Neurônios e células da glia Flashcards
(16 cards)
Como podem ser classificados os neurônios?
- Número de neuritos: unipolar, bipolar ou multipolar.
- Estrutura dendrítica: células piramidais ou estreladas.
- Função: neurônios sensoriais, motores ou interneurônios.
- Expressão genética: tipos específicos de neurotransmissores que utilizam
Qual a função das células da glia e os principais tipos?
As células gliais desempenham papéis de suporte no cérebro. Temos como exemplos os astrócitos, oligodendrócitos e células de Schwann e micróglia
Quais as funções dos astrócitos?
Suporte estrutural e metabólico (nutrientes e removem resíduos), regulação da barreira hematoencefálica pela interação com os capilares sanguíneos, homeostase do meio extracelular (regulam a concentração de K+ extracelular, prevenindo a hiperexcitabilidade neuronal), modulação da transmissão sináptica (tripartite sinapse e regulação de neurotransmissores no espaço sináptico), resposta à lesões e inflamação (cicatriz glial), modulação da plasticidade e neurogênese.
Qual a função dos oligodendrócitos?
Eles fornecem as camadas que formam a bainha de mielina dos axônios
Quais as semelhanças entre os oligodendrócitos e as células de Schwann?
Formam a bainha de mielina que isola os amônios e aumenta a velocidade da condução dos impulsos nervosos. Tem papel fundamental no suporte e na proteção dos neurônios.
Quais as diferenças entre os oligodendrócitos e as células de Schwann?
Cada oligodendrócito pode mielinizar múltiplos axônios no SNC, enquanto cada célula de Schwann mieliniza apenas um axônio no SNP. A capacidade regenerativa dos oligodendrócitos é menor do que das células de Schwann.
Ex: esclerose múltipla é uma doença que afeta os oligodendrócitos e Guillain Barre afeta as células de Schwann
Qual a função das células ependimárias?
Revestimento dos ventrículos cerebrais e do canal central da medula auxiliando na produção (plexo coroide) e circulação do LCR; ajudam a guiar a migração dos neurônios recém-formados, nicho de células-tronco neurais (auxilia a formação de novos neurônios)
Qual a função da micróglia?
Atuam como fagócitos do sistema nervoso central (SNC), removendo detritos celulares e participando da remodelação das conexões sinápticas. São ativadas em resposta à lesões e infecções, liberam citrinas pró e anti-inflamatórias, remodelação sináptica
Cite exemplos de doenças que podem estar relacionadas com a função da micróglia
Alterações na função da micróglia podem estar associadas a transtornos como depressão, esquizofrenia e autismo. Em alguns casos, uma ativação excessiva da micróglia pode contribuir para a degeneração neuronal e inflamação crônica no cérebro.
O que é potencial de repouso?
A diferença de potencial elétrico entre o meio intracelular e o extracelular da membrana neuronal
Quais os fatores que influenciam o potencial de repouso?
- Fluidos intra e extracelulares: água e íons (K⁺), (Na⁺) e (Cl⁻).
- Membrana fosfolipídica: barreira semipermeável aos íons.
- Proteínas de membrana: canais iônicos e bombas de íons (entrada e saída)
Quais os processos físicos que regulam a movimentação iônica na membrana neuronal?
Difusão: íons se movem de uma área de maior concentração para uma de menor concentração.
- Força elétrica: Íons carregados positivamente e negativamente são atraídos ou repelidos com base no campo elétrico da membrana.
O que é a equação de Nernst e qual a relação com o potencial de equilíbrio para um íon?
Equação de Nernst permite calcular o potencial de equilíbrio para um único tipo de íon. O potencial de equilíbrio é o valor em que a força elétrica e a força de difusão sobre o íon se equilibram, ou seja, a quantidade de íons entrando e saindo da célula é igual. Ex: Se E-ion for positivo, significa que o íon tende a entrar na célula para equilibrar a carga. Se E-ion for negativo, significa que o íon tende a sair da célula.
Como a bomba de sódio-potássio mantém o potencial de repouso do neurônio?
No potencial de repouso, o interior da célula é negativo em relação ao exterior devido à alta concentração de K⁺ dentro do neurônio e Na⁺ fora do neurônio. A permeabilidade da membrana é maior para K⁺, permitindo que ele saia lentamente da célula. A bomba de sódio-potássio (Na⁺/K⁺-ATPase) mantém esse gradiente ao bombear 3 Na⁺ para fora e 2 K⁺ para dentro.
Como ocorre a despolarização de um neurônio?
Quando um estímulo atinge o neurônio, canais iônicos específicos de sódio voltagem-dependentes começam a abrir.
Íons Na⁺ entram rapidamente na célula devido ao gradiente eletroquímico, reduzindo carga negativa dentro da célula, tornando o potencial da membrana menos negativo (exemplo: de -65 mV para -40 mV). Se a despolarização alcançar o potencial limiar (aproximadamente -55 mV), um potencial de ação será disparado - “tudo ou nada”. Quando muitos canais de Na⁺ são ativados, a membrana continua se despolarizando até atingir cerca de +30 mV.
Nesse ponto, os canais de Na⁺ começam a se fechar, e os canais de K⁺ voltagem-dependentes se abrem, permitindo a saída de potássio.
Essa mudança de permeabilidade inicia a repolarização da célula.