmides junto com seus pertences (joias e ouros objetos). Acreditavam que o morto usaria tudo (corpo e posses) na outra vida.

17
Q

Como era o regime de trabalho no Antigo Egito?

A

Trabalho servil o que incluía o trabalho escravo. Havia trabalho compulsório (o faraó poderia concovar para o trabalho na construção de obras públicas). MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO

18
Q

As águas do Nilo eram usadas apenas para agricultura?

A

Não eram usadas também para navegação, transporte, irrigação e consumo.