Prova 1 - Moeda e suas funções Flashcards
(36 cards)
Quais são as 3 funções da moeda?
São: Intermediárias nas trocas, reserva de valor e unidades de conta.
Para que serve a função de intermediária nas trocas da Moeda?
Com o crescimento das sociedades, a função de ser intermediárias nas trocas servem para simplificar as trocas na sociedade capitalista e é uma função básica da moeda, visto que é um meio de pagamento de aceitação geral que permite que compras e vendas ocorram em datas e horários diferentes, ou seja, quero comprar um guarda-chuva e pago com moeda, quem me vendeu o guarda-chuva pega a moeda e compra o que quiser quando quiser.
Elabore sobre a função de unidade de conta da moeda.
Estabelece-se uma unidade de medida monetária que será a moeda corrente dessa economia, assim, a moeda define os valores dos produtos/serviços ou transações,etc. Expressa a ideia de que o valor da quantidade de moeda que é capaz de liquidar uma dívida em contrato futuro, possuirá a mesma capacidade de compra no presente (aproximadamente), por isso, deve ser estável.
Elabore sobre a função de reserva de valor da moeda.
A função reserva de valor está associada a preferência pela liquidez. Quer dizer que o indivíduo pode optar por reter moeda por longos períodos sem ter custos e sem perder valor. Economias inflacionárias perdem esta função pois perderiam poder de compra com o tempo.
Para empenhar suas funções, quais são as características da moeda?
A moeda possui características físicas e econômicas para desempenhar suas funções. Deve ser divisível para que possa ser fracionadas e operar em pequenas trocas/transações. Deve possuir durabilidade e inalterabilidade, ou seja, ser difícil de falsificar para obter lastro e durável para manter suas características físicas. Deve ser manuseável e transportável para que não dificulte as trocas e aumente custos de transação. E por último, deve possuir custo de estocagem tendente a zero.
As características da moeda garantem que ela desempenhe suas funções?
Não. Se a moeda possuir essas características ela está apta a desempenhar, mas não garante. Um exemplo seria na hiperinflação dos anos 90 no Brasil, onde a moeda perdeu sua função de reserva de valor e consequentemente de unidade de conta por conta da inflação de 3% ao dia, sendo utilizada somente como meio de troca. Isso ocorreu pois não havia estabilidade da moeda, logo não era confiável.
O que são os meios de pagamento?
São os ativos em plena liquidez possuídos pelo público que servem para liquidar compromissos a qualquer momento. Por isso, são mais do que apenas papel-moeda em poder público (PMPP), englobam também os depósitos a vista nos bancos comerciais.
O que é a moeda manual?
É a quantidade de recursos emitidos pelo Bacen que se encontra nas mãos do público não bancário, fora do sistema.
O que são os depósitos a vista?
São depósitos do público em bancos comercias e somente eles estão autorizados a captar esses DV’s. São usados para liquidar pagamentos.
O que são ativos com plena liquidez?
Os meios de pagamento (PMPP + DVBC) são ativos com plena liquidez, isto é, desempenham em
sua plenitude a função reserva de valor e podem, em qualquer momento, liquidar dívidas estabelecidas
em contratos formais ou obrigações advindas de transações realizadas em mercados à vista. Todo ativo que possui essas características especiais é considerado moeda. A liquidez, portanto, é o atributo que
qualquer ativo possui, em maior ou menor grau, de (i) conservar valor ao longo tempo e (ii) ser capaz de
liquidar dívidas.
O que são os agregados monetários?
Servem para acompanhar a moeda e seu comportamento. Exemplo disso, é para avaliar a força dos agentes econômicos para gerar inflação devido sua capacidade de demanda.
O que é o agregado Base Monetária (B)? E o agregado Reserva Total/Técnica ou Encaixe Total/Técnico (Et)?
A base monetária é a variável que explica a liquidez da economia, é formada por papel moeda em poder público e reservas totais/reservas técnicas. O encaixe técnico são os recursos disponibilizados/mantidos pelos bancos comerciais para honrarem seus compromissos com o público.
O que é encaixe compulsório? O que é encaixe voluntário?
A reserva compulsória é determinada pela autoridade monetária que estabelece o percentual de depósitos à vista a serem recolhidos para o Bacen. A reserva voluntária são recursos mantidos pelo próprio banco para cobrir diferenças entre saques e depósitos que possam ocorrer. O objetivo é mostrar ao público que os bancos são capazes de liquidar seus compromissos, evitando incertezas e pânico.
O que é o multiplicador monetário?
A quantidade ofertada de base monetária é estabelecida pelo Banco Central. A demanda pela base é realizada
pelo público e pelos bancos. Os bancos demandam base pela necessidade de manter reservas (encaixes). O público demanda base para transformá-la em meios de pagamento. A questão relevante é que a quantidade total
de meios de pagamento é um múltiplo da base monetária. A explicação para esse fato é que não é somente o
Banco Central que cria meios de pagamento, os bancos comerciais também o fazem. Sendo assim, pode-se definir o multiplicador monetário, que é a razão meios de pagamento/base monetária que é positiva e, em geral,
maior que 1 (um).
Quais são as funções do Bacen?
São: Emissor de moeda, onde coloca moeda em circulação para os BC’s e regulador da liquidez onde controla a quantidade de moeda em circulação, visto que busca a melhor situação para a economia, regula através dos agregados. É também fiscalizador do sistema, visto que adota normas para regularizar operações e supervisiona os negócios para proteger os clientes e garantir a solvência dos bancos comerciais. Também age como Banqueiro dos Bancos onde financia os bc’s para evitar crises financeiras e é o emprestados de última instância em casos de insolvência. E por fim, depositário de reservar internacionais visto que detém grande parte das reservas internacionais e é responsável por políticas cambiais.
O que define a Teoria Quantitativa da Moeda?
A TQM estabelece que os preços variam diretamente com a quantidade
de moeda em circulação, ou seja, mudanças no estoque de moeda não tem efeito sobre variáveis reais, apenas uma mudança proporcional nos preços dos bens e serviços.
Quais os pressupostos da TQM?
A igualdade MV=PQ aponta para uma economia em equilíbrio (pleno emprego dos fatores de produção);
Essa economia não possui inflação, visto que salário real não aumenta;
Quantidade é constante visto que age de acordo com a Lei de Say, toda oferta cria sua própria demanda.
Oferta monetária é exógena.
Quais as características do Modelo de Cambridge/ Equação de Marshall?
Oferta monetária também é exógena.
Utiliza os componentes da Renda Nacional (Salários, juros, aluguéis e lucros) para determinar quantidade.
O estudo da demanda por moeda para Marshall pode ser de forma individualista.
Economia também está em equilíbrio
Qual a principal diferença entre a TQM e a abordagem dos saldos monetários de Cambridge?
A diferença refere-se a ênfases distintas na definição da moeda porém de uma forma mais metodológica do que quantitativa. Cambridge ira calcular o valor de K (Md = K.P.RN(Y)) para a sociedade a partir da renda de cada indivíduo na sociedade.
Quais são os postulados da TQM? (PROVA)
São:
1- Equiproporcionalidade entre M e P que é “uma mudança na qtde de moeda irá causar uma mudança proporcional ao nível de preços”.
2-Causalidade entre M e P, onde a moeda é a causa e o preço é a consequência, variações de M levam a variações de P.
3- Não-neutralidade de curto prazo e neutralidade de longo prazo, onde, no longo prazo aumentos de oferta de moeda não causam alteração do produto pois são dependentes dos fatores de produção, no curto prazo afetaria pois a mão invisível de Adam Smith (do equilíbrio) não ocorre imediatamente.
4- Dicotomia: Preços Relativos x Absolutos
Onde o preço relativo é uma comparação entre o preço de dois bens e o preço absoluto é um preço individual de cada produto.
Por que para Keynes, acumular moeda é uma decisão racional dos homens? (PROVA)
Para Keynes, como a moeda possui a função de reserva de valor (forma de acumulação de riqueza) e ser líquida por excelência, ela afasta as incertezas e inseguranças do agente, visto que a moeda concede segurança e flexibilidade por permitir que os agentes se escorem na mesma sem perder nada e com garantia de liquidez.
Por que a moeda para Keynes não é apenas um meio de troca?
Não é apenas um meio de troca pois transporta a riqueza no tempo, adquirindo o conceito de reserva de valor. Seu retorno vem na forma de prêmio pela liquidez, já que possui o maior prêmio entre os ativos.
Por que quando, ceteris paribus, quanto mais incerto o futuro, maior a preferencia pela liquidez?
A retenção de moeda permite que os agentes mantenham as opções abertas frente as incertezas, visto que podem reter sem perder nada até que as oportunidades sejam analisadas.
Por que a moeda não é um véu para Keynes?
A moeda não é um véu neutro como diziam os neoclássicos, porque ela afeta os seus motivos e as decisões dos agentes, logo afeta nas condições econômicas.