Taxonimia III Flashcards

(61 cards)

1
Q

Pq os peixes cartilaginosos excretam ureia e não amônia como os ósseos?

A

é uma estratégia de osmorregulação, a ureia, como é menos tóxica que a amônia conseguem ser retida no corpo do animal, impedindo que haja perda excessiva de H2O (por osmose) para a água do mar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

qual a classe de peixes que possui bexiga natatória?

A

peixes ósseos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

qual a funcionalidade da linha lateral dos peixes cartilaginosos?
e as ampolas de lorenzini?

A

linha lateral: serve como órgão sensorial, eles detectam as vibrações da água por ela :)

ampolas de lorenzini: também são órgão sensórias que detectam estímulos eletromagnéticos e radiações infravermelhas

as duas são importante para geolocalização e predação/ defesa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o tipo de fecundação feita pelos peixes ósseos? e os cartilaginosos?

A

peixes ósseos fazem fecundação externa enquanto os cartilaginosos fazem em sua maioria fecundação interna; as nadadeiras pélvicas deles se juntam formando o CLÁSPER, que serve como um órgão copulatório e é usado para depositar os gametas na cloaca da fêmea

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

características das aves que contribuíram para a redução do peso corporal desses animais

A

-ausência de dentes
-ossos pneumáticos
-ausência de bexiga urinária
-excreção de ácido úrico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual estrutura o óvulo das plantas origina após a fecundação?

A

semente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual a vantagem evolutiva do surgimento do tubo polínico para as plantas?

A

o desenvolvimento do tubo polínico dispensa a água para que ocorra a união dos gametas, oq significou a conquista evolutiva completa do meio terrestre

(só gimnospermas e angiospermas)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual etapa do ciclo haplodiplobionte ocorre meiose?

A

A produção de esporos

esporófito(2n) —meiose—> esporos (n)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

em relação à reprodução, 2 conquistas evolutivas que conferiram aos répteis independência do ambiente aquatico

A

-desenvolvimentos em ovos com casca
-fecundação interna
-desenvolvimento direto
- excreção de ácido úrico
- fossas nasais que se comunicam com a faringe
- esqueleto interno ósseo
- surgimento do amnion
- respiração quase exclusivamente pulmonar
- pele queratinizada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Função da bexiga natatória e
vantagem evolutiva da bexiga natatória estar ligada ao sistema digestório do peixe

A

função: ajuda na flutuação, havendo manutenção do equilíbrio em diferentes profundidades

vantagem: o peixe pode enche-la e flutuar, tomando ar diretamente da superfície da água

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

características que confirmem que baleias são mamíferos

A
  • presença de pelos
  • tem glândulas mamárias
  • diafragma
  • hemácias anucleadas
  • placentárias
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

importância da lignina para as plantas vasculares

A

sustentação corporal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Os anfíbios são os tetrapodes que são menos adaptados ao meio terrestre. Aponte as características que os tornam menos adaptados.

A
  • pele fina, pobre em queratina/ pele permeável
  • ovos não possuem casca protetora
  • fase larva aquática
  • parte da respiração é cutânea como forma de compensar a baixa superfície pulmonar (pulmões sacoliformes)
  • reprodução dependente de água
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

qual a adaptação morfológica que os tetrapodes terrestres sofreram para sustentar o corpo em um meio de menor densidade ?

A

fortalecimento do esqueleto
(ósseo)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Os mamíferos podem ser divididos em 3 grupos. Os monotremados (prototheria), marsupiais( metatatheria) e os placentários (eutheria). Cite um exemplo de cada grupo :)

A

monotremados: ornitorrinco
marsupiais: canguru, gambá, coala
placentarios: baleia, cachorro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Os mamíferos podem ser divididos em Prototheria, Maratheria e Eutheria. Explique uma característica relacionada a reprodução que diferencia esses dois últimos grupos.

A

Metatheria: Desenvolvimento embrionário acontece em parte no útero da fêmea e outra parte no marsúpio

Eutheria: embrião se desenvolve dentro do corpo da fêmea( desenvolvimento placentário)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

qual a diferença entre animais pecilotérmico e ectotermicos? e homeotermia e endotermicos?

A

Pecilotérmicos são animais que variam a temperatura corporal de forma proporcional à temperatura ambiente

Homeotermicos tem temperatura corporal constante, independente da variação de temperatura do meio

Ectotermicos variam o metabolismo de acordo com a variação da temperatura do meio

Endotermicos o metabolismo varia de forma inversamente proporcional às variações de temperatura, até atingir a zona termoneutra

A classificação de PECILOTÉRMICO e HOMEOTÉRMICO dizem respeito à variação da TEMPERATURA CORPORAL em função do ambiente enquanto a classificação de ECTO e ENDOTERMIA relaciona a variação do METABOLISMO em função da temperatura ambiental

Assim quando eu falo que um animal é pecilotérmico quero dizer que a temperatura corporal dele varia junto com a temperatura do ambiente e quando falo que ele é ectotermicos quero dizer que quando a temperatura ambiental diminui seu metabolismo também diminui e vice-versa
e quando falo que um animal é homeotérmico quero dizer que ele tem mecanismos que impedem a variação de temperatura corporal frente às mudanças de temperatura do meio mas os endotermicos me refiro aos animais que aumentam o metabolismo quando há diminuição da temperatura e diminuem o metabolismo com o aumento da temperatura ambiente

assim a maior parte dos pecilotermicos são ectotermicos (mas nem sempre) e a maioria dos homeotermicos também são endotermicos :))

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

quatro características das pteridofitas consideradas novidades evolutivas em relação às briófitas e como cada uma foi importante para a conquista do ambiente terrestre

A
  • vasos condutores : otimizam o transporte de H2O e nutrientes
  • fase definitiva é o esporófito : aumenta adaptação aos diferentes ambientes por aumentar a variabilidade genética (esporófito faz meiose para produzir esporos—> esporos são células de resistência)
  • caule, raiz e folhas verdadeiras : permite a ocupação de ambientes com menor umidade uma vez que otimiza as funções específicas desempenhadas por cada estrutura (menor dependência da agua)
  • presença de cutícula e estômatos : permite o estabelecimento em ambientes de estresse hídrico/ mt secos
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

vantagem do aparecimento de frutos e flores nas angiospermas

A

aumento do sucesso reprodutivo (flores) e dispersão de sementes/ grãos de polen (frutas/ flores)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

4 características compartilhadas pela superclasse dos tetrapodes dentro do filo dos cordados

A

principais:

-extremidades pares
- pulmões
- pele cornificada
- esqueleto ósseo

  • fossas nasais comunicam-se com faringe
  • circulação fechada e dupla
  • fendas nasais em embriões
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

4 principais características que determinam os cordados

A
  • notocorda dorsal
  • fendas faríngeas
  • cauda pós anal (persiste ou n no adulto)
  • tubo nervoso dorsal oco

todas elas devem aparecer em pelo menos algum momento do ciclo de vida do animal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Explique por que as mãos sofrem maior variação de temperatura comparadas às axilas, com base na reação fisiológica dos vasos sanguíneos

A

As mãos, por serem extremidades, tem maior perda de calor e para tentar evitar esse acontecimento sofrem maior vasoconstrição. Já as axilas por estarem mais próximas do tronco, onde há maior produção de calor, mantém a temperatura de forma mais estável.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

o cotilédone é uma folha modificada com que função? essa função é feita em momentos diferentes dependendo se a planta é monocotiledônea e dicotiledônea, apresente em qual momento ocorre em cada planta.

A

transferência de reservas nutritivas do endosperma para o embrião.
Essa transferência é feita antes da germinação em plantas dicotiledôneas e após o início da germinação nas monocotiledôneas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

qual semelhança evolutiva existe entre os nematelmintos e os artropodes?

A

fazem ecdise (possuem exoesqueleto)
obs.: os tardigrados tb, eles são considerados primos dos artropodees O(∩_∩)O

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
nem todo cordado é vertebrado. essa afirmativa é verdadeira?
sim!! dentro dos cordados existem os urocordados, cefalocordados e os vertebrados \(≧▽≦)/
26
diferencie urocordados, cefalocordados e vertebrados
urocordados- notocorda restrita à cauda e somente na fase larval cefalocordados- notocorda a vida toda vertebrados- notocorda é substituída pela coluna vertebral na fase adulta (notocorda somente na fase embrionaria)
27
exemplos de urocordados e cefalocordados
urocordados- ascidias cefalocordados- anfioxo
28
caracteristicas exclusivas dos vertebrados
presença de cranio e vertebras tegumento- epitelio estratificado coração musculoso e bem desenvolvido rins tubo digestorio completo e ventral
29
oq é a clase agnata (ou ciclostomados)?
sao cordados vertebrados sem mandibula
30
tipo circulação dos peixes (cartilaginosos e osseos)
circulação simples e fechada (só passa uma vez pelo coração, circulação somente pelos vasos) tb é completa (n tem mistura de sangue) mas n faz sentido especificar isso pq a circulação só pode ser completa ou incompleta se for dupla (passar duas vezes pelo coração)
31
caracteristica evolutiva presente nos repteis, aves e mamiferos
amnio
32
em qual classe dos cordados houve o surgimento dos pulmões?
anfibios
33
oq é a glândula uropigiana?
glândulas das aves responsável pela produção de cera para a impermeabilização das penas
34
tubo nervosos dorsal é uma caracteristica que apareceu em qual filo?
cordados (todos eles apresentam, n só os vertebrados!!!!)
35
tipo de circulação dos anfibios
fechada, dupla e incompleta (coração tricavitario, logo ocorre mistura no ventriculo)
36
circulaçao dos repteis
dupla, fechada e incompleta (coração tricavitario em todo mundo menos crocodilianos , mas mesmo tendo coração tetracavitario, os crocodilianos tb tem circ. incompleta pq eles tem o foramen de panizza, comunicação entre as 2 aortas--> serve pra possibilitar a grande circulação em apneia, uma vez que o arco aortico fica entre os 2 ventriculos, assim, uma ligação entre as aortas possibilita a mistura de sangue venoso do vent. direito e arterial do ventriculo esquerdo)
37
função de cada anexo embrionario nos repteis e aves
alantoide- armazenamento das excretas, transporte de cálcio (casca para embrião) e trocas gasosas corion- membrana com função de proteção e auxilia nas trocas gasosas âmnio (liquido amniotico)- proteção contra choques mecanicos e desidratação e regulação da temperatura saco vitelinico (vitelo)- nutrição do embrião + casca- proteção contra desidratação, mas é porosa, permitindo trocas gasosas (feita de calcario)
38
adaptações das aves que permitiram o vôo
- penas - ossos pneumaticos - quilha (osso dorsal pontiagudo que auxilia na aerodinamica) - ausencia de bexiga - pulmões em sacos aereos - poem ovos (n são placentarios, o que auxlia no voo pela diminuição dessa possibilidade de peso) - excreção de acido urico (menos afinidade com agua, menor peso corporal)
39
vantagens dos sacos aereos para as aves
- passagem unidirecional do ar, otimizando as trocas gasosas e o resfriamento do corpo - maior volume de ar na respiração o que otimiza as trocas e diminui a densidade da ave
40
características exclusivas dos mamíferos
- Pelos - Glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas -Alvéolos pulmonares (maior superfície de contato) - Hemácias anucleadas(maior retenção de oxigênio) - Diafragma - Osso palato que separa a cavidade bucal da nasal (respiram enquanto comem)
41
mamiferos monotremados tem quais caracteristicas diferenciais em relação aos placentarios e marsupiais? obs.: monotremados - ornitorrinco
oviparos, possuem cloaca e são uricotelicos
42
nas plantas, os esporos são produzidos por meiose ou mitose?
meiose esporulação meiotica
43
nas plantas, os gametas são produzidos por meiose ou mitose?
mitose!!! esporos (n) --> gametofito(n)--> gametas(n)
44
fase sexuada da reprodução das plantas e dos fungos, respectivamente
gametofito nas plantas, pq há geração de gametas esporofito nos fungos pq há produção de esporos por meiose (havendo geração de variabilidade genetica) --> considerando a rep. sexuada com esporulação meiotica (pq tb tem a esporulação mitotica na rep assexuada dos fungos)
45
pq as algas sairam do reino platae?
- ausência de tecidos verdadeiros -embrião multicelular não está protegido no gametângio feminino/ por estruturas maternas -n tem órgãos reprodutores específicos (gametângio)
46
novidade evolutiva das pteridófitas
vasos condutores de seiva
47
pq as primeiras pteridofitas tinham um tamanho menor, se assemelhando com as briofitas e mais tarde conquistaram tamanhos maiores
as primeiras nao tinham vasos condutores lignificados (apesar de ja ter vasos condutores) , que possibilitaram maior sustentação das plantas e maior tamanho das pteridofitas em diante
48
função semente
abrigar, proteger e nutrir o embriao
49
sementes sao novidades evolutivas de que grupo de plantas?
gimnospermas
50
novidades evolutivas das gimnospermas
- sementes - grão de polen (independencia da agua para a reprodução) - orgãos reprodutores aparentes
51
pq há dependencia da agua na reprodução das briofitas e das pteridofitas?
gametas masculinos flagelados
52
características de peixes osseo de água salgada (3)
bebe água do mar, urina pouco e de forma concentrada e excreta sais ativamente pelas brânquias O peixe de água salgada perde água por osmose, indicando ser hipotônico em relação ao ambiente. Pra compensar, bebe água salgada, urina pouco e excreta sais ativamente pelas brânquias (pq ele bebe água do mar e vem mt sal, como ele é osmorregulador, tem que manter a concentração diferente da do meio e assim consegue se manter hipotônico em relação a água)
53
características do peixe ósseo de água doce (3)
bebe água, urina muito e de forma diluída e absorve sais ativamente pelas brânquias como ele ganha água por osmose, por ser hipertônico em relação ao ambiente. Pra compensar, não bebe água, urina muito e absorve sais ativamente pelas brânquias (pois quer manter a hipertonia em relação ao meio uma vez que é osmorregulador)
54
quais filos não tem sistema circulatório?
poriferos, cnidarios, platelmintos, nematelmintos e equinodermos (os equinodermos tem o sistema ambulacrário, que tb funciona pra circulação, mas n é um sistema circulatório propriamente dito)
55
quais animais tem circulação incompleta?
anfíbios e repteis
56
desvantagem da respiração traqueal
tamanho reduzido
57
como os insetos conseguem voar (alto metabolismo) msm tendo circulação aberta?
eles fazem respiração traqueal
58
sistema respiratório dos crustaceos
branquial
59
quais animais tem circulação completa?
aves e mamíferos
60
características fundamentais para o sucesso da colonização do ambiente terrestre pelos répteis
- fecundação interna - ovo com casca calcária - presença de âmnio - desenvolvimento direto
61
os mamíferos tem 3 classes: prototérios ( inclui a ordem dos monotremados), metatérios (inclui a classe dos marsupiais e eutérios. Diferencie essas três classes.
prototérios - ovíparos (n tem placenta) metatérios - n tem placenta ou placenta rudimentar (feto acaba de se desenvolver na bolsa marsupial) eutérios - tem placenta