Romantismo Flashcards
(8 cards)
Qual o seu contexto literário?
-queda do Antigo Regime (monarquias absolutistas)
-ascensão social da burguesia - com ideais motivados de prosperidade e esperança
-revoluções e independências (tais como a rev industrial, rev inglesas (indep 13 colônias) rev francesa, a última advinda do crescimento do Império Napoleônico, que culminou na vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, o que industrializou e urbanizou forçadamente o RJ, capital e sede, desenvolvendo indústrias e a independência do Brasil).
Qual seu marco introdutório?
1825- livro Camões (Almeida Garret) -> biografia romântica de Portugal
1836- Suspiros poéticos e saudáveis (Gonçalves Magalhães)- desabafa, tem emoções e sentimento
-Romance de folhetim
Quais as características desse período?
-Idealismo/idealização- comportamentos que fogem do real, com fugacidade, escapismo e evasão (gosto pela morte); imaginação (limitada, todo mundo tem e promove pensamentos encantadores)
-nacionalismo- emoção de um eulírico coletivo/ valorização do passado histórico com cunho positivo; medievalismo (idade média e trovadorismo)- cantigas e novelas de cavalaria (romance); indianismo: uso idealizado do indígena como mito nacional
*cristianização de heróis, carecem de um desde o Messias
-subjetividade: natureza dinâmica - locus horrendus (lugar agradável muda de sujeito para sujeito)
-religiosidade: expressão de um mundo interior
-liberdade estética: a forma pode seguir o tema, amam o visual
Qual a primeira fase do romantismo português?
1- nacionalista -> o Brasil estava encantado, eufórico e esperançoso com a sua conquistada independência de Portugal, enquanto a metrópole estava abandonada. Então, exaltam o passado histórico
Obras: Almeida Garrett: viagens nas minhas terras (reconstrói Portugal, com um final feliz, refazendo ícones históricos + romance, o que critica pois o leitor se prende apenas com uma trama assim). Tenta reconstruir um país destruído, com um propósito esperançoso ao Brasil. Alexandre Herculano: Eurico, o presbítero (influência da idade média)
Qual a segunda fase do romantismo português?
-Pessimista: impossibilidade do amor = morte
- Fortemente influenciada pelo mal do século europeu (corrente marcada pela melancolia)
• Pessimismo, egocentrismo, morbidez, idealização da mulher e do amor
• Temas de morte, solidão, fuga da realidade
• Linguagem emotiva e subjetiva
Obra: Camilo Castelo Branco: amor de perdição
Qual a terceira fase do romantismo português?
-Pré realista (possui tons de crítica), é desiludido
Obras: Julio Dinis - As pupilas do senhor reitor (romance e esperança, com críticas)
Crítica social e política
• Preocupação com temas da realidade portuguesa
• Linguagem mais direta e menos sentimental
• É um período de transição entre o Romantismo e o Realismo
Quais as fases do Romantismo brasileiro na poesia?
1 geração: nacionalista heroica (indianista) com exaltação da natureza, idealista e patriótico, como o indígena sendo o herói nacional; como exemplo a canção do exílio de Gonçalves Dias (nunca foi exilado, mas tem saudades do Brasil), o Juca Pirama (melhor morrer na tribo do que na terra) e Canção do Tamoio (canção natalítica pois conversa com o filho recém nascido sobre a honra), Leito de folhas verdes (cantiga de amigo, a da saudade e espera) e ainda uma vez adeus (cantiga de amor).
2 geração - ultrarromântica e pessimista, melancolico e existencial; mal-do-século (tuberculose); Álvares de Azevedo (“Lembranças de morrer”e “Se eu morresse amanhã”; Casimiro Abreu (“Meus oito anos”que fala como na infância tudo era melhor, mas é uma comparação injusta” a “Valsa”).
3 a geraç!ao: condoreira -> sobrevoar a sociedade para analisar os problemas dentro e expor.; abolicionismo = liberdade com interesse republicano, messianismo; Luiz da Gama com “Quem sou eu” fala do preconceito por ser negro; Castro Alves o pai dos escravos, já que não tinham voz, ele representava; Sousândrade “Guessa Errante
E na prosa?
- Houve o romance de folhetim, que eram histórias nos espaços vazios do jornal. Adquiriram uma estrutura de romance com cunho para venda. Assim, tinham enredos amorosos e maniqueísta (bem vs mal) -> herói vs vilão; suspense entre capítulos e final feliz (como Memórias de Martha)
- José de Alencar (painel nacional alencarismo)-> pintura do retrato nacional, sendo bem regionalista, retratando bastante cada região.
a. Com Romance indianista, tendo uma colonização idealizada, como Iracema, O Guarani e Ubijara.
b. romances históricos (