ZOI Flashcards
As Infecções venéreas de Brucella sp. podem ocorrer e são mais comuns com qual espécie?
B. suis.
Como se apresentam as lesões macroscópicas da tuberculose em bovinos e bubalinos?
Em bovinos são nódulos amarelados de cerca de 1 a 3 centímetros e em bubalinos os nódulos são esbranquiçados.
Devido à cronicidade da Tuberculose, é possível identificar os doentes entre os sadios apenas com a observação do comportamento do rebanho.
VERDADEIRO
Quais são os principais sintomas da febre amarela em humanos?
Tríade Clássica que gera falência hepática:
ICTERÍCIA
ALBUMINÚRIA
HEMORRAGIAS
Quais são os principais sintomas da Leishmaniose visceral em humanos?
FEBRE FADIGA PERDA DE APETITE PERDA DE PESO PALIDEZ CUTÂNEO-MUCOSA HEPATOESPLENOMEGALIA
A cultura é o método diagnóstico considerado padrão ouro para confirmação da Tuberculose. Possui elevadas sensibilidade e especificidade.
VERDADEIRO
As micobactérias são:
Bastonetes curtos, álcool-ácido-resistentes, aeróbicos, imóveis, não capsulados, não flagelados.
Não há estudos que revelem elevada prevalência da Leptospirose em felinos
VERDADEIRO
Quais são os 3 tipos mais raros de transmissão de Tuberculose?
TUBERCULOSE GENITAL (TRANSPLACENTÁRIA)
INFECÇÃO CUTÂNEA (OBJETOS CONTAMINADOS)
SEXUAL (EPIDIDIMITE E METRITE TUBERCULOSA)
O agente etiológico da Leptospirose é uma bactéria helicoidal, aeróbica obrigatória da espécie Leptospira, do qual se conhecem 7 espécies patogênicas, sendo a mais importante a L. interrogans
FALSO.
Gênero Leptospira.
São espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis:
M. tuberculosis
M. bovis
M.
São espécies do complexo MAIS:
M. avium
M. scrofulaceum
M. intracellulare
Peste aviária é o nome popular de qual doença?
Influenza Aviária
Nos cães e gatos, a eliminação do vírus da raiva pela saliva ocorre de __ a __ dias antes do aparecimento dos sinais clínicos.
A morte do animal acontece, em média, entre __ a __ dias após a apresentação dos sintomas.
2 a 5 dias.
5 a 7 dias
A Febre Amarela é causada por flavivirus icosaédricos. São instáveis no ambiente e sensíveis ao calor, à radiação, desinfecção (álcool e iodo) e pH ácido.
VERDADEIRO
A vacinação dos animais (cães, bovinos, suínos) contra Leptospirose impede que adoeçam, mas não que se infectem.
VERDADEIRO
Doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas.
Sinonímia: Úlcera de Bauru, nariz de tapir, botão do Oriente.
LEISHMANIOSE TEGUMENTAR
INFLUENZA AVIÁRIA
Pelo menos ___ hemaglutininas, e ___ neuraminidases foram encontradas em vírus de pássaros, enquanto dois tipos adicionais de HA e NA foram identificadas, até agora, somente em morcegos.
16
9
V ou F:
Uma vez atingido o alvéolo, o bacilo é capturado por
macrófagos, sendo o seu destino determinado pelos seguintes fatores: virulência do micro-organismo, carga infectante e resistência do hospedeiro. Na fase seguinte, caso não sejam eliminados, os bacilos multiplicar-se-ão dentro dos macrófagos até destruí-los. Os bacilos liberados pelos macrófagos infectados serão fagocitados por outros macrófagos alveolares ou por monócitos recém-chegados da corrente circulatória, atraídos pelos próprios bacilos liberados, ou por fatores quimiotáticos produzidos pelo hospedeiro. A terceira fase começa quando cessa
essa multiplicação, cerca de 2 a 3 semanas após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada. Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos linfócitos T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação dos granulomas.
VERDADEIRO
V ou F:
O diagnóstico clínico, associado à tuberculinização, possibilita a identificação de animais com tuberculose precoce, os quais geralmente apresentam um
decréscimo da sensibilização alérgica, podendo, por vezes, chegar à anergia
FALSO
O diagnóstico clínico, associado à tuberculinização, possibilita a identificação de animais com tuberculose AVANÇADA, os quais geralmente apresentam um
decréscimo da sensibilização alérgica, podendo, por vezes, chegar à anergia.
TUBERCULOSE
A terceira fase começa quando cessa essa multiplicação, cerca de 2 a 3 meses após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada. Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos linfócitos T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação dos granulomas.
A terceira fase começa quando cessa… cerca de 2 a 3 SEMANAS após a inalação do agente infeccioso …
A principal porta de entrada do M. bovis é a via _________; a transmissão, em aproximadamente 90% dos casos, ocorre pela ____________ contaminados com o micro-organismo. O trato _________ também é porta de entrada da tuberculose bovina, principalmente em bezerros alimentados com leite proveniente de vacas com mastite tuberculosa e em animais que ingerem água ou forragens contaminadas. Nesse caso, o complexo primário localizar-se-á nos órgãos digestivos e linfonodos regionais.
respiratória
inalação de aerossóis
digestivo
A influenza aviária resulta de infecções pelos vírus RNA pertencentes ao gênero ________e família _______________. Esses vírus também são chamados de _______________. São classificados em subespécies baseados em duas proteínas de superfície, a hemaglutinina (HA) e a neuraminidase
(NA).
Influenza A
Orthomyxoviridae
vírus da influenza tipo A
V ou F:
Os vírus da influenza aviária com alta patogenicidade (HPAI) podem desenvolver-se a partir de certos vírus LPAI, usualmente quando eles estão circulando nas criações de aves. O vírus HPAI pode matar de 90-100% das criações e causar epidemias que podem se disseminar. rapidamente, devastando a indústria avícola e resultando em restrições comerciais.
VERDADEIRO