LI4 Flashcards
LI4
Sabe-se que a presença de bactérias deteriorantes, como as
do gêneroPseudomonas spp.
– Os queijos de massa crua poderão ser comercializados…
sem cura (queijo minas frescal) ou curado por bactérias (meia-cura) ou por fungos (ex: gorgonzola).
os queijos de massa semicozida poderão ser considerados como de…
cura rápida (ex: gouda 1-2 meses) ou longa (cheddar 3 meses ou mais).
Já entre os queijos de massa cozidas, podemos destacar …
A muçarela.
O leite cru refrigerado deve ter densidade relativa a 15ºC/ 15ºC…
entre 1,028 (um inteiro e vinte e oito milésimos) e 1,034 (um inteiro e trinta e quatro milésimos);
A maturação do queijo gorgonzola termina quando a massa se torna…
macia, apresenta coloração amarela, intensa e extensa ramificação pelo desenvolvimento do micro-organismo, sabor ligeiramente picante e crosta rosada tendendo a rachar
Alguns defeitos de fabricação da manteiga são: casca com coloração amarela intensa (embalagem permeável a vapor d`água), pontos coloridos (bactérias, bolores e leveduras),…. - zonas brancas e amarelas (mal malaxagem ou mistura)
Marmorização
Queijo extra gordo ou duplo creme
Min 60% gordura
Queijo gordo
45 a 59,9% gordura
Queijo semi-gordo
25 a 44,9% de gordura
Queijo magro
10 a 24,9% gordura
Queijo desnatado
Menos de 10% gordura
A matéria-prima a ser utilizada para produção de leite em pó é o leite cru refrigerado, que será
clarificado, padronizado e pasteurizado,
Na fabricação de queijos a sinérese é promovida
pela menor espessura do corte, pH baixo, presença de íons cálcio, aumento da temperatura e mexedora da coalhada.
a mangueira coletora deve ser constituída de material atóxico e especificada para entrar em contato com alimentos e resistir ao sistema de higienização
Cleaning In Place - CIP, apresentar-se íntegra, internamente lisa e fazer parte dos equipamentos do veículo;
Entre as alterações mais comuns decorrentes do tratamento por UAT, destacam-se: inativação de enzimas, desnaturação e formação de
complexos (beta-lactoglobulina e k-caseína), reação de Maillard (escurecimento não enzimático), perda de vitaminas (10% do complexo B e quase a totalidade da vitamina C) e perda de aminoácidos.
Classificação das manteigas:
- manteiga extra ou de primeira qualidade. A principal diferença entre os produtos está no fato de que para o tipo extra se exige um creme classificado como extra, enquanto para a de primeira qualidade o creme poderá ser classificado como extra ou de primeira qualidade.
- manteiga comum ou de segunda qualidade. Nesses casos, poderá ser produzida utilizando creme classificado como extra ou de primeira qualidade ou segunda qualidade e permite-se a redução de acidez do creme quando seguida de pasteurização”.
titular do tanque de uso comunitário: é o produtor de leite, pessoa física ou jurídica, proprietário ou legalmente vinculado à propriedade rural onde está instalado o tanque de uso comunitário, devidamente inscrito em sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e……pelo cumprimento do disposto nesta Instrução Normativa”.
COrresponsável
A massa ácida para fabricação do requeijão pode ser obtida por diferentes maneiras:
fermentação láctica (Lactococcus lactis spp. lactis e Lactococcus lactis spp. cremoris), acidificação direta (adiciona-se 0,28% de ácido láctico 85% diluído em água (1:10) ao leite aquecido entre 80°C a 82°C, seguido de 10 minutos de repouso) ou enzimática, pela adição de renina
São considerados leites fermentados
o iogurte, o leite fermentado ou cultivado, o leite acidófilo ou acidofilado, o kumys, o kefir e a coalhada.
Produção de queijo muçarela. Então essa massa amorfa será submetida à filagem …….. utilizando uma massa ácida ……., que consiste em sovar a massa do queijo a cerca de ……. para que ela ganhe um aspecto de textura alongada, lembrando……. .
(80°C por 2 a 3 minutos)……(pH entre 5,1 e 5,4)……80°C…… fibras
Queijo muçarela. Depois de filada, a massa será enformada e, na sequência, desenformada. Após essa etapa, ela será salgada em salmoura ……. em temperatura de 7°C, embalada e mantida em câmaras para maturação durante ….. a 4°C até o momento da expedição”.
(aproximadamente 20%)……11 dias
– As falhas mais comuns durante o processamento do leite pasteurizado tipo A ou do pasteurizado consistem em
não atingir o binômio temperatura/tempo da pasteurização, na queima do leite pelo uso da temperatura muito elevada e na coagulação do leite nas tubulações em decorrência da utilização da matéria-prima de baixa qualidade, como o uso do leite instável não ácido (LINA).
A multiplicação de bolores na superfície e cristalização do doce de leite pode ocorrer devido a falhas de maior ocorrência, tornando-se aparente a partir de …. dias de estocagem do produto, sendo recomendado um menor percentual de açúcar e de glicose.
45