n jnlm Flashcards

(42 cards)

1
Q

A política de desenvolvimento urbano, executada pelo __________, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das __________ da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes.

A

Poder Público municipal. Funções sociais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O plano diretor é aprovado pelo Executivo, não Legislativo.

A

ERRADO. (é aprovado pela Câmara Municipal).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O __________ é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.

A

Plano diretor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A propriedade urbana cumpre sua __________ quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no __________.

A

Função social. Plano diretor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O Município apenas poderá impor sanções ao proprietário de solo urbano com aproveitamento inadequado, caso conte com Plano diretor e lei específica para tal. O mesmo se aplica com relação ao exercício do direito de preempção.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A notificação feita pelo município ao proprietário para que promova o adequado aproveitamento de solo urbano dispensa averbação no cartório de registro de imóveis.

A

ERRADO. (deve ser averbada para que haja efeitos “erga omnes”, protegendo-se possíveis adquirentes de tal imóvel).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A transmissão do imóvel, posterior à data da notificação para que o proprietário promova o adequado aproveitamento de solo urbano, transfere as obrigações sem a interrupção de quaisquer prazos.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Não havendo o adequado aproveitamento de solo urbano após notificação feita ao proprietário, o __________ procederá à aplicação do IPTU __________, mediante a majoração da alíquota pelo prazo de __________. A alíquota máxima será de ___%.

A

Município. Progressivo no tempo. 5 anos consecutivos. 15.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O IPTU progressivo no tempo possui caráter __________ , é ato __________ do Município e a concessão de __________ ou de __________ em seu bojo está vedada.

A

Extrafiscal. Vinculado. Isenções ou de anistia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A desapropriação sanção é apenas uma faculdade do Município.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A desapropriação sanção é paga em dinheiro, tendo, inclusive, poder liberatório para pagamento de tributos.

A

ERRADO. (é paga em títulos da dívida pública e não tem compensação com tributos).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O Município procederá ao adequado aproveitamento do imóvel no prazo máximo de cinco anos, contado a partir da desapropriação sanção, da sua incorporação ao patrimônio público.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Desapropriação e limitações administrativas (tombamento, instituição de UCs etc) não são instrumentos da Política Urbana.

A

ERRADO. (são sim).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Usucapião especial urbana, direito de preempção, regularização fundiária e EIA são instrumentos da Política Urbana.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Compete __________ instituir diretrizes para desenvolvimento urbano.

A

À União.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Uma das diretrizes da Política urbana é a evitação de instalação de atividades que possam funcionar como polos geradores de tráfego, sem a previsão da infraestrutura correspondente.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O Estatuto das Cidades não prevê, como uma das diretrizes da Política urbana, a evitação de retenção especulativa de imóvel urbano, que resulte na sua subutilização ou não utilização.

A

ERRADO. (prevê sim).

18
Q

O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante __________ ou __________.

A

Loteamento ou desmembramento.

19
Q

Considera-se __________ o terreno servido de infraestrutura básica (equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, vias de circulação etc) cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo __________ ou lei municipal para a zona em que se situe.

A

Lote. Plano diretor.

20
Q

Constitui __________ de acesso controlado aquele cujo controle de acesso será regulamentado por ato do poder público Municipal, sendo vedado o impedimento de acesso aos não residentes, devidamente identificados ou cadastrados.

21
Q

Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos com declividade igual ou superior a __________, salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes.

22
Q

Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos onde as condições __________ não aconselham a edificação.

23
Q

O direito de __________ confere ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação __________ entre __________.

A

Preempção. Onerosa entre particulares.

24
Q

Com relação ao direito de __________, o proprietário deverá notificar sua intenção de alienar o imóvel, para que o município, no prazo máximo de __________, manifeste por escrito seu interesse em comprá-lo.

A

Preempção. 30 dias.

25
Lei municipal, baseada no __________, delimitará as áreas em que incidirá o direito de preempção e fixará prazo de vigência, não superior a __________, renovável a partir de um ano após o decurso do prazo inicial de vigência.
Plano diretor. 5 anos.
26
Aquele que possuir como sua área urbana de até __________, por __________ anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o __________, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. Usucapião __________ urbana.
250 m². 5. Domínio. Especial.
27
Com relação a usucapião especial urbana, o __________ continua, de pleno direito, a posse de seu antecessor, desde que já resida no imóvel por ocasião da abertura da sucessão. É a "sucessio possessionis".
Herdeiro legítimo.
28
Não se admite a mera "acessio possessionis" na usucapião especial urbana.
CERTO. (ela só é admitida na modalidade coletiva).
29
Os núcleos urbanos informais existentes sem oposição há __________ e cuja área total dividida pelo número de possuidores seja __________ por possuidor são suscetíveis de serem usucapidos coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
Mais de 5 anos. Inferior a 250 m².
30
O possuidor pode, para fins de usucapião coletiva urbana, acrescentar sua posse à de seu antecessor, contanto que ambas sejam contínuas. É a possibilidade da "acessio possessionis".
CERTO.
31
A usucapião especial de imóvel urbano poderá ser invocada como matéria de defesa, valendo a __________ que a reconhecer como __________ para registro no cartório de registro de imóveis.
Sentença. Título.
32
As desapropriações de imóveis urbanos serão feitas com __________ em __________. No entanto, em se tratando de desapropriação-sanção, a indenização será feita com pagamento mediante __________ de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até __________
Prévia e justa indenização. Dinheiro. Títulos da dívida pública. 10 anos.
33
34
A Reurb-___ (de interesse social) é __________ aplicável aos __________ ocupados predominantemente por __________, assim declarados em ato do Poder Público municipal ou distrital. Difere, assim, da Reurb- ___ (de interesse __________).
S. Regularização fundiária. Núcleos urbanos informais. População de baixa renda. E. Específico.
35
A legitimação de posse é instrumento de __________ por meio do qual o poder público confere título a ocupante de imóvel urbano PARTICULAR, reconhecendo a posse do imóvel objeto da Reurb, sendo o respectivo título conversível em __________ após cinco anos de seu registro.
Regularização fundiária. Direito real de propriedade.
36
A __________ é instrumento de regularização fundiária por meio do qual o poder público outorga a ocupante de núcleo urbano informal consolidado o direito real de propriedade sobre área pública ou privada. É forma __________ do direito real de propriedade.
Legitimação fundiária. Originária de aquisição.
37
Na __________ de imóveis públicos, a Administração e suas entidades, quando titulares do domínio, ficam AUTORIZADOS a reconhecer o direito de propriedade aos ocupantes do __________ regularizado por meio da __________.
Reurb-S. Núcleo urbano informal. Legitimação fundiária.
38
Constatada a existência de núcleo urbano informal situado em APP ou em área de UC de uso sustentável ou de proteção de mananciais, torna-se obrigatória a elaboração de estudos técnicos, no âmbito da Reurb, que justifiquem as melhorias ambientais em relação à situação de ocupação informal anterior.
CERTO.
39
Os municípios têm o poder-dever de regularizar loteamentos privados, irregulares ou clandestinos, implantando a infraestrutura essencial prevista na legislação urbanística. Nesse caso, o ente deverá pleitear o ressarcimento de tais custos do responsável direto.
CERTO.
40
É solidária a responsabilidade do Município pela execução das obras de infraestrutura indispensáveis à regularização de loteamentos clandestinos, sem prejuízo de ação regressiva em face dos empreendedores.
ERRADO. (é subsidiária).
41
42