Responsabilidade Civil Ambiental Flashcards

0
Q

Qual a natureza jurídica da responsabilidade civil ambiental?

A

A natureza jurídica da responsabilidade civil ambiental é objetiva e solidária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
1
Q

O direito de propriedade é absoluto?

A

O direito de propriedade surgiu com característica absoluta, irrestrita, mas vem sendo relativizado já há algum tempo, principalmente em decorrência do encampamento do Princípio da Função Social da Propriedade pela CF/88 e mais recentemente, pela incorporação das 3 gerações de direitos fundamentais pelo conceito de propriedade, dando azo à função socioeconômico ambiental da propriedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é a responsabilidade objetiva no âmbito civil?

A

A responsabilidade objetiva é aquela segundo a qual aquele que cria risco de dano a terceiro deverá repará-lo, ainda que seu comportamento seja des­ provido de culpa. Discute-se para a situação, objetivamente, o dano experimentado pela vítima e a relação de causa e efeito entre este e a conduta do agente.

Nessa esteira, independentemente da verificação da culpa, aquele que causar dano obriga-se a repará-lo, mas apenas nos casos expressamente previstos em lei, posto que da circunstância afasta­se a análise da imputabilidade da conduta.

Nestes casos específicos de responsabilidade objetiva, a parte ofendida terá, tão­ somente, que demonstrar o vínculo causal a fim de ser indenizada, sobrepujando alegações de caráter subjetivo eventualmente suscita­ das pelo agente.

Inclusive, pondera-se que pode ser excepcionalmente dispensado o nexo de causalidade, na hipótese de aquisição de propriedade de imóvel de terceiro em que haja passivo ambiental, sob o fundamento de ser uma obrigação propter rem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Por que a responsabilidade civil por dano ambiental independe da existência de culpa?

A

O §1° do art. 14 da Lei 6.938/1981(PNMA), expressamente determina que “sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a ter­ceiros, afetados por sua atividade [. . .]”.

Assim, a partir de 1981, passou a responsabilidade civil por dano ambiental a ser objetiva

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Pode-se dizer que a responsabilidade objetiva é baseada na teoria do risco?

A

A responsabilidade objetiva, independente de culpa é fundada na teoria do risco,em uma de suas modalidades.

A responsabilidade objetiva conforma uma obrigação de indeni­zar, a qual atribuída ao agente causador do dano, pouco importando se agiu ou não com culpa, isto é, é-lhe atribuída a responsabilidade civil por ter assumido o risco ao desenvolver a atividade.

Assim, costuma-se dizer que aquele que obtém lucros com determinada atividade deve arcar também com os prejuízos causados à natureza, o que seria decorrência lógica do princípio do poluidor­-pagador, consagrado na proteção mundial ao meio ambiente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Pode o causador do dano isentar-se de responsabilidade ambiental ao comprovar que sua atividade é lícita e que seguiu todos os padrões técnicos previstos em lei?

A

É irrelevante a licitude da atividade desenvolvida, pois o fato de a con­duta do agente causador do dano ter sido autorizada pelo poder com­petente e ter obedecido aos padrões técnicos ao exercício de sua ativi­dade não exclui o dever de indenizar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é a teoria do risco integral?

A

Segundo esta, a responsabilidade civil por dano ambiental não só prescinde da investigação da culpa, como é irrelevante a licitude da atividade e são inaplicáveis as excludentes de ilicitude.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é a teoria do risco criado?

A

a teoria da responsabilidade objetiva aplicada à área ambiental funda-se no risco criado e na reparação integral, compreendendo como risco criado aquele produzido por atividades e bens dos agentes que potencializam, aumentam ou multiplicam um dano ambiental. Assim, o agente responde pelo risco criado e não em razão de eventual culpa, motivo pelo qual deve recompor o dano ambiental em sua integralidade e não de forma limitada, ainda que possua autorização administrativa.
Investiga-se a causa do dano ambiental, partindo-se de uma pre­ sunção de causalidade entre determinadas atividades poluidoras e o dano. Em todo caso, são admitidas excludentes de responsabili­ dade, por exemplo, o caso fortuito e a força maior, assim como a culpa exclusiva de terceiro, de modo que o empreendedor será con­ siderado responsável se demonstrada a causalidade entre o evento danoso por ele provocado e o dano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em quais casos o Estado pode ser considerado poluidor?

A

O Estado pode ser considerado poluidor em 3 situações:

(i) na qualidade de empreendedor;
(ii) ao prestar ou não serviço público;
(iii) na qualidade de Estado-fiscalizador

Apesar da máxima de que qualquer poluidor no Direito brasileiro tem responsabilidade objetiva e solidária, para Celso Antonio Bandeira de Mello, a responsabilidade do Poder Público ao omitir fiscalização é de natureza subjetiva e é o entendimento preponderante na atualidade, exceto nos casos em que os Municípios permitem o loteamento em desacordo com a legislação federal, eis que é responsabilidade objetiva e solidária, assim como quando a omissão se der em relação a unidades de conservação de proteção integral, conforme o REsp 1071741/SP. No entanto, neste último caso ressalva de que, embora a responsabilidade seja objetiva e solidária, a execução contra o Estado é subsidiária, com o condão de preservar o erário público.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais os requisitos para ficar configurado o dever de indenizar?

A

São requisitos para a configuração do dever de indenizar pelo dano ambiental:

1- a existência do evento danoso. O evento danoso é o fato que origina a alteração das proprieda­des do meio ambiente, de modo a prejudicar a saúde ou as condi­ções de vida da população.

2- nexo causal entre a atividade e o dano. O nexo causal é a dedução de que a atividade do infrator contri­buiu para o evento danoso, independentemente de culpa ou inten­ção de causar prejuízo ao ambiente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quem é o agente causador do danos ambiental?

A

Cuida-se da pessoa física ou jurídica que, com sua conduta ou atividade, direta ou indiretamente tenha poluído (que deve ser entendido como sinônimo de degradação) o meio-ambiente, conforme os arts. 225, § 3o, CF e 3o, L 6938/81

Assim, tanto a pessoa natural quanto a pessoa jurídica (de direito público ou privado) podem ser qualificadas como agentes causado­res do dano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é o dano ambiental?

A

O dano ambiental pode ser definido como qualquer lesão cau­sada ao meio ambiente por condutas ou atividades de pessoas físi­cas ou jurídicas, de direito público ou privado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual a classificação do dano ambiental?

A

De acordo com a classificação e conceitos propostos por José Rubens Morato Leite, o dano ambiental pode ser classificado considerando

(i) a amplitude do bem protegido,
(ii) a reparabilidade e os interesses jurídicos envolvidos,
(iii) a extensão
(iv) o interesse objetivado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly