Linux e Windows Flashcards

(32 cards)

1
Q

CERTO OU ERRADO?
Windows é um software básico e fechado de 64 bits. Utiliza licença copyright. Diretório raiz (“C:\”)

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Exemplos de sistema de arquivos que organiza os dados no disco rígido do computador em Windows:

A

NTFS e FAT32

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Para o que serve as teclas:
Windows + S
Windows + TAB
Windows + Ctrl + D
Windows + V
Windows + N
Windows + E

A

Windows + S = Pesquisar (Search)
Windows + TAB (Abre visão de tarefas)
Windows + Ctrl + D (Cria área de trabalho)
Windows + V (Abre área de transferências)
Windows + N (Abre notificações)
Windows + E (Abre explorador de arquivos)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Exemplo de Prompt de comando:

A

CMD, TERMINAL, CONSOLE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é o REGEDIT?

A

Banco de dados de todo o Windows. Nele há informações do software, hardware, drivers, perfis e configurações

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

CERTO OU ERRADO? O diretório raiz do LINUX é (“C:\”) e do Windows é (“/“)

A

Errado. É o contrário

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Hardware é a parte física. Ex Mouse
Software é um programa. Ex: Windows

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O sistema operacional Windows tem seu kernel fechado, enquanto o Linux tem seu kernel aberto.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

É possível trocar de usuário no Windows sem a necessidade de finalizar todas as aplicações em execução.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Um software proprietário, como o Windows, pode ser alterado e modificado livremente pelo usuário.

A

ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A opção ‘Trocar de Usuário’ no Windows encerra a sessão atual e inicia uma nova sessão com o usuário selecionado.

A

ERRADO. ‘Trocar de Usuário’ permite alternar entre contas de usuário sem encerrar a sessão atual, mantendo as aplicações em execução na conta anterior. A opção Logoff que encerra

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

No Windows, o usuário administrador pode acessar e modificar arquivos de usuários convidados, mas os convidados não podem acessar os arquivos do administrador.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O Windows é um sistema operacional multitarefa, permitindo a execução de várias tarefas ao mesmo tempo.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O Shell é a interface que permite a comunicação entre o usuário e o kernel do sistema operacional.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

É recomendado acessar a internet pela conta de administrador, pois essa conta tem mais privilégios e segurança.

A

ERRADO. É mais seguro acessar a internet pela conta de convidado do que pela conta de administrador, pois a conta de administrador tem mais riscos devido aos privilégios elevados que ela possui.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O Windows é um sistema operacional que diferencia maiúsculas de minúsculas nos nomes de arquivos

A

ERRADO. O Windows não é case sensitive, ou seja, não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas nos nomes de arquivos.

17
Q

O bloco de notas é um acessório do sistema operacional Windows e permite salvar arquivos de texto.

A

CERTO. O bloco de notas é um acessório do Windows e é utilizado para criar e salvar arquivos de texto (.txt).

18
Q

É possível criar um ponto de restauração personalizado no Windows para voltar a uma configuração específica, caso necessário.

19
Q

A Restauração do Sistema no Windows apaga todos os arquivos e trabalhos recentes do usuário.

A

ERRADO. A Restauração do Sistema no Windows não apaga arquivos ou trabalhos recentes do usuário, apenas reverte as configurações do sistema para um ponto de restauração anterior.

20
Q

Ao restaurar o sistema para um ponto de restauração anterior, as configurações do Windows serão revertidas, mas os arquivos e trabalhos recentes não serão afetados.

21
Q

O nome de um arquivo no Windows pode conter quaisquer caracteres, inclusive símbolos e pontuações.

A

ERRADO. Existem restrições quanto aos caracteres permitidos para nomear arquivos no Windows, e alguns símbolos como asterisco, interrogação, barra invertida, entre outros, não são permitidos por serem caracteres reservados.

22
Q

O Desfragmentador do Windows organiza os arquivos fragmentados para melhorar o desempenho de leitura e abertura.

23
Q

A ferramenta Limpeza de Disco do Windows remove arquivos desnecessários e temporários para liberar espaço no disco rígido.

24
Q

O recurso ‘Tarefas Agendadas’ no Windows permite executar scripts, programas ou documentos em segundo plano, sem intervenção do usuário.

25
O recurso 'Hibernar' no Windows mantém o computador em um estado de baixo consumo de energia, permitindo retomar rapidamente as atividades sem perda de dados.
ERRADO. o recurso 'Suspender' coloca o computador em um estado de baixo consumo de energia (modo 'standby'), mantendo os dados e permitindo retomar as atividades rapidamente ao mexer o mouse ou pressionar uma tecla.
26
O recurso 'Hibernar' no Windows desliga o computador sem salvar o estado atual dos arquivos e programas abertos.
ERRADO. O recurso 'Hibernar' salva o estado atual dos arquivos e programas abertos no disco rígido antes de desligar o computador, permitindo que você retome de onde parou quando ligar novamente o computador.
27
O Windows não oferece nenhuma opção para criptografar pen drives ou discos rígidos externos, deixando esses dispositivos vulneráveis a acesso não autorizado.
ERRADO. O recurso 'BitLocker To Go' permite criptografar pen drives e discos rígidos externos no Windows, protegendo os dados nesses dispositivos contra acesso não autorizado em caso de perda ou roubo.
28
No Windows, é possível alternar entre contas de usuário diferentes sem encerrar a sessão atual, mantendo os programas e arquivos abertos.
CERTO
29
O Windows inclui uma ferramenta chamada 'BitLocker' que permite criptografar o disco rígido e dispositivos de armazenamento removíveis, protegendo os dados contra acesso não autorizado.
CERTO. Os recursos 'BitLocker' e 'BitLocker To Go', que permitem criptografar o disco rígido e dispositivos de armazenamento removíveis, respectivamente, por meio de senhas para evitar acesso não autorizado aos dados.
30
As configurações de energia no Windows permitem definir quando desligar o disco rígido, o monitor e suspender as atividades, visando economizar energia.
CERTO. É possível acessar as 'Opções de Energia' no Painel de Controle do Windows e ajustar configurações como quando desligar o disco rígido, o monitor e suspender as atividades, a fim de economizar energia.
31
Ao bloquear a tela no Windows, o computador fica totalmente protegido contra acesso não autorizado aos dados, mesmo que o disco rígido seja removido
ERRADO. Bloquear a tela no Windows apenas impede o acesso temporário aos dados, mas um invasor pode remover o disco rígido e acessar os dados por outros meios. A criptografia de disco é necessária para proteção mais robusta.
32