Métodos de diagnóstico Flashcards
(19 cards)
Fotografia
Como funciona
Usos
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: A entrada da luz refletida no ambiente é controlada pelo diafragma, a luz é focalizada pela lente convergente e o sensor digital da câmera converte fótons em sinais elétricos, que será processado e armazenado.
Usos: Comparação de antes e depois em procedimentos, com foco nos estéticos; Registro patológicos; Telemedicina; Mostrar sintomas que aparecem aleatoriamente; Educação na saúde.
Vantagens: Método que não necessita de uma especialização para o manuseio da maquinaria; Acessível; Indolor; Não oferece riscos ao paciente.
Desvantagens: A qualidade depende daquele que manuseia a câmera e a qualidade dela; Os direitos de imagem podem ser violados, podendo levar a casos jurídicos.
Endoscopia
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Há diversos tipos de endoscopia, como: a de TGI superior, a de TGI inferior (também chamado de colonoscopia), a cistoscopia (exame urológico) e broncoscopia (acesso de vias aéreas). Todos eles utilizam um material chamado endoscópio, que consiste de um tubo flexível com uma fonte de luz e uma câmera acoplados em seu fim. A luz refletida no interior do paciente é capturada pela câmera e viaja por meio de fibra óptica para ser convertida em sinais elétricos, que serão processados pelo computador e a imagem será mostrada em sua tela.
Usos: Investigação de dores abdominais, azias, hematêmese e neoplasias. Além de ser um método de diagnóstico, é um método de tratamento, podendo ser usado para retirar objetos e para biópsias.
Tipo de imagem: Geralmente colorida
Vantagens: Não expõe o paciente a radiação.
Desvantagens: Invasivo, pode causar hemorragias ou perfurações, causa incômodo.
Laparoscopia
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Faz-se uma incisão no paciente, uma cânula libera CO2 para inflar o abdômen e na incisão se insere o laparoscópio, que é um tubo flexível com uma câmera e uma fonte de luz em sua extremidade. A luz refletida no interior do paciente é capturada pela câmera e viaja por meio de fibra óptica para ser convertida em sinais elétricos, que serão processados pelo computador e a imagem será mostrada em sua tela.
Usos: Investigação da área pélvica e abdominal, usado para o diagnóstico e tratamento de endometriose, neoplasias, fluídos abdominais e para a observação de intervenções cirúrgicas.
Tipo de imagem: Colorida ou preto e branco.
Vantagens: Há menos chances de infecção do que uma cirurgia aberta. Não utiliza radiações.
Desvantagens: Há chances de infecções, pode ocorrer perfurações ou hemorragias, é invasivo e pode causar incômodo.
Radiografia convencional
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Dentro do filamento que será responsável pela emissão de raio-x, há um polo negativo que, quando aquecido por uma corrente elétrica, libera um elétron. Esse elétron percorre do polo negativo para o positivo e gera energia em forma de calor e de radiação x. Esse raio-x atravessa o corpo do paciente, sendo absorvido em diferentes quantidades (a parte do corpo que mais absorve a radiação é o osso, em seguida a água, gordura e ar). A radiação que não foi absorvida vai de encontro de uma placa com cristais de prata fotossensíveis e a placa é queimada. Quanto mais a parte do corpo não é absorvida, mais o filme é queimado e mais negro fica a imagem, ou seja, o osso aparece em uma cor mais clara no filme graças ao seu alto grau de absorção.
Usos: Fraturas, corpos estranhos, infecções do trato respiratório e pneumoperitônio.
Tipo de imagem: Preto e branco.
Vantagens: Barato, visualização rápida, indolor.
Desvantagens: Uso de radiações ionizantes, imagem de qualidade menor comparada à digital, imagem não nítida.
Radiografia digital
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Dentro do filamento responsável por emitir o raio-x há um polo negativo que é aquecido por correntes elétricas e libera um elétron que irá em direção ao polo positivo e gera energia em forma de calor e radiação-x. Essa radiação passa pelo organismo do paciente e é absorvida de diferentes maneiras, sendo mais absorvida por certas partes (osso) do que outras (ar). O raio-x não absorvido vai de encontro com uma placa que transformará a radiação eletromagnética em sinais elétricos. Esse sinal elétrico é convertido posteriormente em bits e processado por um computador, que revelará a imagem.
Usos: Fraturas, corpos estranhos, infecções bacterianas do trato respiratório, pneumoperitônio.
Tipo de imagem: Preto e “branco”, de melhor qualidade se for comparar com a radiografia convencional.
Vantagens: Utiliza menos radiação do que a convencional, a imagem é mais nítida. É um método mais barato e mais rápido ao se comparar com outros métodos. Indolor.
Desvantagens: A imagem é de um só plano, há a exposição à radiação ionizante.
Fluoroscopia/Cateterismo cardíaco
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Insere-se um cateter pela artéria femoral ou radial e por ela é injetado um contraste iodado. O cateter é conduzido a partir da fluoroscopia, que é a utilização da radiação de forma sequencial para a formação de imagem como vídeo. A partir dessas imagens, pode-se observar a situação das paredes arteriais e do coração.
Usos: Observar as paredes arteriais e o coração, usado em pacientes com infarto, sem alterações no ECG e com insuficiência cardíaca.
Tipo de imagem: Preto e branco, em formato de vídeo.
Vantagens: Menos chances de infecção comparada à cirurgia aberta.
Desvantagens: Usa radiação ionizante; Pode causar hemorragias, arritmias, perfurações; O contraste iodado pode causar complicações na função renal, além da possibilidade do paciente ser alérgico ao iodo.
DXA
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Os ossos L1-L4 da lombar, do quadril ou do terço distal do punho são analisados por meio da dupla emissão de radiação. Essas duas emissões possuem energias diferentes, para que possa-se diferenciar os dados de absorção por tecidos moles dos por estruturas ósseas. Após eliminar os dados de absorbância dos tecidos moles, resta a densidade mineral óssea.
Usos: Avaliação de osteopenia e osteoporose.
Tipo de imagem: A imagem é de tons de cinza, pouco nítida. Geralmente vem com um gráfico.
Vantagens: Bom método de avaliação de densidade mineral óssea, sendo o padrão ouro. Indolor.
Desvantagens: Usa radiação ionizante.
Tomografia computadorizada
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: O mesmo princípio da radiografia, contudo, o emissor de raio-x rotaciona ao redor do paciente, tirando diversas radiografias sequenciais, formando uma imagem tridimensional que “fatia” o paciente.
Usos: Traumas complexos, malformações, neoplasias, hemorragias associadas a AVE.
Tipo de imagem: Preto e branco e tridimensional.
Vantagens: Uma imagem de maior qualidade, onde se pode observar mais detalhes. Indolor.
Desvantagens: Caro. Utilização de uma maior quantidade de radiação ionizante ao comparar com uma radiografia.
Cintilografia
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Aplicação de radionuclídeo no paciente, seja por via oral, venosa, subcutânea ou inalatória. Esse radionuclídeo se liga a uma estrutura biológica ativa, sendo escolhida a partir do evento fisiológico ou patológico analisado. O radiofármaco começa a decair e emitir radiação gama, que chega à câmara gama.
Na câmara gama, a radiação é concentrada pelo colimador e é transformada em luz pelos cristais de cintilação. Após isso, a luz chega ao fotomultiplicador e é convertida em pulso, sendo amplificado e transformado em sinais elétricos. Esses sinais elétricos são interpretados pelo computador e transformados em imagens (não anatômicas, mas como gráficos).
Usos: Metástase óssea, confirmação de infarto agudo do miocárdio e avaliação renal, pulmonar e cardíaca.
Tipo de imagem: Geralmente colorido, a parte mais avermelhada ou escura é a região que mais absorveu o radiofármaco. 2D
Vantagens: Não invasivo. Indolor.
Desvantagens: Uso de radiação ionizante. A imagem não é nítida.
SPECT
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Aplicação do radionuclídeo no paciente por via oral, subcutânea, venosa ou inalatória. O radiofármaco se liga a uma região biologicamente ativa, sua escolha depende de qual análise fisiológica ou patológica queira ser feita, e é absorvido de diferentes formas pela área. O radionuclídeo começa a decair em forma de radiação gama e vai de encontro a câmara gama, que, ao contrário da cintilografia, gira ao redor do paciente para que seja formada uma imagem tridimensional.
Na câmara gama, a radiação é concentrada pelo colimador e transformada em luz pelos cristais de cintilação. Após isso, o fotomultiplicador converte a luz em pulsos, amplifica-os e são tornados em sinais elétricos, que serão interpretados pelo computador e transformados em imagem.
Usos: Tumores cerebrais, AVE, doenças neuropsiquiátricas, demências.
Tipo de imagem: Imagens coloridas e de diversos ângulos.
Vantagens: Imagens de diversos ângulos. Indolor. Não invasivo.
Desvantagens: Utilização de radiação ionizante. Caro.
PET
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: É aplicado um radiofármaco com um isótopo radioativo. Ao entrar no corpo, ele começa a decair, liberando pósitrons, esses pósitrons entram em contato com os elétrons do organismo, causando uma aniquilação mútua. A partir da aniquilação, são emitidos dois feixes de radiação gama em mesmas direções, mas em sentidos opostos. Essa radiação gama entra em contato com os detectores de cintilação, que estão ao redor do paciente, e é transformada em luz. Essa luz é convertida em sinal elétrico pelo fotomultiplicador e interpretado pelo computador, formando a imagem.
Usos: Neoplasias, diagnósticos de distúrbios psicológicos, epilepsia, avaliação cardíaca.
Tipo de imagem: Imagem colorida 3D em fatias, pode-se observar de diversos ângulos.
Vantagens: Imagem mais detalhada. Indolor. Não invasivo.
Desvantagens: Caro. Uso de radiação ionizante.
Ressonância magnética
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: O paciente é colocado dentro de um tubo, que gera um campo magnético intenso e uniforme. Esse campo força os núcleos de hidrogênio do organismo se alinharem a ele, seja paralelamente ou antiparalelamente. Em segunda instância, uma bobina emite um pulso de radiofrequência, que excita os núcleos. Após o pulso ser desligado, os núcleos começam a relaxar e a partir disso é medido o tempo de relaxamento longitudinal (T1), que está relacionado ao tempo necessário para os hidrogênios se alinharem ao campo, e o tempo de relaxamento transversal (T2), que é o tempo necessário para que os hidrogênios percam coerência. A variação desses tempos determinam o tipo de tecido e a presença de edemas ou tumores.
Usos: Avaliação de doenças neurológicas, cartilagens, tendões, tumores, edemas ou infecções.
Tipo de imagem: Tons de cinza. Fatias
Vantagens: Preciso. Não utiliza radiação ionizante. Indolor. Não invasivo.
Desvantagens: Caro. Pode ser problemático para pessoas claustrofóbicas ou obesas.
Ecografia
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: O transdutor ou sonda atua como gerador e receptor de ondas chamadas de ultrassom (que possuem uma maior frequência ao comparar com as ondas audíveis ao ser humano). A partir dos cristais piezoelétricos, sinais elétricos são transformados em pulsos de ultrassom e parte desses pulsos são refletidos pelos diversos tecidos do corpo humano. Essa reflexão de ondas mecânicas, também conhecido como “eco”, volta com diferentes amplitudes. Os ecos são transformados novamente em ondas eletromagnéticas pelos cristais piezoelétricos e a partir de suas amplitudes, serão transformados em diferentes tons de cinza. Ou seja, uma reflexão “forte” será mais clara do que uma reflexão “fraca”.
Usos: Avaliação do feto na gravidez. Orientador para a biópsia, punção e acesso venoso.
Tipo de imagem: Tons de cinza. Não é nítido. Quanto maior a frequência, mais nítido. Quanto menor a frequência, maior a penetração.
Vantagens: Não usa radiação ionizante. Indolor. Não invasivo. Barato.
Desvantagens: A imagem não é nítida. Depende da qualidade do ultrassonografista. Há uma maior dificuldade quando o paciente possui uma grande deposição de gordura.
Dopplerfluxometria
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Utiliza do princípio de Doppler, que afirma que as ondas aparentam ter uma frequência maior ao se aproximar do visualizador e uma frequência menor ao se afastar. Esse princípio físico é aplicado na dopplerfluxometria ao usar um transdutor, que transformará sinais elétricos em ultrassom e emitirá essa onda mecânica na direção do fluxo sanguíneo do paciente. As ondas são refletidas pelas hemácias e, assim, consegue-se observar a intensidade, velocidade e direção do fluxo sanguíneo.
Usos: Avaliação da circulação sanguínea fetal e hepática. Diagnóstico de trombose.
Tipo de imagem: Tons de cinza, com coloração vermelha para um fluxo que vai de encontro ao transdutor e azul para um fluxo que vai em direção contrária ao transdutor. A imagem não é nítida.
Vantagens: Não utiliza radiação ionizante. Indolor. Não invasivo.
Desvantagens: Não é nítido. Depende da qualidade do examinador.
ECG
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: É colocado eletrodos no tórax e membros do paciente (a depender da variação, se for DI, DII, DIII, será respectivamente braço direito - braço esquerdo, braço direito - perna esquerda, braço esquerdo - perna esquerda; se for avR, avL e avF, será respectivamente braço direito, braço esquerdo e perna esquerda; se for V1, V2, V3, V4, V5 e V6, será nos espaços intercostais). Esses eletrodos captarão os sinais elétricos vindos do nó sinoatrial no coração, que viaja até o nó atrioventricular e pelas fibras de Purkinje.
Usos: Avaliação cardíaca.
Tipo de imagem: O gráfico possui normalmente a parte P (que representa a despolarização atrial), o complexo QRS (que representa a despolarização ventricular) e a parte T (repolarização ventricular).
Vantagens: Não utiliza radiação ionizante. Não invasivo. Indolor. Rápido. Barato.
Desvantagens: Presença de interferências. Necessita de correlação clínica. Algumas vezes doenças cardíacas não aparecem no ECG
EEG
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: É colocado eletrodos pelo couro cabeludo, num sistema de 10-20. Os eletrodos captam a corrente elétrica gerada pela soma do potencial pós-sináptico excitatório (que despolarizam a membrana), o EPSP, e o potencial pós-sináptico inibitório (que hiperpolariza a membrana), o IPSP. Essa corrente elétrica é ampliada pelos amplificadores e transformada em gráfico, permitindo a análise dos sinais elétricos cerebrais.
Usos: Diagnóstico de doenças neurológicas. Epilepsias e demências.
Tipo de imagem: As ondas observadas de menor para maior frequência são: Delta, Teta, Alfa e Beta.
Vantagens: Barato, indolor, não invasivo. Não utiliza radiação ionizante.
Desvantagens: Presença de artefatos e de interferências. Sua qualidade pode sofrer por eletrodos mal-posicionados e pacientes que se movem.
EEGq
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Os eletrodos, que são colocados no couro cabeludo, detectam os sinais elétricos emitidos pela soma dos potenciais pós-sináptico inibitório (ISPS) e excitatório (ESPS). Após esse sinal elétrico ser amplificado, ele é convertido em um gráfico pelo computador, que demonstra as áreas do córtex que emitiu determinada onda.
Usos: Problemas psiquiátricos, cognitivos e neurológicos. Epilepsias.
Tipo de imagem: Geralmente colorida, com as ondas variando de menor frequência (vermelho) para o de maior (azul). Sendo as ondas: Delta, Teta, Alfa e Beta.
Vantagens: Não invasivo. Indolor. Não utiliza radiação ionizante.
Desvantagens: Presença de artefatos e interferências. Precisa de um médico especializado para interpretá-las.
Eletroneuromiografia
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Estimulação elétrica dos nervos para avaliar a intensidade e amplitude da condução elétrica. A observação é feita a partir do terminal do nervo ou do músculo.
Usos: Neuropatias e miopatias relacionadas à condução nervosa.
Tipo de imagem: Sem imagem
Vantagens: Não usa radiação ionizante. Não invasivo.
Desvantagens: Depende do condutor do exame. Pode ser desconfortável ou dolorido.
Potencial evocado
Como funciona
Usos
Tipo de imagem
Vantagens
Desvantagens
Como funciona: Utilização de um estímulo enquanto há a vigia dos sinais elétricos cerebrais. Há o somatossensorial (estimulação sensível e a velocidade da via sensitiva até o córtex), motor (estimulação nervosa para a resposta muscular), auditivo (estimulação auditiva e medição dos sinais elétricos do cérebro) e visual (estimulação visual e a medição dos sinais elétricos do cérebro).
Usos: Avaliação de nervos de via sensorial ou motora.
Tipo de imagem: Não utiliza radiação ionizante.
Vantagens: Não utiliza radiação ionizante.
Desvantagens: Interferências e artefatos. Depende do operador e daquele que interpretará o exame.