Pé diabético Flashcards
(45 cards)
__ _______ é o termo utilizado para nomear as diversas alterações e complicações ocorridas, nos membros inferiores dos diabéticos.
Pé Diabético.
O Pé Diabético é caracterizado pela presença de pelo menos uma das seguintes alterações que podem ocorrer no pé do paciente portador de diabetes:
Neurológicas (neuropatia), ortopédicas, vasculares (DAOP) e infecciosas.
Todos os diabéticos devem ter seus pés ______ em todas as consultas de saúde.
Examinados.
A avaliação periódica da sensibilidade plantar ao ________ é necessária em todos os diabéticos para estadiamento e classificação de ____.
Monofilamento; Risco.
Existem duas teorias para explicar o desencadeamento da neuropatia no diabético. A teoria _____ e a teoria ______.
Vascular; Bioquímica.
A teoria ______ afirma que a microangiopatia (obstrução da microcirculação) da vasa nervorum (vasos que irrigam o nervo) levaria a isquemia, que causaria a lesão do _____.
Vascular; Nervo.
A teoria _______ afirma que o aumento de substâncias tóxicas (sorbitol e frutose) e a depleção de mionisitol causariam lesão no nervo (células de Schwann).
Bioquímica.
A neuropatia ______-_______ acarreta perda gradual da sensibilidade tátil e dolorosa que torna os pés vulneráveis a trauma, denominada perda da sensação protetora.
Sensitivo-Motora.
A Neuropatia sensitivo-motora também gera a _____ da musculatura intrínseca do pé, causando desequilíbrio entre músculos flexores e extensores, desencadeando ________ osteoarticulares (dedos em garra, martelo, joanete, dedos sobrepostos).
Atrofia; Deformidades.
Tais deformidades causadas pela neuropatia sensitivo-motora, acabam levando a ________ local (calo), devido a sobrecarga dessas regiões dos pés (alteração nos pontos de pressão ao pisar). Que com a contínua deambulação evolui para _____.
Hiperceratose; Ulceração.
A perda da integridade da pele nas complicações causadas pelo pé diabético (úlceras, hiperceratose), cria uma porta de entrada para o desenvolvimento de _______, que podem evoluir para ______.
Infecções; Amputação.
A Neuropatia ______, reduz a nutrição arterial dos tecidos e também causa ________, que gera o ressecamento da pele, culminando com a formação de fissuras, que à semelhança das úlceras crônicas, se constituem em importantes portas de entrada para _____.
Autonômica; Anidrose (paciente não sua); Infecções.
A lesão da inervação simpática dos membros inferiores é conhecida como ____-________ do diabético. Que gera alterações do tônus vascular (diminuição da nutrição dos tecidos) e anidrose (ressecamento da pele, com formação de fissuras).
Auto-simpatectomia.
Deve-se fazer sempre a pesquisa pelo mecanismo da lesão. Que pode ser: trauma _____, trauma ______, fissura ______.
Direto; Repetitivo; Infectada.
A fisiopatologia do Pé Diabético envolve: alterações _____, neuropatia ______ e neuropatia ______-_____.
Vasculares; Autonômica; Sensitivo-Motora.
O paciente diabético não sente a maneira como pisa, e geralmente pisa com o ______, uma região mais frágil com maior número de elementos ósseos, facilitando a abertura de _____.
Antepé; Úlceras.
Úlcera ______, é indolor, com pulsos presentes (fluxo sanguíneo presente), calosidades (hiperceratose), pele seca (anidrose), secreções presentes (forma gangrena úmida).
Neuropática.
Úlcera ______, é dolorida, com pulsos ausentes (sem fluxo sanguíneo/diminuído), unhas atrofiadas (falta de irrigação sanguínea), palidez, Não exsudativa (forma gangrena seca, sem secreções).
Isquêmica.
O exame para rastreio do pé diabético compreende os exames _______ e _______.
Neurológico e vascular.
O exame do pé diabético inicia pela ______ em busca de úlceras ou deformidades (sapato do paciente), avaliando também região interdigital (micose/frieira). Segue-se o exame por _______ dos pulsos (a. pediosas e tibiais posteriores), depois faz-se o ______ ______-______ para pacientes com mais de 50 anos.
Inspeção; Palpação; Índice tornozelo-braquial.
O teste do _______ avalia a sensibilidade protetora do pé. E se o paciente der positivo para o teste, ele possui 3x mais chances de desenvolver ______.
Monofilamento 10g; Úlceras. Avaliando então se o paciente possui baixo ou alto risco de desenvolver úlceras.
A avaliação da sensibilidade _______ pode ser feita com um diapasão de 128 Hz. A sensibilidade _____ também pode ser pesquisa, e por fim a sensibilidade _____ é pesquisada por meio da utilização de palitos japoneses (com pontas, uma grossa e uma fina), sobre os dedos do paciente. São utilizados para avaliar a sensibilidade do pé do paciente.
Vibratória; Térmica; Dolorosa.
Os reflexos _____ e _____ podem estar ausentes no paciente com neuropatia diabética.
Aquileu; Patelar.
Quais são os principais sinais clínicos precoces da neuropatia sensitiva (diabética), sem necessariamente a presença de lesões.
Hipoestesia (diminuição da sensibilidade), parestesias (formigamento), dor (em queimação) intensa sem causa aparente, perda da sensibilidade vibratória.