Perguntas de Exame Flashcards
(379 cards)
Os superantigénios são moléculas que provocam a ligação direta de células T a macrófagos não ativados por processamento de antigénios, desencadeando uma resposta de produção de citocinas em excesso.
V
Os microrganismos psicotolerantes distinguem-se dos psicrófilos por serem capazes de manter taxas de crescimento superiores a baixas temperaturas.
F
O género Strptomyces inclui espécies produtoras de antibióticos e pertence ao grupo dos Actinomycetes que são bactérias gram positivas com conteúdo elevado de G+C no seu genoma.
V
As endotoxinas bacterianas funcionam através de um mecanismo de internalização na célula alvo, que liberta a componente ativa no citoplasma permitindo a sua ação.
V
A produção de cápsulas de ácido hialurónico, a inibição da fusão fagossoma-lisossoma e a variação antigénica são mecanismos bacterianos de evasão às defesas do hospedeiro.
V
A toxina diférica é apenas produzida por estirpes lisogénicas de Corynebacterium diphtheriae durante a passagem de ciclo lisogénico a ciclo lítico.
F
A fase exponencial de uma curva de crescimento pode apresentar uma duração variável consoante a capacidade nutricional do meio de cultura.
V
Um microrganismo aeróbio facultativo não requer oxigénio mas cresce melhor na sua presença porque passa a utilizar um metabolismo aeróbio.
V
A designação de extremófilos é apenas aplicada a microrganismos capazes de crescer a temperaturas ou concentrações salinas muito elevadas.
F
Na infeção intracelular por Listeria monocytogenes a produção do nucleador de actina é essencial para garantir a desorganização estrutural e lise do fagossoma.
V
A bacitracina e a cicloserina são antibióticos que interferem com a fase citosólica da síntese de peptidoglicanos.
F
A coenzima B e a coenzima M são específicas de árqueas, funcionando a primeira como elemento chave para permitir a interligação entre a metanogénese e a biossíntese de acetil CoA.
V
Embora o grau de dependência possa variar nos virus, todos dependem do sistema de tradução do hospedeiro para síntese das suas proteínas.
V
Os septos complexos dos Basidiomycota não permitem o trânsito de núcleos entre segmentos do micélio garantindo assim a manutenção do estado dicariótico.
V
O influxo de K+ associado ao seu antiporte com H+ é um mecanismo de homeostasia procariota que permite acidificar o citoplasma em meios alcalinos.
F
A expressão dos genes de virulência numa bactéria patogénica, sejam plasmídicos ou cromossomais, pode ser reguladas por fatores ambientais como a temperatura.
V
Os aminoglicósidos, as tetraciclinas e o cloranfenicol são antibióticos que inibem a síntese proteica, pertecendo os dois primeiros ao grupo dos inibidores 30S e o último ao grupo dos inibidores 50S.
V
Ainda que os antiséticos e os desinfetantes tenham mecanismos de ação comuns, apenas os primeiros devem ser utilizados em humanos.
V
A fixação do CO2 em árqueas autotróficas pode ser efetuada pelo ciclo de calvin, pela via reversa do cilco dos ácidos tricarboxílicos ou pela via do acetil CoA.
V
A deteção de grupos funcionais de procariotas pode ser efetuada por FISH com de sondas oligonucleotídicas definidas com base na comparação de sequências de rRNA 16S.
V
A quinolonas e a novobiocina são antibióticos que atuam a nível da síntese de DNA por inibiçãoda DNA girase.
V
A presença de um genoma de ssRNA (+), a produção de transcriptase reversa, a existência de um invólucro e a capacidade de integração no genoma do hospedeiro são características encontradas nos retrovírus
V
Nas bactérias acidófilas os mecanismos de homeostasia de pH envolvem a inversão do potencial de membrana e bombas de influxo ativo de potássio.
V
A adição aos meios de cultura de indicadores de pH com zonas de viragem na faixa ácida é uma estratégia que permite neutralizar os efeitos de acidificação resultantes do metabolismo microbiano.
F