Macroeconomia Flashcards
(44 cards)
O que são politicas macro econômicas?
São ações do governo que buscam o equilibrio entre a oferta agregada e a demanda agregada.
Quais os principais objetivos das Politicas Macroeconomicas ?
Os principais objetivos são: o pleno emprego, estabilidade de preço, distribuição igualitaria de renda e crescimento e desenvolvimento economico.
como podem ser classificadas as P.M.?
Politica monetaria ,fiscal, cambial e comercial e renda
Oq e desemprego natural?
É o desemprego de uma economia aquecida que é o desejavel.
quais os tipos de desemprego natural?
desemprego friccional: quando o individuo sai a procura de outro emprego. Desenprego voluntario: a soma de individuos que nao aceitam trabalhar por um determinado salario.
oq sao as politicas fiscais?
são mecanismos que o governo dispõem a arrecadação de tributos e controle de despesas com a finalidade de equilibrio macroeconomico, distribuição de despesas e alocação de recursos.
oq é tributos?
toda prestação pecuniário e compulsória cobrada pelo estado.
quais os tipos de tributos?
Imposto: tributos cujo pagamentos são previstos em leis
taxas: vinculados a uma prestação de serviços
contribuição: voltados a melhorias ou destinação social.
oq é resultados do setor publico?
é a relação dos gastos publicos e tributos. é a capacidade do governo honrar seus compromissos com a população os credores.
O que é Resultado Primario?
É todos os gastos e receitas não financeiras do governo.
O que é Resultado Nominal?
É todos os gastos e despesas financeiras, incluindo juros, amortização da divida puplica, e outras despesas e receitas financeiras.
Como a divida publica pode ser financiada?
Emitindo títulos publicos
O que é Política Fiscal Restritiva, qual objetivo?
É quando o governo reduz os gastos públicos e aumenta a carga tributária. Faz isso para reduz o índice de inflação, fazendo com que o consumo das famílias e os investimentos das empresas reduzam.
Quais os contras da política fiscal restritiva?
gastos importantes do governo é reduzido e a economia desacelera. o aumento dos tributos tem limites(curva de laffer).
O que são dívida bruta e dívida líquida?
A Dívida Líquida do Setor Público demonstra todas as obrigações do setor público não financeiro: administrações diretas e indiretas do governo federal, estadual e municipal, Banco Central, Previdência Social e as empresas estatais não financeiras. Considera também os ativos e os passivos financeiros do Banco Central, inclusive as reservas internacionais e a base monetária (moeda em circulação). Já a dívida bruta não desconta as reservas do Banco Central e a base monetária
O que é Dívida Pública Mobiliária Federal Interna, ou Dívida Mobiliária Interna?
É a dívida pública caracterizada por ofertas públicas de títulos em leilão. Seus títulos negociados são as LTNs (Letras do Tesouro Nacional), as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B), as NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F) e as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro).
Em que consiste a política monetária?
Consiste no controle da quantidade de moeda, crédito e taxas de juros. Busca sempre o ajuste da liquidez da economia, manuseando a oferta de moeda de acordo com os interesses da autoridade monetária.
O que é política monetária expansionista?
É a política monetária usada para o aumento da liquidez, com redução das taxas de juros da economia, que, por sua vez, elevam a demanda por bens e serviços, aumentando a produção.
O que é redesconto?
É um instrumento de política monetária que consiste em empréstimos do Banco Central às instituições financeiras, quando há a demonstração de problemas em relação a sua liquidez e a sua solvência que possam ameaçar suas atividades e os depósitos de seus correntistas. Para política monetária expansionista, o Bacen reduz a alíquota de juros desse empréstimo; para a restritiva, ele aumenta.
O que é depósito compulsório?
Também chamado de recolhimento compulsório, é um instrumento de política monetária que consiste na retirada de uma parte dos depósitos realizados pelo público nos bancos, por meio do Banco Central. É utilizado em larga escala para o controle da liquidez, já que os bancos têm a possibilidade de multiplicar a moeda escritural (multiplicador monetário ou bancário).
Para política monetária expansionista, o Bacen reduz o volume (alíquota) dos recolhimentos; para restritiva, ele aumenta.
O que é open market?
open market (mercado aberto) é um instrumento de política monetária que consiste na compra e venda de títulos públicos (anteriormente emitidos pelo Tesouro Nacional) pelo Banco Central do Brasil. É o instrumento direto usado autoridade monetária para influenciar a taxa básica de juros da economia, a Selic.
Como funciona open market?
Quando o Banco Central pretende aumentar a liquidez do sistema bancário, recompra títulos que os bancos haviam adquirido anteriormente pelo Tesouro, com a operação compromissada doadora. Com isso, as instituições financeiras terão à disposição maiores recursos para os empréstimos interbancários, reduzindo a taxa média diária dessas operações (Selic Over Night). Como o custo da moeda acabará sendo reduzido, os bancos tendem a replicar essa queda nas operações ativas junto aos seus clientes, reduzindo, também, as demais taxas da economia.
Quando o Bacen quer diminuir a liquidez da economia, faz o inverso: vende seus títulos em carteira e retira moeda dos bancos, diminuindo a liquidez e elevando o custo das operações interbancárias. A taxa Selic é elevada, assim como as outras taxas de juros da economia.
Mas, o que é a Taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Na realidade, é a taxa média diária dos empréstimos entre bancos realizados com a garantia de títulos públicos. Um dos principais indicadores econômicos, a Selic é fixada periodicamente nas reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central).
O que é SELIC Overnight?
É literalmente, a taxa média diária dos empréstimos interbancários realizados com a garantia de títulos públicos.