SOCIOLOGIA_1ANO_CAP4-5-6_P2 Flashcards
(20 cards)
Como Émile Durkheim vê a sociedade? Qual era a sua teoria?
FUNCIONALISMO
Ele vê a sociedade como um um sistema complexo, onde as partes trabalham juntas, como um organismo.
Qual é o objeto de estudo de Durkheim? Explique-o citando suas carceterísticas (4).
O objeto de estudo é o FATO SOCIAL.
É toda maneira de pensar, de sentir, as regras, normas, valores, etc. que se manifesta na consciência coletiva, ou seja são as regras, crenças, etc. que vêm do coletivo, seguidos por toda a sociedade* (ex. ter que comer com talher, ter usar roupa, ter que ter filho, não pode roubar, etc.).*
Características
* **COERCITIVIDADE (COERÇÃO SOCIAL) **- é IMPOSTO, molda a ação e o comportamento do indivíduo, o objetivo é manter a ordem e a coesão sociais.
* EXTERIORIDADE - vem de fora do indíviíduo e independe de sua vontade, é determinado pelo COLETIVO
* GENERALIDADE - é imposto a TODOS
* ANTERIORIDADE - presente na vida ANTES mesmo da existência do indivíduo
Qual é a visão de Durkheim sobre a DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO?
Durkheim é do século XIX, quando a sociedade capitalista industrial estava se consolidando. Ele via o trabalho como um meio de coesão social e que sua função e divisão mudaram das sociedades pré-capitalistas para as capitalistas modernas. Ele chama essa coesão oriunda do trabalho de solidariedade e divide em 2 tipos:
SOLIDARIEDADE MECÂNICA - sociedade pré-capitalistas, quase não há divisão do trabalho, indivíduos são independentes no trabalho, mas se unem por conta da consciência coletiva (tradição, crenças e hábitos em comuns). FATOR DE COESÃO SOCIAL: TRADIÇÃO, CRENÇAS E VALORES EM COMUM.
SOLIDARIEDADE ORGÂNICA - sociedade capitalistas, alta divisão e especialização do trabalho, indivíduos são diferentes entre si, mas interpendentes no trabalho. Consciência coletiva mais enfraquecida, mas quanto mais complexa a sociedade, maior a divisão do trabalho (interdependência). FATOR DE COESÃO SOCIAL: DIVISÃO DO TRABALHO E INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS INDIVÍDUOS.
Qual é o objeto de estudo de Max Weber? Quais são os tipos desse objeto (4)?
AÇÃO SOCIAL
Busca entender o significado e a motivação do comportamento do indíviduo que tem impacto na sociedade. É o indivíduo metodológico.
Pode ser:
* AFETIVA - irracional, motivada pela emoção (escrever carta de amor, brigar porque ficou com raiva, etc.)
* TRADICIONAL - irracional, faz algo por conta dos costumes, hábitos e tradições coletivas (ex. fazer o sinal da cruz quando passa numa igreja, pedir a benção aos mais velhos)
* RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES - racional se relaciona a crenças e valores pessoais (seguir uma religião específica, torcer para um determinado time de futebol)
* RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS - racional motivada para **atingir um objetivo **(estudar para passar no vestibular, num concurso, juntar dinheiro para comprar algo)
Qual ética se integra melhor ao capitalismo: a católica ou a protestante? Por quê?
ÉTICA PROTESTANTE, pois fornece as bases para o capitalismo, uma vez que no protestantismo (em espacial o calvinismo) deve-se aproximar de Deus nas atividades cotidianas, na profissão, na vocação do indivíduo. O trabalho glorifica a Deus e é preciso acumular riquezas para alma ser salva.
Já, na ética católica, para se aproximar de Deus, o indíviduo deve se afastar do mundo, se isolar para contemplar a Deus. O trabalho é visto como castigo. As posições católicas são contrárias ao espírito do capitalismo, já que o capitalismo considera útil aquilo que dá lucro e tem resultados práticos e concretos.
O que é o TIPO IDEAL para Weber?
É um modelo abstrato (não real), uma construção teórica que serve como referencial para analisar a realidade. É um “padrão ideal”, uma “utopia” teórica. É subjetivo e pode variar de acordo com o pesquisador.
Diferencie os objetos de estudo de Durkheim e de Weber.
Durkheim - FATO SOCIAL, que é coletivo e compreende as maneiras de agir, pensar e sentir que são externas e ao indivíduo, e que exerce coerção sobre ele.
Weber - AÇÃO SOCIAL, que é individual, compreende a ação do indíviduo que tem significado subjetivo para ele e que impacta a si mesmo e aos outros.
Explique o que significa para Weber a secularização da vida moderna e o desencantamento do mundo.
O desencantamento do mundo é o processo histórico de perda da magia e das explicações sobrenaturais para os fenômenos, sendo substituídas pela racionalidade e pela ciência. O mundo passa a ser visto como algo calculável e controlável pela razão, perdendo seu caráter misterioso e encantado.
A secularização da vida moderna é o processo pelo qual as esferas da vida social (política, economia, direito, ciência, moral) deixam de ser operados e justificados pela religião. A religião se retira da esfera pública e se torna mais uma questão de crença privada. (secular = não religioso)
Qual a relação entre indivíduo e sociedade para a Sociologia? Como se dá essa relação para Durkheim e Weber?
É uma relação de interpedência (“mão dupla”). Os indivíduos são aos mesmo tempo produtos e produtores da sociedade. Influenciamos o mundo ao nosso redor e somos influenciados por ele.
- Durkheim - de fora para dentro (FATO SOCIAL)
- Weber - de dentro para fora (AÇÃO SOCIAL)
O que é socialização e quais são suas etapas (2)? Como a socialização se dá na prática, por intermédio de quê?
É o processo de aprendizagem de como se comportar em sociedade, no qual vai se internacionalizando as normas, costumes e valores.
2 etapas:
SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA - acontece na infância na família e estabelece as bases sessenciais É marcada prlo alto grau de afetividade.
SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA - processo contínuo por toda a vida e abrange outros espaços como a escola, a igreja e o Estado.
A socialização se dá através dos GRUPOS e INSTITUIÇÕES SOCIAS. Eles são “porta de entrada” para integração com a sociedade.
A CULTURA é o elemento unificador pois ela constrói a IDENTIDADE.
Cite e explique 2 agentes socializadores importantes para o indivíduo.
FAMÍLIA
É o primeiro agente (célula mater da sociedade), responsável por transmitir valores, costumes e conhecimentos básicos.
ESCOLA
transmissão de conhecimento, valores éticos e morais
Quais são os processos sociais básicos (4)?
- ASSIMILAÇÃO - processo longo que gera uma solução permamente (incorporar algo de uma cultura em outra)
- COOPERAÇÃO - ação comum em busca de um mesmo propósito (grupos diferentes se unirem para resolver um problema)
- ACOMODAÇÃO - se adpatar a uma situação sem resolvê-la (trégua numa guerra)
- COMPETIÇÃO - conflito aberto, disputa (vaga de emprego, disputa esportiva)
- CONFLITO - atitude consciente e emocional, alto grau de tensão (eliminar um adversário - guerra)
Explique IDENTIDADE, PERSONALIDADE e PAPEL SOCIAL.
A IDENTIDADE foca no pertencimento social e na construção do “nós” (que se forma a partir das interações sociais e do pertencimento a grupos - família, trabalho, profissão…), enquanto a PERSONALIDADE se concentra nas características psicológicas individuais que formam o “eu”.
IDENTIDADE
Foca no “nós”. Leva em considerações as heranças materiais e socioculturais recebidas pelo indivíduo e que vão moldá-lo e ao mesmo tempo serem transformadas ao longo do tempo. A construção da identidade pode ser:
* IDENTIDADE LEGITIMADORA - baseada em valores, crenças e tradições culturais, introduzida por instituições dominantes na sociedade, que buscam expandir seu controle.
* IDENTIDADE DE RESISTÊNCIA - marcada pela luta contra estruturas dominantes (indivíduos marginalizados - formação de comunidades)
* IDENTIDADE DE PROJETO - identidade construída por projetos pessoais, aspirações e trajetórias de vida. Mais fluida e individualizada.
PERSONALIDADE
Foca no “eu”. Depende de fatores internos, como a herança biológica, e externos, como o ambiente físico em que vivemos e as culturas com as quais temos contato.
PAPEL SOCIAL
conjunto de obrigações e expectativas relativas ao indivíduo em função do seu status social. O mesmo indivíduo pode ter vários papéis sociais (aluno, filho, pai, irmão, etc.).
O que é CULTURA e quais são os tipos (3)?
É o objeto de estudo da ANTROPOLOGIA e compreende tudo que é criado pelo humano, material ou imaterial, sendo transmitido e compartilhado pela sociedade (crenças, valores, costumes, hábitos, tradições, artes, etc.). Ela é MUTÁVEL, DINÂMICA e está em CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, sendo fundamental para a identidade coletiva de um grupo.
Pode ser
CULTURA POPULAR - camadas mais amplas, pessoas comuns, ampla aceitação
CULTURA ERUDITA - classes privilegiadas,mais exclusiva, demanda certo nível de conhecimento formal
CULTURA DE MASSA - larga escala, com intermédio dos meios de comunicação de massa (televisão, cinema, internet…) e objetivo comercial (entreter e lucrar)
O que é o DETERMINISMO BIOLÓGICO e GEOGRÁFICO?
DETERMINISMO BIOLÓGICO - conceito que busca justificar porque algumas etnias seriam superiores a outras, usando esteriótipos (preconceitos) e argumentos pseudocientíficos (não tem comprovação biológica).
DETERMINISMO GEOGRÁFICO - a natureza determinaria a ação humana e o** território seria fator para definir o poder entre as nações**. Serviu ao imperialismo. (ex. país quente tem povo mais caloroso do que do países de climas frios, pessoas que moram em clima quente são preguiçosas)
O que é o DARWINISMO SOCIAL? Quais são as consequências desse pensamento?
Mentor - Herbert Spencer
Seria a aplicação do princípio de seleção natural de Darwin às sociedades. Seria o Evolucionismo Cultural, assim alguns sociedades seriam extintas. Traz as ideias de progresso e hieraquização racial.
Consequências: imperialismo, discriminações, preconceitos, ideias racistas, eugenista (melhoria da qualidade genética das sociedades - judeus no nazismo).
O que defendia Edward Tylor?
ETNOCENTRISMO
Vem da ideia do Evolucionismo Cultural ou Darwinismo Social. Ideia de “etnia no centro”.
Haveria sociedades mais cultas e civilizadas que outras e a humanidade e a cultura teriam estágios de evolução semelhantes à evolução das espécies. Apresenta uma visão de superioridade de uma etnia sobre outras, fomentando preconceitos e esteriótipos.
Esse conceito apoiava a ideia colonialista, o imperialismo. A Antropologia serviria como justificativa diplomática para as metrópoles imperialistas dominarem as colônias.
O que defendia o Franz Boas?
RELATIVISMO
Defende o trabalho de campo, imergir nas culturas para conhecê-las. Considera legítima toda manifestação cultural. Não existem culturas superiores e superiores, são só culturas diferentes. Reconhece e respeita a diversidade, compreendendo que cada cultura deve ser entendida dentro do seu contexto, sem hierarquias de valor. Refere-se ao PARTICULARISMO HISTÓRICO e é uma resposta ao ETNOCENTRISMO.
Qual a diferença entre ETNOCENTRISMO, APROPRIAÇÃO CULTURAL e ACULTURAÇÃO?
ETNOCENTRISMO
julgar outras culturas com base na própria - ideia de superioridade gerando preconceito
APROPRIAÇÃO CULTURAL
grupo dominante se apropria de uma cultura minoritária, de forma superficial e comercial, descontextualizando-a. É exploração e opressão cultural.
ACULTURAÇÃO
troca entre culturas diferentes resultando em incorporação de elementos da cultura diferente (intercâmbio cultural ou imposição cultural)
Por que deve-se pensar em culturaS?
Porque não existe cultura superior e inferior, nem uma cultura padrão. As culturas são diferentes. Não há como compará-las.