Flashcards in Respiratório Deck (16)
Loading flashcards...
1
Toalete Brônquica
Tosse pela manhã.
Muco acumula nos brônquios quando em decúbito
Geralmente em fumantes.
2
Tosse Rouca
Edema na corda vocal, laringite
3
Asma Brônquica
Processo inflamatório crônico das vias aéreas que gera broncoconstrição. Gera dispneia – predominantemente expiratória – e tosse improdutiva.
4
Enfisema Pulmonar
Processo que gera expansão de alvéolos ate que gere seu rompimento. Gera dispneia – predominantemente expiratória.
5
Doenças relacionadas à Tosse Improdutiva
Asma brônquica, enfisema pulmonar, irritação da VAS, ICC, pneumonia lobar
6
Dor Pleural
Em pontadas
MELHORA: ao apertar o travessiro e repouso
ACOMPANHA: emagrecimento
PIORA: respiração profunda
7
Chiado/sibilância
BRONCOESPASMO: brônquios se contraem por volta das 3 horas da manhã. Em asmáticos, a contração é muito vigorosa, causando chiado quando o ar passa.
TUMOR, BRONQUITE CRÔNICA
8
Bronquite crônica
Dispneia com predominância inspiratória
Sibilância
9
Pneumonia lombar
Causada por infecção bacteriana, causa tosse seca no inicio que evolui para escarro. Tem inicio agudo e é acompanha de inapetência, dor em pontada (quando ocorre acometimento da pleura), dispneia, expectoração mucopurulenta e febres com temperatura maior a 39°C.
10
Tuberculose pulmonar
• Doença de decurso pouco aparente e com sintomas pouco pronunciados, como tosse, expectoração, sudorese noturna, dor torácica, febre baixa vespertina e emagrecimento.
11
Fibrose pulmonar
• Primária/síndrome de Hamman-Rich: doença autominune que acomete o parênquima pulmonar
• Secundaria/asbestose: intoxicação por amianto que causa pneumoconioses, metástase pulmonar, linfagite e doenças reumáticas.
12
Atelectasia
• Obstrução intrínseca ou extrínseca brônquica insidiosa brusca por pós-operatórios dos bronquiticos crônicos, corpo estranho, tosse, expectoração mucosa e dispneia.
13
Pleuris/pleurite fibrinosa
• Afecção de origem inflamatória que gera dor torácica anterior ou póstero-lateral de intensidade pequena. Piora com movimentos respiratórios e decúbito contra-lateral, podendo ser acompanhada de tosse seca e febre.
14
Derrame pleural
• Liquido que se instala entre as duas pleuras, por tuberculose, processo meta-pneumático, processo pós-pneumático e embolias. Causa dor que vai desaparecendo com o aumento do volume do liquido intra-pleural. Gera dispneias quando em volume maior que 1500ml.b
15
Pneumotórax
• Dor do tipo pontada ou facada de forte intensidade, causada por rompimento da pleura por bolhas. Gera dispneia intensa, variável de acordo com a extensão, e cianose.
16