PROVA 2 Flashcards
(40 cards)
Acretismo placentário o que é, tratamento
é a aderencia anormal da placenta no miometrio. perde muito sangue.
risco se placenta previa, se cicatriz uterina
Conduta é tirar o útero com a placenta
Síndrome HELLPP
HEMOLISE bt >1,2, LDH > 600, ESQUIZÓCITO
PLAQUETOPENIA <100.000
AUMENTO DE ENZIMAS HEPATICAS > 70, emergencia hipertensiva
Síndrome de Sheerann
Síndrome de Sheehan consiste em um quadro de hipopituitarismo provocado por uma necrose hipofisária, normalmente secundária a hipotensão ou choque, que tem como causa uma hemorragia extensa durante ou logo após o parto
Tumores beningos de Trato genital feminino inferior
Tumores malignos de trato genital feminino inferior
sexualidade infanto-puerperal
Disturbios hipertensivos da gravidez, diagnóstico
presença de hipertensão arterial como uma PA<140/90 + proteinuria
Placenta prévia quanto tempo pode chamar disso? qual a clínica? como faz o diagnóstico? e o tratamento?
mais de 28 semanas, antes disso é implantação baixa
sangramento e sem dor
DX exame físico e depois USG
pode ser expectante (70% dos casos é autolimitante), pode internar, suporte se hemorragia.
na cesárea tentar descolar a placenta e fazer por trás dela, pode fazer histerectomia vertical - com condições
Qual é o fluxo de sangue do utero-placenta?
é de 750ml por minuto
Descolamento prematuro de placenta, o que é?
Diagnóstico?
Quadro clínico
sinal clinico couvarie
pelo corpo ou pelo fundo antes de 20s, descola, isquemica e solta acumula sangue…
SANGRAMENTO COM DOR, taqui + hipertonia
USG não diagnóstico, clínico
utero de couvarie miometro espalhado, AUMENTO PROGRESSIVO DA ALTURA UTERINA
se tiver bebe alto pode abrir a amniotomia
Ruptura vasa prévia
os vasos do cordão passam na frente do nenê, rompe e perde muito sangue muito rápido.
Acronimo da placenta previa
p sangramento progressivo
r de repetição
e espontaneo
v vermelho vivo
i indolor
a ausencia de hipertonia
ROTURA UTERINA, o que é? quadro clínico? diagnóstico? fatores de risco?
Taquisistolia , hiperdistensão uterina, sangra, dor, morte de 100% do nene hoje até 70%, parada de contração , asencia de BCF, choque , partes fetais no abdome
EMINÊNCIA DE ROTURA sinais?
Anel de Brandl anel, e de estica ligamentos dolorosos Fommel
Hemorragia pós-parto, primaria ou secundária? conduta?
É A PRINCIPAL CAUSA DA MORTE MATERNA NO MUNDO
PRIMARIA - primeiras 24hrs
SECUNDÁRIA - ate 12 semanas
queda de 10% ou mais do hematocrito
CONDUTA MANOBRA DE HAMILTON
Quais são os 4 T de hemorragia pós-parto?
TONUS, TRAUMA, TROMBOFILIA (COAGULAÇÃO), TECIDO
CAUSAS DE HEMORRAGIA PÓS-PARTO
ATONIA UTERINA, RETENÇÃO DE PLACENTA, LACERAÇÃO, MAIORIA NÃO TEM FATORES DE RISCO
usar forcepse, ou tocolise, obesidade, muito rápido
Sinais de eminencia de eclapsia
estocoma, cefaleia, aumento de reflexos
Conduta da Pre eclampsia ou eclampsia
controle da PA objetivo manter PAS 140 155 e PAS 90 100, com ou sem remedio, Sulfato de magnesio para controla convulsão
não pode dar benzodiazepnico
fisiopatologia da pré-eclapsia
o normal, os vasos da invasão trofoblastica vai diminuir a pressão arterial. A arteria uterina que vem da iliaca interna, vai nas arterias espiraladas de pequeno calibre é pequeno, mas as gravidas precisam de mais arterias, 1 onda de invasão trofoblasta no primeiro trimestre aumenta a quantidade sangue no utero, depois 2 onda com até 20 semanas, abrem a boca do vaso, mexem na camada media, passa mais sangue, sem a onda vai diminuir o fluxo, menos pra criança.
no endotélio: tem uma lesão que a agregação plaquetária (trombocitopenia importante) vai com aumento de tromboxane e menos prostaciclina, vasoconstrição lesao quer ser fechada → progressivamente mais foda.
no rim: no glomerulo lesa o epitelio, endoteliose capilar glomerular. Proteinúria não seletiva, edema
fisiopatologia da DM gestacional
na 2 metade da gestação, a mulher tem muita secreção de lactogênio placentário. Placenta secreta hormônios contra insulínicos. Para economizar a glicose do feto, por isso que ela passa por facilitada, com menos insulina a glicose anda mais tempo pelo corpo da mãe para ir pra criança.
diangnóstico da DM gestacional
- GJ < 92 ⇒ TOTG 75g (24 - 28 semanas) ⇒ faz o oral 3x glicemia jejum > 92, após 1h >180, após 2hors >153 - 1 valor alterado confirma DM gestacional
- GJ 92 a 125 ⇒ DM gestacional
- GJ > 126 ⇒ DM prévio
- GLICEMIA ALEATÓRIA >200 ⇒ DM prévio
- HB glicada > 6,5 ⇒ DM prévio
Gravidade de pre-eclampsia
Níveis de pressão arterial >=160/110 mmHg, ácido úrico >6, olugúria<25 ou <400 ml/24h são considerados critérios de gravidade da pré-eclampsia
Qual é a mola mais comum? Qual é a mola mais invasora?
A mola hidatiforme é a forma mais frequente de doença trofoblástica gestacional, classificada em parcial (quando existe desenvolvimento do embrião/feto) ou completa (quando não é observada a presenã de embrião/feto).
O tumor trofoblástico do sítio placentário é a forma rara de doença trofoblástica gestacional que pode aparecer após vários meses do término da gestação.