SOMESTESIA - SENSIBILIDADES Flashcards
(43 cards)
QUAIS OS 3 TIPOS FISIOLÓGICOS DE SENSAÇÕES:
-sensações mecanoceptivas, tato e posição, sensações termoceptivas, calor e frio, e sensações nociceptivas, dor.
MODALIDADES DAS SENSAÇÕES TÁTEIS E POSIÇÃO:
-inclui: toque, pressão, vibração e cócega.
-inclui: posição estática e velocidade de movimento.
SENSAÇÕES EXTEROCEPTIVAS, PROPRIOCEPTIVAS, VISCERAIS (INTEROCEPTIVAS), PROFUNDAS:
-são percebidas na superfície do corpo;
-inclui sensação de posição, tendões, músculo;
-sensação dasvísceras do organismo;
-advêm de tecidos profundos, fáscias, músculos e ossos, inclui: pressão “profunda”, a dor e a vibração.
DIFERENÇAS ENTRE OS ESTÍMULOS DE TOQUE, PRESSÃO, VIBRAÇÃO? (TODOS ESTES ATUAM DE FORMAS DIFERENTES SOBRE OS MESMOS RESCEPTORES):
- a sensação do toque resulta da estimulação de receptores na pele ou tecidos logo após eles, sensação de pressão resulta da deformação de tecidos mais profundos, vibração resulta de sinais sensoriais repetitivos e rápidos.
TERMINAÇÕES LIVRES: ONDE SÃO ENCOTRADAS E O QUE DETECTA?
-encontradas por toda pele e em outros tecidos, podem detectar toque e pressão.
CORPÚSCULO DE MEISSNER: ONDE ENCONTRADAS E O QUE DETECTA?
-prolongamento de term. nervosa encapsulado de uma fibra nervosa Aβ. são encontrados (glabras) da pele, abundantes nas extremidades dos dedos, dos lábios e de outras áreas de pele, nas quais a capacidade de discernimento da localização espacial de toque é desenvolvida, eles são sensíveis ao mov. na pele, e vibração de baixa frequência
DISCOS DE MERKEL: ONDE ENCONTRADAS E O QUE DETECTA?
-extrem. dedos, porções pilosa contém muitos receptor táteis de expandida (disco de merkel). trasmite sinal adaptativo inicial forte, seguido de sinal mais fraco, adapta lentamente. São resp. por gerar estímulos q permite determinar toque contínuo de objetos contra a pele.
-frequentemente são encontrados como grupos em órgão receptor chamado cúpula de IGGO, que se projeta causando uma protusão do epitélio, criando uma cúpula sensível. Todo grupo d discos recebe inervação de uma única Aβ. Juntos aos Meissner, exercem papéis importantes em localizar sensações de toque nas áreas específicas, bem como determinar a textura do q se sente.
RECEPTOR DO FOLÍCULO PILOSO: ONDE ENCONTRADAS E O QUE DETECTA?
o leve mov. de qlqr pelo estimula fibra nervosa entrelaçada na base (órgão do folículo piloso). receptor se adapta prontamente, detecta: mov. objetos na s. do corpo, contato inicial c/ corpo.
TERMINAÇÃO DE RUFFINI: ONDE ENCONTRADAS E O QUE DETECTA?
nas camadas profundas da pele e também em tecidos mais profundos, há terminações de Ruffini, que são multirramificadas e encapsuladas. se adaptam muito lentamente e, portanto, são importantes na sinalização de estados contínuos de deformação dos tecidos, como sinais de toque pesado prolongado e de pressão. Elas também são encontradas nas cápsulas articulares, em que auxiliam a sinalização do grau de rotação articular.
CORPÚSCULOS DE PACCINI: ONDE ENCONTRADAS E O QUE DETECTA?
-situa imediatamente embaixo da pele e, mais profundamente, nas fáscias. Eles são estimulados somente pela rápida compressão local dos tecidos, pois se adaptam em alguns centésimos de segundo. Desse modo, são particularmente importantes na detecção da vibração dos tecidos ou de outras alterações rápidas de seu estado mecânico.
SINAIS CRÍTICOS E GROSSEIROS: EXEMPLOS E POR QUAIS FIBRAS ANDAM?
tipos críticos de sinais sensoriais como: determinação da localização precisa da pele, de gradações mínimas de intensidade ou de alterações rápidas na intensidade do sinal sensorial, são transmitidos por fibras rápidas. tipos grosseiros de sinais como: pressão, toque mal localizado e especialmente cócegas, são transmitidos por fibras lentas.
QUAIS OS PRINCIPAIS RECEPTORES QUE ATUAM NA DETECÇÃO DE VIBRAÇÃO DE ALTA E BAIXA FREQUENCIA?
todos recep. táteis estão envolvidos detecção da vibração, embora recep. diferentes detectem frequências diversas. pacini pode detectar vibração de 30-800 c/s, pois respondem rápido a deformações mínimas e rápidas. enviam sinal pelas Aβ, 1.000 impulsos por segundo. Vibrações de baixa frequência, com 2-80 ciclos/s, estimulam outros receptores como, corpúsculos de Meissner, que se adaptam com menor rapidez do que pacini.
Detecção de cócegas e prurido por terminações nervosas livres mecanoceptivas.
-terminações nervosas livres mecanoceptivas de rápida adaptação que deflagram somente sensações de cócegas e prurido. São encontradas nas camadas superficiais da pele, que normalmente é o único tecido capaz de produzir sensações de cócegas e prurido. são transmitidas por fibras C muito pequenas e desmielinizadas, similares às que transmitem o tipo de dor profunda e lenta.
SENSIBILIDADES TERMOÁLGICA (SUPERFICIAL), SEGUNDO LIVRINHO MEDCURSO: TIPO DE FIBRA? TRAJETO? QUAIS RECEPTORES FAZEM PARTE?
-info. transita por fibra “c”. Este faz sinapse com corno posterior (sub. gelatinosa). Este neuronio cruza, passando próximo ao canal medular, e subindo pelo funículo lateral p/ formar trato espinotalamico lateral. Recep de DOR são term. livre na derme e epiderme, E os termo são corpúsculo de Krauser - nas regiões limítrofes da pele c/ membranas mucosas, como redor dos lábios e genitais. (frio), e de ???Ruffini??? (calor).
SENSIBILIDADES VIBRATÓRIA (PROFUNDA), SEGUNDO LIVRINHO MEDCURSO: TIPO DE FIBRA? TRAJETO? QUAIS RECEPTORES FAZEM PARTE?
-fibras grossas (A-alfa), com o axônio não fazendo sinapse na medula, apenas ascendente (sem cruzar) no funículo posterior p/ formar fascículo grácil (mm. inf. e abdome) e cuneiforme (mm. superior e tórax).
- propriocepção também cursam por essas fibras, pelos receptores fusos neuromusculares e orgãos de Golgi.
SENSIBILIDADE TÁTIL PROTOPÁTICA (TATO GROSSEIRO), SEGUNDO LIVRINHO MEDCURSO: TIPO DE FIBRA? TRAJETO? QUAIS RECEPTORES FAZEM PARTE?
-as fibras são inttermediária entre a e a-alfa portanto velocidade moderada. Penetram na medula, cruzam pelo “H” medular e sobe pelo funículo lateral anterior formando o trato espinotalamico anterior.
SENSIBILIDADE TÁTIL EPICRÍTICA (TATO DISCRIMINATIVO), SEGUNDO LIVRINHO MEDCURSO: TIPO DE FIBRA? TRAJETO? QUAIS RECEPTORES FAZEM PARTE?
-são praticamento do mesmo tipo e caminho das fibras de sens. profunda. Os receptores são os meniscos táteis de merkel
SENSIBILIDADE BARESTÉSICA (PRESSÃO), SEGUNDO LIVRINHO MEDCURSO: TIPO DE FIBRA? TRAJETO? QUAIS RECEPTORES FAZEM PARTE?
-são fibras a-beta ou até gama. Podem seguir 2 caminhos: feixe espitalamico anterior - mesmo do tato protopático ou fascículo grácil/cuneiforme - propriocepção e vibração. Os receptores são os corpúsculos lamelares de vater-pacini.
FEIXE ESPINOTALÂMICO LATERAL: PERCURSO?
-após o 2 axonio subir, ele vai passando pela porção dorsolateral no bulbo, tegmento da ponte, une-se ao lemnisco medial no tegmento mesencefálico para formar o lemnisco espinhal, que é direcionado ao tálamo (núcleo ventral posterolateral), depois córtex sensorial (pós-central) áreas 1,2,3.
FEIXE ESPINOTALÂMICO ANTERIOR: PERCURSO?
- é igual ao lateral, a diferença é que os axonios do 2 neuronio se direcionam ao feixe anterior.
FASCÍCULO GRÁCIL E CUNEIFORME: PERCURSO?
- sem cruzar, os axonios do 1 neuronio sobe até núcleo grácil e cuneiforme da proção dorsomedial do bulbo. De lá os axonios do 2 neuronio cruzam p/ lado oposto, verte-se para cima e subindo pelo lemnisco medial do te. lemnisco medial com aos tratos espinotalamicos ao nível de mesencéfalo para formar lemn. espinhal
VIAS SENSITIVAS DE TRANSMISSÃO DE SINAIS SOMÁTICOS PARA O SISTEMA NERVOSO CENTRAL:
-informação sensorial do organismo adentra a ME pelas raízes dorsais. sinais sensoriais são conduzidos pelo sistema coluna dorsal-lemnisco medial ou sistema anterolateral.
-lemnisco medial conduz sinais até bulbo pela coluna dorsal da ME. após a decussação os sinais continuam ascendendo pelo tronco encefálico até o tálamo por meio do lemnisco medial.
-sinais conduzidos pelo sistema anterolateral. após entrada na ME, fazem sinapse e cruza p/ lado oposto, ascendendo pelas colunas anterior e lateral.
-sistema coluna dorsal-lemnisco medial é composto por grandes fibras mielínicas, que transmitem sinais ao encéfalo com velocidade de 30 a 110 m/s. o sistema anterolateral é composto por fibras mielínicas menores, que transmitem sinais c/ velocidade de até 40m/s.
-sistema coluna dorsal-lemnisco medial possui alto grau de orientação espacial com relação à origem de suas fibras nervosas, ao passo que o sistema anterolateral possui muito menos orientação espacial. Essas diferenças caracterizam imediatamente os tipos de informação sensorial que podem ser transmitidos pelos dois sistemas. Ou seja, a informação sensorial que deve ser transmitida rapidamente com fidedignidade temporal e espacial será conduzida principalmente pelo sistema coluna dorsal-lemnisco medial. Já a informação que não necessita de transmissão rápida ou com alta fidedignidade espacial é conduzida principalmente pelo sistema anterolateral.
O sistema anterolateral possui capacidade de transmitir amplo espectro de modalidades sensoriais, como dor, calor, frio e sensação de tato grosseiro. O sistema dorsal se limita a alguns tipos de sensações mecanoceptivas.
SENSAÇÕES QUE CURSAM PELA COLUNA DORSAL-LEMNISCO MEDIAL:
sensações de tato que requerem alto grau de localização do estímulo; sensações fásicas, como vibrações; sensações que sinalizam movimento sobre a pele; sensações de posição das articulações; sensações de pressão relacionadas a graus precisos de julgamento da intensidade.
SENSAÇÕES QUE CURSAM PELO SISTEMA ANTEROLATERAL:
Dor; sensações térmicas (calor e frio), toque grosseiro e sensações de pressão grosseira; sensações de cócega, prurido e sexual.