Tristeza Flashcards
(5 cards)
O que a tristeza faz ?
A tristeza indica ao cérebro que determinados fatos devem ser evitados a todo custo, por conta de experiências passadas.
Quais alterações no cérebro a tristeza produz ?
A tristeza ativa o córtex cingulado anterior, quando ativado ele recruta respostas ao estresse, junto a hipotálamo, como a liberação do cortisol, e junto ao sistema límbico; diminuição da libido; diminuição dos movimentos; regulação de aspectos da volição( executar um comportamento com um objetivo)e cognitivos; sono perturbado, modulação da voz etc
B) a tristeza também inibe o funcionamento do sistema de recompensa( perda de motivação -anedonia)
C) córtex pré frontal- regiões mediais ativadas ( remoer acontecimentos e avaliar a situação )
D) ativa a amígdala- taquicardia ; aumento da PA no corpo e cérebro
Como a culpa pode ser boa e qual é a diferença dela para o arrependimento?
Sem a culpa, não haveria incentivo para alterarmos nossa conduta, a culpa se torna uma ferramenta de reparação social, que garante que certas atitudes não ocorram ou que não sejam repetidas.
A diferença da culpa para o arrependimento é que o arrependimento é menos intenso que a culpa, e só envolve situações em que não interagem com outras pessoas ( esqueci de estudar e tirei nota ruim, estou arrependido) colocar o pé na frente para o Gabriel cair; culpa
O que é a vergonha ?
Costuma ocorrer ao mesmo tempo que a culpa, mas enquanto a culpa tende a ser uma experiência particular, a vergonha é intrinsecamente pública ( tem a ver com a exposição à crítica de outras pessoas a respeito do comportamento, dos erros ou transgressões de nosso passado que consideramos inaceitáveis ou ruins)
Quando a culpa está sendo vivenciado, quais áreas do cérebro estão envolvidas ?
Partes do cof lateral e do córtex pré frontal dorsomedial estão ativas
Por que essas áreas estão envolvidas na culpa?
1. Avaliação moral: O COF lateral ajuda a avaliar a gravidade de uma transgressão e a resposta
emocional associada, como arrependimento ou vergonha.
2. Conexão social: O CPFdM processa como a ação afetou os outros, permitindo a empatia e o reconhecimento de que algo precisa ser reparado.
3. Autorregulação: Ambas as áreas colaboram para ajustar comportamentos futuros, ajudando a evitar repetições de ações que geraram culpa.