Lei de Execução Penal - LEP Flashcards
(81 cards)
PROC. PENAL. Discorra sobre a Classificação dos condenados e qual o órgão responsável:
Os condenados serão classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualização da execução penal.
A classificação será feita por Comissão Técnica de Classificação que elaborará o programa individualizador da pena privativa de liberdade adequada ao condenado ou preso provisório
A Comissão Técnica de Classificação, existente em cada estabelecimento, será presidida pelo diretor e composta, no mínimo, por 2 (dois) chefes de serviço, 1 (um) psiquiatra, 1 (um) psicólogo e 1 (um) assistente social, quando se tratar de condenado à pena privativa de liberdade.
PROC. PENAL. Todos os condenados à pena privativa de liberdade obrigatoriamente serão submetidos a um exame criminológico para a obtenção dos elementos necessários a uma adequada classificação e com vistas à individualização da execução.
Verdadeiro, em parte.
Porém apenas é obrigatório em regime FECHADO
Ao exame de que trata este artigo poderá ser submetido o condenado ao cumprimento da pena privativa de liberdade em regime semi-aberto.
PROC. CIVL. Pode o Estado entrevistar pessoas e requisitar, de repartições ou estabelecimentos privados, dados e informações a respeito do condenado para fins de individualização da pena.
Verdadeiro.
Através da Comissão Técnica de Classificação
PROC. PENAL. O preso será submetido a exame de DNA
Apenas em crimes dolosos, crimes contra a vida, contra a dignidade sexual
A amostra biológica coletada só poderá ser utilizada para o único e exclusivo fim de permitir a identificação pelo perfil genético, não estando autorizadas as práticas de fenotipagem genética ou de busca familiar
PROC. PENAL. É legítima a recusa do condenado em submeter-se ao procedimento de identificação do perfil genético
FALSO.
Constitui falta grave!
PROC. PENAL. É dever do estado dar assistência material e jurídica aos egressos do sistema penal
Verdadeiro
Art. 11. A assistência será: I - material;
II - à saúde;
III -jurídica;
IV - educacional;
V - social;
VI - religiosa.
PROC. PENAL. É vedado locais destinados a venda de produtos no presídio
Falso
O estabelecimento disporá de instalações e serviços que atendam aos presos nas suas necessidades pessoais, além de locais destinados à venda de produtos e objetos permitidos e não fornecidos pela Administração
PROC. PENAL. A assistência jurídica é destinada a todos presos e aos internados para constituir advogado.
F. Apenas os que não possuem recursos
A assistência jurídica é destinada aos presos e aos internados sem recursos financeiros para constituir advogado
Fora dos estabelecimentos penais, serão implementados Núcleos Especializados da Defensoria Pública para a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos réus, sentenciados em liberdade, egressos e seus familiares, sem recursos financeiros para constituir advogado
PROC. PENAL. A assistência ao egresso consiste:
I - na orientação e apoio para reintegrá-lo à vida em liberdade;
II - na concessão, se necessário, de alojamento e alimentação, em estabelecimento adequado, pelo prazo de____
2 meses
Prorrogável 1 única vez, se demonstrado empenho em arranjar emprego
PROC. PENAL. O trabalho do preso não está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho.
Verdadeiro
PROC. PENAL. O produto da remuneração pelo trabalho deverá atender:
a) à indenização dos danos causados pelo crime, desde que determinados judicialmente e não reparados por outros meios;
b) à assistência à família;
c) a pequenas despesas pessoais;
d) ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manutenção do condenado, em proporção a ser fixada e sem prejuízo da destinação prevista nas letras anteriores.
PROC. PENAL. A jornada normal de trabalho do preso não será inferior a ___ nem superior ___horas, com descanso nos domingos e feriados
6 e 8
PROC. PENAL. Qual modalidade de licitação na compra de bens ou produtos do trabalho prisional, quando não for possível ou recomendável realizar-se a venda a particulares?
Haverá dispensa de concorrência pública
PROC. PENAL. Quando é possível o trabalho externo do preso em regime fechado? E quais são as regras?
somente em serviço ou obras públicas realizadas por órgãos da Administração Direta ou Indireta, ou entidades privadas, desde que tomadas as cautelas contra a fuga e em favor da disciplina.
O limite máximo do número de presos será de 10% (dez por cento) do total de empregados na obra.
Caberá ao órgão da administração, à entidade ou à empresa empreiteira a remuneração desse trabalho.
A prestação de trabalho à entidade privada depende do consentimento expresso do preso.
Cumprimento mínimo de 1/6 da pena.
PROC. CIVIL. A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de ____da pena.
1/6
PROC. PENAL. Revogar-se-á a autorização de trabalho externo ao preso que…
vier a praticar fato definido como crime, for punido por falta grave, ou tiver comportamento contrário aos requisitos estabelecidos
PROC. PENAL. Discorra sobre as peculiaridades do trabalho prisional do preso provisório:
Para o preso provisório, o trabalho não é obrigatório e só poderá ser executado no interior do estabelecimento
Não cabe o Trabalho Externo
PROC. PENAL. Discorra sobre as peculiaridades do trabalho prisional do preso provisório:
Para o preso provisório, o trabalho não é obrigatório e só poderá ser executado no interior do estabelecimento
Não cabe o Trabalho Externo
PROC. PENAL. Mencione alguns direitos do preso:
II - atribuição de trabalho e sua remuneração;
III - Previdência Social;
IV - constituição de pecúlio;
V - proporcionalidade na distribuição do tempo para o trabalho, o descanso e a recreação;
VI - exercício das atividades profissionais, intelectuais, artísticas e desportivas anteriores, desde que compatíveis com a execução da pena;
VII - assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa;
VIII - proteção contra qualquer forma de sensacionalismo;
IX - entrevista pessoal e reservada com o advogado;
X - visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados; XI - chamamento nominal;
XII - igualdade de tratamento salvo quanto às exigências da individualização da pena; XIII - audiência especial com o diretor do estabelecimento;
XIV - representação e petição a qualquer autoridade em defesa de direito
XV - contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação que não comprometam a moral e os bons costumes.
XVI – atestado de pena a cumprir, emitido anualmente, sob pena da responsabilidade da autoridade judiciária competente
PROC. PENAL. É vedado o contato do preso com o mundo externo. Por exemplo: correspondência e celular
Falso em parte
Pode correspondência
Não pode celular (falta grave)
PROC. PENAL. Quais direitos do preso podem ser suspensos ou restringidos pelo juiz da execução Penal?
O direito de visita, O direito de proporcionalidade na distribuição do tempo para o trabalho descanso e recreação
O direito de contato com o exterior por meio de correspondência escrita
PROC. PENAL. É direito do preso à igualdade de tratamento, salvo as exigências da individualização da pena.
V
PROC. PENAL. Para condenar um preso por sanção disciplinar é necessário que
Não haverá falta nem sanção disciplinar sem expressa e anterior previsão legal ou regulamentar.
PROC. PENAL. Quais Sanções disciplinares são vedadas?
Emprego de cela escura, sanções coletivas, sanções que comprometam a integridade física e moral