parasito Flashcards
(20 cards)
Conforme classificação de acordo com a localização, sugerida pela OMS, defina infestação.
Localização parasitária na superfície externa (ectoparasitas)
Conforme classificação de acordo com a localização, sugerida pela OMS, defina infecção.
Localização interna parasitária (endoparasitas)
Tipos de parasitismo
acidental errático obrigatório proteliano facultativo
Quando o parasita é encontrado em um hospedeiro anormal do que é esperado, e não evolui nele.
acidental
Se o parasita se encontra fora do seu habitat normal,
errático
é o tipo básico de parasitismo, onde o parasita é incapaz de sobreviver sem seu hospedeiro.
obrigatório
expressa uma forma de parasitismo exclusiva de estágios larvares, sendo o estágio adulto de vida livre. (larvas de moscas produtoras de miíases)
Proteliano
Pode ter um ciclo em sua íntegra de vida livre e opcionalmente pode ser encontrada em estado parasitário. (moscas que normalmente se desenvolvem em materiais orgânicos em decomposição no solo, podem sob determinadas condições, parasitar tecidos em necrose)
Facultativo
Quando o parasita se reproduz no hospedeiro, de forma SEXUADA ou é encontrado em estágio adulto.
Hospedeiro definitivo
Quando o parasita no hospedeiro só se reproduz de forma ASSEXUADA ou se encontra EXLUSIVAMENTE sob forma larval (helmintos)
Hospedeiro Intermediário
Hospedeiro intermediário no qual o parasito não sofre desenvolvimento e em alguns deles permanece encistado até ser ingerido pelo hospedeiro definitivo. serve como transporte.
Hospedeiro paratênico
Verdadeiro ou falso
Os adultos da Trichinella spiralis são encontrados penetrando a mucosa do intestino delgado de suínos, carnívoros e do homem.
verdadeiro
Como ocorre a contaminação por triquinelose?
ingestão de carne de porco ou urso mal cozida ou crua.
Os doentes humanos podem apresentar edema periorbital, mialgia, mialgia, gastroenterite, conjuntivite, pruridos e erupções cutâneas. A eosinofilia normalmente excede 20%
Triquinelose
São responsáveis por disparar diferentes tipos de resposta imune por parte do hospedeiro. Hospedeiro reage provocando eliminação das larvas infectantes pela reação de hipersensibilidade. Estabelece quadro de eosinofilia, sendo este uma das mais importantes respostas do hospedeiro ao parasito.
Helmintos
O hospedeiro obrigatoriamente tem apenas a resposta imune mediada por linfócitos Th1 para se proteger, com participação do interferon alfa (IFN-a), interleucina tipo 2 (IL-2) e células natural killer (NK).
Protozoários
Insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes…
Sabe-se que a saliva do carrapato tem a capacidade de ação inibitória sobre o sistema complemento e/ou sistema de coagulação do hospedeiro, sendo a resposta mediada por linfócitos Th-2.
artópodes
No ciclo evolutivo a fêmea permanece fixa no hospedeiro até a fertilização. Alimentação vai de moderada a intensa. Acasalamento ocorre no hospedeiro, o macho busca a fêmea. Após fecundada e ingurgitada, se desprende do hospedeiro, cai ao solo e busca lugar para ovipostura, que ao terminar a fêmea morre.
Família Ixodidae
Quais os 3 tipos de ciclos biológicos dos carrapatos da família Ixodidae?
Ciclo monoxeno (fases de larva, ninfa e adulto no hospedeiro) Ciclo dioxeno (fase de larva e ninfa em um hospedeiro e adulto em outro) nenhum no BR apresenta este ciclo Ciclo trioxeno (3 hospedeiros, um para cada fase)
Transmite Babesia canis, Hepatozzon canis e Ehrlichia canis. Ciclo trioxeno. Geotropismo negativo (ao sair do hospedeiro procura lugar alto)
Rhipicephalus sanguineus.