Prova 3 Flashcards
Beren, 45 anos, está internada em um hospital com rápida deterioração das funções cognitivas e crises mioclônicas frequentes há 4 meses. Ela não consegue mais interagir nos contatos sociais e apresenta hiperreflexia difusa e cutâneo plantar bilateralmente em extensão. O exame de Ressonância Magnética de Encéfalo mostra aumento do sinal nas imagens ponderadas em T2 e FLAIR na topografia do n. caudado e putâmen bilateralmente. Qual é o possível diagnóstico de Beren?
a) Doença de Creutzfeldt-Jakob.
b) Síndrome de Hakim-Adams.
c) Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva.
d) Neuromielite Óptica.
a) Doença de Creutzfeldt-Jakob.
A doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é uma doença neurológica rara causada por uma forma anormal de proteína chamada príon. Ela leva à degeneração cerebral e sintomas como alterações mentais, problemas de coordenação e movimentos involuntários. Não tem cura e o tratamento é focado em aliviar sintomas. Além da forma esporádica, há formas genéticas e adquiridas, como a variante associada à doença da vaca louca.
A esclerose múltipla (EM) é uma doença caracterizada por um processo inflamatório na substância branca do sistema nervoso central (SNC). Em relação a este assunto, assinale a alternativa correta:
a) Agentes virais ou outros antígenos ambientais podem ser gatilho para a manifestação da doença em pacientes geneticamente suscetíveis.
b)tomografia de Crânio demonstra com clareza as lesões desmielinizantes da EM no sistema nervoso central
c) A EM também compromete o sistema nervoso periférico.
d) O frio tendea acarretar piora sintomática dos pacienté portadores de EM, car racterizando o fenômenode Uhthoff.
a) Agentes virais ou outros antígenos ambientais podem ser gatilho para a manifestação da doença em pacientes geneticamente suscetíveis.
Thranduil, 54 anos, queixa-se de sensação de desconforto e “inquietação” nos membros inferiores somente à noite, quando está na cama tentando dormir. Ele melhora ao levantar e caminhar um pouco, e durante o dia permanece assintomático. Nega outras doenças ou uso crônico de medicamentos. Qual seria o exame complementar de sangue a ser solicitado, objetivando descobrir a etiologia do problema de Thranduil?
a) Ferro sérico.
b) Hemoglobina Glicosilada.
c) Glicemia de Jejum.
d) Vitamina B12.
a) Ferro sérico.
Melkor, 34 anos, é atendido por apresentar fraqueza no hemicorpo direito, com sinais de liberação piramidal neste segmento. Ele já possui diagnóstico de Esclerose Múltipla há 3 anos e está em tratamento com Fingolimode. Qual é o melhor tratamento para os sintomas atuais de Melkor?
a) Interferon.
b) Glatirâmer.
c) Metilprednisolona.
d) Prednisolona.
c) Metilprednisolona.
Essa escolha se baseia na necessidade de reduzir a inflamação e controlar os sintomas agudos relacionados à Esclerose Múltipla.
Eärendil, 68 anos, vai ao seu médico com várias queixas, incluindo sonilóquio e episódios de agitação motora durante o sono, acompanhados de sonhos vívidos e aterrorizadores. Qual doença está mais associada a este distúrbio comportamental do sono REM apresentado por Eärendil?
a) Doença de Huntington.
b) Atrofia de Múltiplos Sistemas.
c) Parkinsonismo Medicamentoso.
d) Síndrome das Pernas Inquietas.
b) Atrofia de Múltiplos Sistemas.
Essa condição está ligada a distúrbios comportamentais do sono REM, como o sonilóquio, episódios de agitação motora durante o sono e sonhos vívidos e aterrorizadores.
Em relação aos transtornos dos movimentos, correlacione o distúrbio com suas características:
A (Atetose) ,B (Balismo),C (Tremor) ,D (Distonia) ,E (Coreia)
( )Contrações musculares prolongadas que podem provocar posturas anormais.
( )Movimentos involuntários e bruscos de grandes amplitudes.
( ) movimentos amplos e bruscos, rápidos e ritmados que predominamna raiz dos membro
( ) Movimentoslentos, amplos,arrítmicos e que predominamna porção distal dos membro
( ) Movimentoinvoluntário,
rítmico e pro- duzido Por contrações alternadas de músculos agonistas e antagonistas.
D,E,B,A,C
( )Contrações musculares prolongadas que podem provocar posturas anormais.
( )Movimentos involuntários e bruscos de grandes amplitudes.
( ) movimentos amplos e bruscos, rápidos e ritmados que predominamna raiz dos membro
( ) movimentos lentos, amplos,arrítmicos e que predominamna porção distal dos membro
( ) Movimento involuntário,rítmico e pro- duzido Por contrações alternadas de músculos agonistas e antagonistas.
Féonor, 14 anos, após episódio de amigdalite bacteriana, desenvolveu artralgia de punhos, joelhos e tornozelos. Após 8 semanas deste quadro, Féonor vai a uma consulta médica por ter evoluído com movimentos involuntários de membros superiores e face, associados à ansiedade e irritabilidade. Esses movimentos se caracterizam por serem hipercinéticos, com envolvimento randômico de músculos. Os movimentos desaparecem durante o sono, mas tão logo ela desperta eles voltam a ocorrer. Qual é o diagnóstico de Féonor e o tratamento proposto para este distúrbio dos movimentos?
a) Balismo + Risperidona.
b) Doença de Huntington + Risperidona.
c) Febre Reumática + Haloperidol.
d) Atetose + Haloperidol.
c) Febre Reumática + Haloperidol.
Celebrimbor, de 63 anos, apresenta declínio progressivo da conduta social, comportamento inadequado durante as interações sociais, condutas sexuais inapropriadas, apatia em relação às críticas e falta de empatia. Ele também tem um comportamento ritualístico de bater 3 vezes com o dedo indicador ao se levantar de uma cadeira. No exame, há manutenção da memória episódica, mas a memória semântica está comprometida. Qual deve ser o diagnóstico?
a) Doença de Alzheimer.
b) Doença de Lewy.
c) Demência Frontotemporal.
d) Hidrocefalia de Pressão Normal.
c) Demência Frontotemporal.
A Demência Frontotemporal pode apresentar sintomas motores como movimentos involuntários hipercinéticos e aleatórios, além de alterações comportamentais, como ansiedade e irritabilidade. O tratamento geralmente envolve abordagens multidisciplinares, incluindo intervenções comportamentais e, em alguns casos, medicamentos para controlar sintomas específicos.
Bilbo, 28 anos, apresenta diplopia com paralisia isolada do músculo reto medial à esquerda, sem outros sinais de localização. A Ressonância Nuclear Magnética (RNM) do encéfalo mostra lesão hiperintensa periaquedutal em ponte à esquerda, sem outras lesões evidentes. Qual outro exame pode auxiliar no diagnóstico definitivo de Bilbo?
a) Pesquisa de Imunoglobulinas no líquor.
b) Tomografia de Crânio.
c) Arteriografia.
d) Pesquisa de Anticorpo Anti-aquaporina 4/IgG no líquor.
a) Pesquisa de Imunoglobulinas no líquor.
Boromir, 72 anos, é levado pelos familiares devido a episódios frequentes de queda e maior dificuldade para deambular há aproximadamente 8 meses. Ele também refere “engasgos” frequentes para alimentos sólidos e líquidos, com voz anormalmente baixa. No exame físico, há hipertonia difusa nos membros, com hipertonia axial mais acentuada do que apendicular, e paresia da mirada vertical inferior na musculatura ocular extrínseca. Não há tremor. Qual achado de Ressonância Magnética de Encéfalo poderia ser eventualmente encontrado em Boromir?
a) Atrofia do núcleo caudado.
b) Sinal do “beija-flor”.
c) Atrofia Olivo-Ponto-Cerebelar.
d) Sinal da “perda da cauda de andorinha”.
b) Sinal do “beija-flor”.
Balrog, 52 anos, é conduzido ao médico por seus familiares devido a problemas de memória que evoluem há 1 ano com progressiva piora. Ao ser examinado, observa-se uma pupila bilateralmente pequena (2mm) e com bordos irregulares, cuja resposta à convergência é maior do que a resposta à luz. Qual doença está relacionada a este quadro clínico?
a) Doença de Alzheimer
b) Sífilis.
c) Doença dosCorpúsculos de Levy
d) Deficiência de vitamina B12.
b) Sífilis.
Luthien, 72 anos, evolui com progressivo comprometimento da memória. Os familiares relatam episódios de incontinência urinária, havendo a necessidade do uso de fraldas geriátricas. A marcha tem sido cada vez mais difícil, sendo lenta, com passos pequenos, arrastados e hesitantes, tendo em decorrência disto ocorrido diversos episódios de queda. Qual é a provável doença?
a) Sd. Hakim-Adams.
b) DemênciaVascular.
c) Doença de Alzheimer.
d) Doençade Lewy.
a) Sd. Hakim-Adams.
Sobre a Esclerose Múltipla (EM), qual alternativa está correta?
a) A EM pode ser mimetizada pela Doença de Lyme.
b) O início da EM com Neurite Óptica é fator de mau prognóstico.
c) EM secundariamente progressiva possui surtos e remissões.
d) Quanto maior a longitude, maior é a incidência de EM.
a) A EM pode ser mimetizada pela Doença de Lyme.
Ao solicitar para Galadriel, 32 anos, que faça uma flexão súbita e forçada da coluna cervical, ela sente uma sensação de choque que desce pela coluna cervical e dorsal, chegando aos membros inferiores. Galadriel, portanto, apresenta o sinal de Lhermitte, já tendo sido diagnosticada com Esclerose Múltipla. Em qual segmento da medula deve estar localizado a lesão?
a) Trato Piramidal.
b) Trato Espinorreticular.
c) Trato Espinotalâmico.
d) Fásciculo Grácil e Cuneiforme.
a) Trato Piramidal.
Théoden, 54 anos, empresário, apresenta tremores nas mãos desde a juventude, que pioraram nos últimos 2 anos. Esses tremores têm atrapalhado sua atividade profissional e geram constrangimento em situações sociais. Curiosamente, os tremores melhoram quando ele ingere uma taça de vinho, mas ele não tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas. Também tem dificuldade na escrita e recentemente percebeu tremor cefálico e vocal. Seu avô paterno e um tio apresentaram quadro semelhante ao longo da vida. No exame neurológico, apresenta tremor de ação, postural, cinético e assimétrico nos membros superiores, sendo mais intenso à direita. Observa-se tremor cefálico e vocal. Não são identificadas outras alterações no exame neurológico. Qual deve ser o melhor tratamento para o tremor de Théoden?
a) Levodopa.
b) Propranolol.
c) Haloperidol.
d) Pramipexol
b) Propranolol.
Galand, de 26 anos, evolui com perda de acuidade visual bilateral e fraqueza em membros, com significativa dificuldade para deambular e incontinência urinária. O exame físico e os exames complementares revelam Neurite Óptica bilateral e mielite nos segmentos C6/C7/C8/T1. Qual exame complementar de líquor pode ser importante neste caso?
a) Pesquisa de Anticorpo Anti-aquaporina 4/IgG no líquor.
b) Pesquisa de Bandas Oligoclonais no líquor.
c) Pesquisa de celularidade no líquor.
d) Eletroforese de proteínas no líquor.
a) Pesquisa de Anticorpo Anti-aquaporina 4/IgG no líquor.
Em relação à Demência de Alzheimer (DA), qual alternativa abaixo está correta?
a) O Mini Exame do Estado Mental não auxilia no acompanhamento evolutivo da doença.
b) Afasia e apraxia podem fazer parte do quadro clínico.
c) Não existem biomarcadores no líquor.
d) Exames de imagem são desnecessários para se estabelecer o diagnóstico diferencial.
b) Afasia e apraxia podem fazer parte do quadro clínico.
Arwen, 18 anos, é atendida em um pronto-atendimento com hemiparesia à direita de início súbito. Apresenta febre nas últimas 48 horas, tendo estado com sintomas de infecção de vias aéreas superiores nos últimos dias. Ao exame físico, observa-se paralisia facial periférica à direita, com paresia dos nervos cranianos VII e VI à esquerda. O nível de consciência está rebaixado (Glasgow: AO3 + RV4 + RM5 = 12). O exame de Ressonância Nuclear Magnética (RNM) de Encéfalo demonstrou múltiplas lesões hiperintensas em T2 e FLAIR. O exame de líquor apresenta: 120 leucócitos/mm3 com 5% de neutrófilos e 95% de linfócitos; proteína = 80mg/dl (N = 45mg/dl); hemácias = 3/mm3, glicose = 82mg/dl. Pesquisa de AQP4IgG negativo. Pesquisa de MOG IgG negativo. Qual é o mais provável diagnóstico de Arwen?
a) Encefalomielite Disseminada Aguda.
b) Neuromielite Óptica.
c) Doença associada ao anticorpo da glicoproteína da mielina de oligodendrócito.
d) Esclerose Múltipla.
a) Encefalomielite Disseminada Aguda.
Éowyn, 42 anos, iniciou há 1 ano com piora progressiva de coréia, evoluindo com comprometimento cognitivo caracterizado principalmente por distúrbio da memória recente, da orientação espacial e das suas funções executivas, estando cada vez mais dependente dos cuidados de terceiros. Apresenta com cada vez mais frequência alucinações visuais que lhe acarretam episódios de agitação psicomotora. Em sua família, houveram casos semelhantes na família da sua mãe. O que um exame de Ressonância Magnética de Encéfalo deve evidenciar no caso de Éowyn?
a) Atrofia putaminal.
b) Atrofia de núcleo caudado.
c) Atrofia de cerebelo.
d) Sinal das orelhas de rato.
b) Atrofia de núcleo caudado.
Isildur, 72 anos, evolui há aproximadamente 6 meses com dificuldade de memória, atenção e concentração, associado a episódios recorrentes de alucinações visuais detalhadas, onde acredita estar sendo perseguido por crianças dentro da sua casa. Ao exame físico, observa-se bradicinesia e discreta hipertonia dos membros, caracterizando um quadro de parkinsonismo. Considerando o quadro clínico de Isildur, qual medicamento abaixo está contraindicado?
a) Neurolépticos.
b) Bloqueador de Glutamato em receptor NMDA.
c) Antidepressivos.
d) Inibidor de Acetilcolinesterase.
a) Neurolépticos.
o diagnóstico por imagem de RNM na doença de Alzheimer, com contexto clínico de déficit cognitivo, baseia-se, principalmente, em alterações encontradas no:
Escolha uma opção:
a. Giro do cingulo
b. Lobo frontal
c. Hipocampo
d. Fórnice
a. Giro do cingulo
Declínio progressivo da conduta social, com embotamento afetivo e perda precoce da crítica, associado a síndrome demencial, sugere:
Escolha uma opção:
a. Doença de Pick
b. Degeneração Córticobasal Ganglionar
c. Doença de Lewy
d. Paralisia Supranuclerar Progressiva
a. Doença de Pick
Sobre a Sd. das Pernas Inquietas, qual ou quais alterantiva (s) abaixo são verdadeiras?
Escolha uma ou mais:
a. É tratado com agonistas dopaminérgicos
b. Predomina em homens
c. Gabapentina pode ser uma opção de tratamento
d. Pode estar associada a deficiência de ferro
a. Certa. Ex de agonista dopaminérgico é o Pramipexole
b. Errada. predomina em mulheres, sendo gestantes um fator de risco
c. Certa. TTO: agonistas dopa, gabapentina, pregabalina e opióides
d. Certa. fatores de risco: antidepressivos e anti histamínicos, baixo nível de ferro, neuropatia periférica, ins renal, doença de parkinson, DM, artrite reumatoide e gestação
Uma mulher de 86 anos, há 6 meses perdeu-se no trajeto da igreja para a sua casa e vem apresentando esquecimento de evolução insidiosa. Não está reconhecendo os sobrinhos e não se lembra do nome das amigas com quem fazia aulas de pintura e por isso tem deixado de frequentá-las. Além disso, não apresenta alteração do ciclo sono-vigília, do humor e do apetite. Qual é a substância envolvida na fisiopatologia do diagnóstico mais provável?
Escolha uma opção:
a. Noradrenalina
b. Serotonina
c. Dopamina
d. Acetilcolina
Doença de alzheimer provavelmente pela evolução insidiosa, principal queixa a memória fisiopatologia da doença de Alzheimer: deficiência de neurônios colinérgicos formando os emaranhados neurofibrilares (Proteína TAU) e placas neuriticas (que liberam acetilcolina - tanto que o tratamento é com os inibidores de acetilcolinesterases que impede degradação da acetilcolina na fenda sináptica permitindo aumento da concentração desse neurotransmissor)