Membrana Plasmática E Potencial Flashcards

(8 cards)

1
Q

O que é e do que é formada

A

• A membrana plasmática envolve todas as células, separando o meio intracelular do meio extracelular. Sua estrutura básica é composta por uma bicamada de fosfolipídios, com proteínas inseridas ou associadas a ela, e carboidratos ligados a proteínas e lipídios na superfície externa.
• Formam a bicamada lipídica, com a cabeça hidrofílica voltada para fora e as caudas hidrofóbicas para dentro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

permeabilidade seletiva

A

Acontece por conta de sua estrutura de bicamada lipídica, que cria uma barreira hidrofobica no interior da membrana, permitindo que apenas moléculas pequenas e lipossoluveis atravessem livremente.
Enquanto outras são transportadas por proteínas específicas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Transporte passivo

A

Difusão Simples: Movimento de substâncias pequenas, como gases (oxigênio, dióxido de carbono), de uma área de alta concentração para uma de baixa concentração, sem gasto de energia.
Osmose: Movimento de água de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada, através de uma membrana semipermeável, sem gasto de energia.
Difusão Facilitada: Utiliza proteínas carreadoras ou canais para ajudar a transportar substâncias, como glicose, de uma área de alta concentração para uma de baixa concentração, sem gasto de energia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Transporte ativo

A

Usa diretamente a energia do ATP para mover substâncias contra seu gradiente. Exemplo: a bomba de sódio-potássio, que mantém a concentração de íons dentro e fora da célula

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Celula polarizada

A

Possuem um meio interno negativo e outro meio externo positivo devido a uma diferença de concentração de ions

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é celula polarizada

A

Quando ela está pronta para responder a um estímulo, carga interna do neurônio é mais negativa que a externa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Potencial de ação

A

Alteração rápida na polaridade da tensão elétrica.
Polarização: célula está mais negativa internamente (mais K dentro) -70mV
Despolarização: canais de Na abrem e célula fica mais positiva internamente +30mV
Repolarização: canais de sódio se fecham e canais de potássio de abrem, para que a celula volte ao potencial de repouso

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Potencial limiar

A

É o valor mínimo de voltagem (Despolarização) que a membrana precisa atingir para desencadear um potencial de ação.
Entre -55 e -50mV

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly