Questões erradas do BDQ Flashcards
(73 cards)
No estudo seccional, seleciona-se uma amostra de indivíduos de uma população e posteriormente verifica-se, para cada indivíduo, a presença ou não da doença e a presença ou não do fator, simultaneamente. No início, apenas o número total de indivíduos é conhecido. Certo ou Errado?
Certo
Distanciamento social é uma medida que visa separar as pessoas doentes das não doentes, para evitar a propagação do agente.
Errado, Distanciamento social é a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus.
O principal interesse do inquérito epidemiológico consiste no estabelecimento de índices ou coeficientes utilizados para avaliar o estado de saúde de uma população.
Errado. O principal interesse do inquérito epidemiológico consiste no estabelecimento de relações causais.
Entres outras, é vantagem do estudo seccional a desnecessidade de acompanhamento dos indivíduos participantes.
Certo
Entende-se por Valor-limite o valor máximo de indivíduos que susceptível, em determinada população, que serão infectados.
Errado. Uma densidade mínima de hospedeiros susceptíveis é necessária par que se inicie uma epidemia transmitida por contato. Essa densidade mínima é chamada valor-limite.
Os testes sorológicos primários são aqueles que se baseiam em fenômenos que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como, por exemplo, precipitação, aglutinação e fixação de complemento.
Errado. São aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários. São exemplos de métodos primários a imunofluorescência, o Elisa teste, o radioimunoensaio
Foco é um episódio de uma enfermidade acima dos limites esperados em uma população.
Errado. Foco é um episódio de uma enfermidade, ocorrido em um rebanho, no qual todos os seus indivíduos estão expostos ao risco de contrair a enfermidade.
Epidemia é um episódio de uma enfermidade acima dos limites esperados em uma população
Certo
As características do ambiente constituem as condições fundamentais para o comportamento do agente etiológico em uma população susceptível, podendo ser divididas em três categorias: físicas, biológicas e socioeconômicas
Certo
Uma série cronológica é um registro dos eventos relativos a determinada enfermidade, que ocorrem em determinado período de tempo. Os casos são preferencialmente expressos em taxas, embora, no caso de a população manter-se estável, se possam usar também valores absolutos de ocorrência da enfermidade.
Certo
Qualquer desequilíbrio no estado de algum dos elementos da tríade epidemiológica pode desencadear uma série de eventos que podem resultar em doença. A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se história natural da doença.
Falso. A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se processo epidêmico.
O estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se história natural da doença.
Certo
O diagnóstico epidemiológico é feito por meio de evidências circunstanciais, que podem levar ao descobrimento da fonte de infecção.
Certo
Entende-se por profilaxia o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão de uma enfermidade.
Certo
A análise dos dados epidemiológicos deve implicar apresentação e interpretação de três tipos de medidas: medidas de ocorrência, medidas de associação e medidas de significância estatística.
Certo
Coeficiente global do teste reflete a proporção de negativos falsos mais os negativos verdadeiros, em relação ao total de indivíduos examinados, ou seja, mede a proporção de resultados verdadeiros que o teste revela.
Errado. O coeficiente global do teste reflete a proporção de positivos verdadeiros mais os negativos verdadeiros, em relação ao total de indivíduos examinados.
Os estudos de coortes também são chamados de retrospectivos, pelo fato de que, em sua maioria, partem da observação de grupos comprovadamente expostos a um fator de risco suposto como causa da doença a ser detectada no passado.
Errado. Os estudos de coorte também são chamados de prospectivos. Pelo fato de que, em sua maioria, partem da observação de grupos comprovadamente expostos a um fator de risco suposto como causa da doença a ser detectada no futuro.
Entre outros, os indicadores de medidas e ocorrência poderão ser expressos por proporcionalidade e diferença.
Errado. Medidas de associação que poderão ser expressos por proporcionalidade e diferença.
Entre outras, são limitações do estudo de coortes a dificuldade na seleção dos controles e a falta de comparabilidade entre as características dos casos e dos controles.
Errado. As limitações apresentadas pertencem ao estudo de casos-controles (e não ao Estudo de coortes).
O coeficiente de incidência, ou apenas incidência, é obtido pela relação entre o número de casos novos da doença e a população.
Certo
Quarentena é a restrição de atividades ou separação de indivíduos que foram presumivelmente expostas a uma doença contagiosa, mas que não estão doentes (porque não foram infectadas ou porque estão no período de incubação).
Certo
Os aerossóis resultam da nebulização de secreções oronasais, em decorrência da emissão explosiva do ar. Há dois tipos de aerossóis: gotículas de Flügge - possuem um diâmetro superior a 0,1 mm; e núcleos infecciosos ou núcleos goticulares de Wells - possuem um diâmetro de 0,01 a 0,001 mm.
Certo
Diagnóstico é todo recurso que se utiliza para identificar uma fonte de infecção.
Certo
A diferença entre surto e epidemia é que o surto se refere à ocorrência da enfermidade acima dos limites esperados, porém em uma população restrita.
Certo