PS2 Flashcards

1
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:

Quando a Unidade Federativa não possuir um Plano Estadual, deverá ser obedecido o seguinte para “Vacina Viva Atenuada”: para leitões deve-se aplicar uma única dose com 9 (nove) a 14 (quatorze) semanas de idade. Leitões vacinados não devem, sob hipótese alguma, ter outro destino final que não o abate.

A

Certo

“- Vacina Viva Atenuada (naquelas Unidades Federativas onde seu uso é previsto pelo Plano Estadual aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior):

Leitões: aplicar uma única dose com 9 (nove) a 14 (quatorze) semanas de idade.

Leitões vacinados não devem, sob hipótese alguma, ter outro destino final que não o abate.

Se a atuação emergencial em foco incluir a vacinação, aplicar a vacina em todos os suídeos do rebanho maiores de sete dias de idade, seguindo-se da estratégia adotada para a erradicação da doença.

No caso do uso emergencial de vacina contra DA em zona livre, esta perderá seu status sanitário, que só poderá ser alcançado novamente quando forem atendidas as condições definidas pela legislação federal vigente e pelo Código Sanitário dos Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em relação à INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 47 DE 18 DE JUNHO DE 2004 em que aprova o REGULAMENTO TÉCNICO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE SUÍDEA – PNSS, o abate de animais em estabelecimento designado pelo Serviço Oficial, com aproveitamento condicional das carcaças e vísceras é o:

A

ABATE SANITÁRIO: o abate de animais em estabelecimento designado pelo Serviço Oficial, com aproveitamento condicional das carcaças e vísceras”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A vacina contra brucelose em suínos deve ser aplicada em leitões na desmama e em matrizes no pré-parto.

A

Errado

Cuidado, pessoal. Não existe vacina contra brucelose suína nem tratamento!

“Controle e Prevenção

Não existe vacina contra brucelose suína. Em rebanhos com infecção maciça a eliminação de todos os animais à medida que alcançarem a idade adulta é, de longe, o melhor procedimento devido à dificuldade de identificar cada animal infectado. A erradicação da doença no plantel requer identificação e eliminação progressiva dos animais infectados”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:

As granjas de reprodutores de dois sítios de produção deverão cumprir, em ambos os sítios, todos os requisitos exigidos para certificação, independente se os sítios estão localizados na mesma propriedade ou não.

A

Certo

“3.1.9. As granjas de reprodutores de dois sítios de produção deverão cumprir, em ambos os sítios, todos os requisitos exigidos para certificação, independente se os sítios estão localizados na mesma propriedade ou não;

3.1.10. As granjas de três sítios de produção deverão cumprir todos os requisitos para certificação nos sítios 1 e 3, sendo que no sítio 2, deverão cumprir apenas as condições de biossegurança, independente se os sítios estão localizados na mesma propriedade ou não.

3.1.11. Nas granjas de reprodutores de 2 ou 3 sítios, em caso de suspeita de qualquer uma das doenças objeto de certificação destas Normas, em qualquer um dos sítios de produção, a critério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deverão ser solicitados exames, nos demais sítios, de acordo com a amostragem definida nestas Normas, inclusive fora da data prevista de recertificação, podendo ser suspensa a certificação dos sítios de produção, até o resultado dos exames”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Numerosos testes sorológicos são utilizados no diagnóstico da brucelose suína e, na maioria deles, emprega-se como antígeno suspensão de B. suis, não podendo ser o mesmo antígeno utilizado da B. abortus, pois a B. suis possui antígenos lipopolissacarídeos de superfície muito diferentes aos da B. abortus.

A

Errado

Pelo contrário. São utilizados o mesmo antígeno suspensão da B. abortus 1119/3, pois esses organismos possuem antígenos LPS muito similares.

“Diagnóstico

Na brucelose animal, assim como em outras infeções, o isolamento do micro-organismo é o método diagnóstico mais seguro, mas, em consequência das dificuldades desse procedimento e da sua limitação para o uso em grandes rebanhos, os métodos sorológicos são os mais utilizados. Numerosos testes sorológicos são utilizados no diagnóstico da brucelose suína e, na maioria deles, emprega-se como antígeno suspensão de B. abortus 1119/3, pois a B. suis possui antígenos lipopolissacarídeos de superfície muito similares aos da B. abortus. O teste do antígeno acidificado tamponado (AAT), também conhecido como teste rosa de Bengala e “card test” é o teste de triagem usado na rotina”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:

Em relação à operacionalização do sacrifício sanitário, os suídeos deverão ser sacrificados preferencialmente no interior das valas, e terão suas cavidades abdominais abertas. Além disso, deve-se evitar qualquer movimento desnecessário dos suídeos e tomar precauções para impedir que escapem durante a condução às valas.

A

Certo

“d) Operacionalização:

  • Notificação, por escrito, ao proprietário dos suídeos que serão destruídos, especificando detalhes necessários para melhor andamento dos trabalhos;
  • O sacrifício sanitário poderá ser realizado por membros das forças de segurança pública, com posterior destruição por incineração ou queima seguida de enterramento. O método mais aconselhável e geralmente mais prático é o enterramento;
  • Os suídeos deverão ser sacrificados preferencialmente no interior das valas, e terão suas cavidades abdominais abertas;
  • Evitar qualquer movimento desnecessário dos suídeos e tomar precauções para impedir que escapem durante a condução às valas”.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Clinicamente, a forma aguda e a hiperaguda da pleuropneumonia suína são caracterizadas por morte súbita, febre, anorexia e frequentemente tosse ou vómito.

A

Certo

“Clinicamente, a forma aguda e a hiperaguda são caracterizadas por morte súbita, febre, anorexia e frequentemente tosse ou vómito. A morbidade é baixa, mas pode tornar-se elevada em novos surtos de doença. A mortalidade pode chegar aos 100% sem tratamento. É necessário fazer o diagnóstico diferencial com outros quadros clínicos de suínos, como é o caso de infecções por Pasteurella multocida, Doença de Glasser, Peste Suína Clássica, úlceras gástricas, septicemias por Salmonella, intoxicações, Rinite Atrófica. PRRS, Gripe Porcina, entre outras. Esta afecção é fortemente agravada pela presença da doença de Aujeszky e da gripe”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A prescrição de antibióticos como a penicilina e sulfamidas é efetiva nas fases clínicas finais da pleuropneumonia suína, não alcançando, contudo, resultados que encorajam o seu uso generalizado

A

Errado

Ao contrário, é efetivo nas fases clínicas iniciais da pleuropneumonia suína.

“Tratamento

O controle da pleuropneumonia suína por Actinobacillus pleuropneumoniae tem sido problemática nas últimas décadas, já que esta é uma doença de natureza multifatorial, na qual a abordagem sistemática é fundamental, e as intervenções (vacinais e terapêuticas) encerram em si próprias um efeito negativo, por poderem originar decréscimos nas taxas de crescimento e ingestão de alimento. Por outro lado, injeções maciças dos animais com antibióticos são pouco práticas, acarretam substanciais perdas de tempo e são onerosas. Na realidade, a prescrição de antibióticos como a penicilina e sulfamidas é efetiva nas fases clínicas iniciais da doença, não alcançando, contudo, resultados que encorajam o seu uso generalizado. É frequente o aparecimento de estirpes com multirresistência”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A doença de Aujeszky é uma enfermidade de notificação obrigatória imediata para casos suspeitos na categoria 2 - “suídeos”.

A

Errado

Cuidado. A doença é de categoria 2 para múltiplas espécies, conforme IN50/2013.

“A doença é conhecida por ocorrer em partes da Europa, Ásia, América Latina e África, sendo ausente em poucos países (Austrália e Groenlândia) e está erradicado de suínos domésticos em outros países como Nações Europeias, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Japão, entretanto o vírus ainda está presente em suídeos selvagens ou silvestres. No Brasil, a enfermidade é de notificação obrigatória imediata para casos suspeitos para múltiplas espécies (categoria 2 – múltiplas espécies, segundo IN50/2013). Segundo dados da OIE, a última ocorrência da doença foi em 2018. Santa Catarina é o único estado considerado livre da enfermidade”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:

A granja de reprodutores terá cumprido as condições exigidas para tuberculose se todos os animais forem negativos para PPD bovina ou se houver reação positiva, desde que a média do diâmetro das reações à PPD bovina seja inferior à média do diâmetro das reações à PPD aviária.

A

Certo

“3.3.7. Para a tuberculose, deverão ser testados reprodutores machos e fêmeas, por amostragem, conforme tabela do item 3.3.11.1, com intervalo de seis meses ou por outro prazo definido pelo DSA/SDA e disponibilizado no endereço eletrônico do MAPA, em prova comparativa com tuberculina PPD bovina e PPD aviária.

3.3.7.1. A leitura deverá ser feita 48 horas após, com uso de régua milimétrica, medindo-se o diâmetro maior da reação. A interpretação do teste será dada com base no rebanho, considerando a média aritmética das reações superiores a 0,5 cm.

3.3.7.2. A granja terá cumprido as condições exigidas para tuberculose se todos os animais forem negativos para PPD bovina ou se houver reação positiva, desde que a média do diâmetro das reações à PPD bovina seja inferior à média do diâmetro das reações à PPD aviária.

3.3.7.3. A granja será considerada positiva para tuberculose se a média do diâmetro das reações à PPD bovina for maior que a média diâmetro das reações à PPD aviária. Neste caso, a certificação será suspensa, devendo ser aplicadas medidas de saneamento.

3.3.7.4. No caso da média do diâmetro das reações à tuberculina PPD aviária ser maior que a média das reações à tuberculina PPD bovina, a granja será considerada infectada por micobactérias do Complexo avium. Neste caso, a granja não perderá a certificação e deverá ser implantado, no estabelecimento, um programa de controle.

3.3.7.5. Em caso de dúvidas na interpretação das reações às tuberculinas, a granja perderá, temporariamente, a certificação até que seja concluído o diagnóstico, baseado em provas laboratoriais de identificação das micobactérias envolvidas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 6, de 9 de março de 2004, em que aprova as normas para a erradicação da peste suína clássica (PSC) a serem observadas em todo o território nacional, assinale a alternativa incorreta quanto às medidas a serem tomadas pelo serviço de inspeção sanitária do matadouro no caso de constatação, em matadouros, no exame ante-mortem, de sinais clínicos compatíveis com a PSC ou achados de lesões compatíveis na linha de abate:

A

Letra B

As alternativas A, C, D e E estão corretas. O erro da alternativa B está em afirmar que é proibido o aproveitamento condicional, sendo que poderá ser permitido o aproveitamento condicional sob análise de risco do SVO, mas sendo os produtos impedidos de serem destinados à exportação.

“Art. 16. No caso de constatação, em matadouros, no exame ante-mortem, de sinais clínicos compatíveis com a PSC ou achados de lesões compatíveis com a mesma doença na linha de abate, o serviço de inspeção sanitária do matadouro aplicará as seguintes medidas:

I - notificação imediata ao serviço veterinário oficial, para que o mesmo proceda à investigação epidemiológica;

II - abate imediato de todos os suídeos existentes no matadouro com colheita de material para diagnóstico laboratorial;

III - destruição, sob controle oficial, de todas as carcaças e miúdos de modo a evitar a propagação da PSC. Poderá haver um aproveitamento condicional sob análise de risco do serviço veterinário oficial. Neste caso, os produtos ficarão impedidos de serem destinados à exportação;

IV - lavagem e desinfecção das instalações e equipamentos, incluindo os veículos transportadores dos suídeos afetados, sob vigilância do médico veterinário responsável pela inspeção sanitária do matadouro, em conformidade com as normas do serviço veterinário oficial.

Parágrafo único. A reintrodução de suídeos para abate em matadouro onde tenha sido registrada a ocorrência de PSC somente poderá ser realizada decorridas pelo menos 24 horas da finalização das operações de limpeza e desinfecção, de acordo com o inciso IV deste artigo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly