Insônia Flashcards
(54 cards)
Quais os tipos de insônia?
Pode ser por dificuldade de iniciar o sono ou em mantê-lo.
Como a insônia afeta o dia do paciente?
Além de acordar se sentindo cansado, sofre sintomas diurnos como fadiga, sonolência, desatenção, distúrbio do humor e desempenho prejudicado.
Quais os FR para insônia?
Idosos, sexo feminino, HF insônia, hx insônia, transtornos psiquiátricos (depressão, ansiedade, TEPT), condições médicas, medicamentos/substâncias (teofilina, cafeína, iMAO, fluoxetina, bupropiona, venlafaxina, BB, GC).
Qual a relação do transtorno psiquiátrico com a insônia?
50% das pessoas com insônia crônica apresentam um transtorno psiquiátrico e a maioria das pessoas com esses transtornos apresentam insônia. No entanto, esta pode preceder o transtorno psiquiátrico.
Quais outros distúrbios do sono podem estar associados à insônica?
Apneia do sono (pausas respiratórias durante o sono que são acompanhadas de breves despertares quando retomam a respiração), jet lag e sd das pernas inquietas.
Quais as consequências da insônia crônica para o organismo?
Além das alterações em qualidade de vida (sonolência diurna, fadiga, ansiedade, depressão, tensão, confusão), também afeta no desempenho, faz com que essas pessoas busquem a auto-medicação e possam se tornar adictas, aumenta o risco de suicídio e pode elevar o risco CV.
Qual a relação da insônia com o risco CV?
Ela pode elevar o risco CV pois promove uma hiperatividade do SNAS, aumentando o risco de HAS e sem o decenso noturno. Além disso, aumenta o risco de desenvolver DM.
Quais os tipos de insônia?
De curta duração e crônica.
Quais as características clínicas da insônia de curta duração?
Dura alguns dias ou semanas e ocorre em resposta a um estressor identificável. Os sintomas estão presentes, por definição, por menos de 3 meses. Tende a se resolver com resolução do estressor ou adaptação do indivíduo a ele.
Quais as características clínicas da insônia crônica?
Os sintomas ocorrem pelo menos 3x/semana e por pelo menos 3 meses (para se considerar insônia crônica).
Como a insônia pode aparecer clinicamente?
Dificuldade de iniciar o sono (> 30 minutos), despertares noturnos (> 30 minutos acordado durante a noite) e despertar > 30 minutos antes do horário desejado.
Qual a quantidade de sono necessária?
Como dx a insônia?
Quando todos os quadro critérios a seguir são atendidos:
- Dificuldade em iniciar, manter ou acorda antes do desejado.
- Sem privação do sono (possui oportunidade de dormir).
- Sintomas diurnos.
- Sem outro distúrbio do sono que explique.
- Crônica se: pelo menos 3x/semana por pelo menos 3 meses.
Qual o objetivo da avaliação da insônia?
Avaliar a natureza e gravidade do problema do sono e identificar fatores contribuintes e relevantes para o sucesso do tratamento.
Como avaliar uma queixa de insônia?
Realizar um diário do sono (n° de despertares, duração deles, horários do sono por 1 semana, além de ambiente de sono e sintomas diúrnos), devo perguntar por que eles acham que está com isso, tentar identificar fatores contribuintes (depressão e ansiedade são altamente comórbidas com insônia).
Quando solicitar testes adicionais para dx de insônia? Quais são eles?
Quando houver suspeita de outros distúrbios do sono por não haver melhora da insônia apesar do tratamento e sonolência diurna intensa. São eles: polissonografia (apneia obstrutiva do sono) e actigrafia.
Como deve ser a abordagem terapêutica da insônia?
Deve ser graudal, retirando possíveis fatores contribuintes e controlando comorbidades. No entanto, poucos melhoram apenas com isso e necessitam de medidas comportamentais e/ou medicação, que só são indicadas após retirar fatores contribuintes.
Qual o tto da insônia de curto prazo?
Discutir o papel do estressor na gênese da insônia e orientar a transitoriedade do precesso e plano de acompanhamento caso não melhore. Além disso, se a insônia for grave ou o sofrimento for grande, pode-se usar uma medicação de curto prazo para ajudar na interferência diurna, visando minimizar o estressse psicológico e físico da insônia.
Quais as principais opções de tto para a insônia crônica? Quando indicar?
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a farmacoterapia. Usar após identificação e adequado manejo dos fatores precipitantes e perpetuadores.
Quais possíveis fatores precipitantes da insônia?
Qualquer um dos fatores de risco já citados.
Quais os possíveis fatores perpetuadores da insônia?
Ansiedade para dormir e outros hábitos.
Qual o tto inicial da insônia crônica?
TCC como terapia de 1a linha e a farmacoterapia se refratário ou impossibilidade de realizar a TCC. Podem ser usadas em conjunto quando houver grande ansiedade ou sintomas diurnos excessivos, porém visando a redução gradativa da dose do medicamento.
Qual a eficária da TCC e da farmacoterapia?
A TCC isolada ou em associação com a farmacoterapia como medidas INICIAIS se mostraram equivalentes entre si e superiores à farmacoterapia isolada, tanto em curto quanto em longo prazo.
O que é e como fazer a TCC para insônia crônica?
Aborda pensamentos e comportamentos que interferem no sono ideal. Os componentes incluem: estabelecer horário para dormir e acordar estáveis todos os dias da semana, redução do tempo na cama (aumentar a eficiência do sono, orientar evitar cochilos diurnos), incentivo a usar a cama apenas para dormir e fazer sexo (dormir apenas quando estiver com sono e sair da cama se ocorrer ansiedade durante impossibilidade de dormir), higiene do sono (evitar cochilar, limitar cafeína até o almoço, evitar nicotina, evitar exercício < 2h antes de dormir, ambiente silencioso e escuro, evitar verificar relógio, evitar grande refeição antes de dormir).