reprodução e adaptação III Flashcards
(10 cards)
cite um exemplo de uma característica benéfica se tornando deletéria devido à mudanças do meio
Acredita-se que os primeiros seres vivos surgiram na África, e tinham cor da pele escura(pretos). O fato de serem pretos era uma característica benéfica, pois a África é um continente com muita incidência de raios ultravioletas, de modo que a grande quantidade de melanina presente na pele os melhor protegia contra CA de pele.
No entanto, a variabilidade, com o tempo, gerou indivíduos brancos, que possuem baixa melanina. Consequentemente, aumentou-se os riscos de CA de pele.
Outro exemplo se dá na migração de muitos povos da África para a Ásia e Europa: locais de alta latitude=pouca incidência de raios solares=sem ativação da vitamina D. Assim, a melanina impedia a penetração dos poucos raios uv, de modo que os pretos tinham deficiência de vit D.
o que é reprodução sexuada autofecundativa? em quem ocorre?
Esse tipo de reprodução ocorre em hermafroditas;
é o cruzamento da espécie consigo mesmo: o organismo é capaz de produzir, por meiose, spz e óvulos, assumindo papel de macho e fêmea.
entre os tipos de reprodução: assexuada, autofecundação e fecundação cruzada
qual o grau de variabilidade genética crescente?
assexuada->autofecundação>fecundação cruzada
cite uma vantagem de ter uma menor variabilidade genética
quanto menor a variabilidade genética, mais simples são os processos, o que tem um menor gasto energético. Com isso, sobra mais energia para produzir novos descendentes
existem espécies que praticam reprodução assexuada e sexuada?
sim!
quando o ambiente não muda, fazem reprodução assexuada, produzindo muitos descendentes;
quando o ambiente muda, fazem reprodução assexuada, para tentar se adaptar às novas condições, devido às maiores chances de adaptação aos novos meios
cite uma vantagem de ter uma maior variabilidade genética
maior capacidade de adaptação a novos meios
caracterize o seguinte tipo de adaptação: individual
se limita a um mesmo indivíduo; não altera o material genético e não é hereditário
cite dois exemplo de adaptação individual
exemplo 1->bronzeamento em um dia de sol: o corpo se adaptou ao ambiente para se proteger do sol produzindo mais melanina.
produzir melanina não mexe no DNA=não é hereditário
exemplo 2->hipertrofia devido à musculação
caracterize o seguinte tipo de adaptação: evolutiva
é populacional: não se restringe ao indivíduo; alta o material genético, ou seja, é hereditária; se inicia por mutação
a adaptação evolutiva se inicia por mutação. O que é mutação?
são alterações acidentais no material genético, sempre de efeito aleatório, normalmente deletérias, mas que podem se tornar benéficas caso o meio mude