02 - PYTHON PARA MACHINE LEARNING INICIANTE - Didática Tech Flashcards
01 - Qual o comando lista?
São os colchetes [ ], sendo os elemntos de dentro do colchetes separados por vírgula e se str deve estar entre aspas “ “
02 - Quais são os tipos de elementos de uma lista [ ]?
Podem ser números, texto (str) e sub conjuntos dentro de colchetes e separado por vírgula e aspas se str. [ […..], [….], [….]]
- Dê exemplo de algorítimo de busca de elementos e de subconjutos (mais elementos deste) de uma lista.
lista1 = [1, 2, 3]
lista1[0]
1
lista2 = [[1,2,3],[4,5,6],[7,8,9]]
lista2[0][1]
2
04 - Para a busca, como o Python enumera as posições dos elementos de uma lista?
começando do zero; lista = [1, 2, 3], o elemento 1 está na posição 0, o elemento 2 está na posição 1, o elemento 3 está na posição 2.
05 - Com a variável select você pode buscar um elemento de uma lista. Dê um exemplo de algorítimo, com busca de elementos e de elementos de subconjuntos.
lista2 = [[1,2,3],[4,5,6],[7,8,9]]
select = lista2[1]
print(select)
[4, 5, 6]
lista2 = [[1,2,3],[4,5,6],[7,8,9]]
select = lista2[1][2]
print(select)
6
06 - Qual a função que faz uma escolha aleatória?
random.choice
07 - Descreva um algorítimo para que se faça uma escolhas aleatórias.
import random
cidades = [“Sorocaba”, “São Paulo”, “Campinas”, “São Carlos”]
escolhida = random.choice(cidades)
print(“A cidade onde vai fazer a pesquisa é “, escolhida)
A cidade onde vai fazer a pesquisa é São Carlos
08 - Caso esqueça de algum elemento de uma lista, qual comando que se pode usar para acrescentar um elemento?
.append
09 - Descreva um algorítimo para que se faça um acréscimo a uma lista.
a = [1, 2, 3]
a.append(15)
print(a)
[1, 2, 3, 15]
10 - Caso esqueça de vários elementos de uma lista, qual comando que se pode usar para acrescentar vários elementos?
a = [1, 2, 3, 15] b = [7, 8, 9] for i in b: a.append(i) print(a)
[1, 2, 3, 15, 7, 8, 9]
11 - O que deve ser feito para alterar a variável inteiro para uma variável float?
num = 8
float(num)
*** de início a variável “num” é do tipo inteiro. Com o comando float(num) esta variável passa a ser float.
8.0
12 - O que deve ser feito para mudar os elemntos de uma lista para o tipo float?
x = [2,4,10,6] nova = [ ] for i in x: nova.append(float(i)) print(nova)
***O comando for i in x: quer dizer: para cada elemento da lista X, vai-se fazer um append (acrescentar) dentro da lista nova mudando para float ( ).
[2.0, 4.0, 10.0, 6.0]
13 - O que é um comando tupla? O que torna uma lista tupla?
A tupla nada mais é que uma lista que não pode ser alterada. Não é o nome que faz a lista ficar uma tupla. É os parênteses que torna a lista uma tupla.
14 - Como fazer uma alteração dos elementos de uma lista?
lista = [2, 4, 7]
lista[0] = 20
print(lista)
[20, 4, 7]
*** Nota-se que o elemento “2” que estava na posição [0] foi trocado pelo elemento “20”, ficando a lista: [20, 4, 7]
15 - Como fazer uma exclusão de um elemento de uma lista?
lista = [20,4,7]
del lista[0]
print(lista)
[4, 7]
*** Nota-se que o elemento “20” que estava na posição [0] foi deletado da lista, ficando a lista: [4, 7]
16 - Pode-se alterar ou deletar um elemento de uma tupla?
Não
17 - Como transformar uma lista em uma tupla?
lista = [20,4,7]
del lista[0]
novatupla = tuple(lista)
print(novatupla)
(4, 7)
*** Nota-se que os elementos estão entre parênteses, mudando de lista [4, 7] para tupla (4, 7).
18 - Se você quer criar uma tupla com um único elemento, qual o tipo deste elemento? Como faz para alterar? E se o elemento for um texto?
Se você quer criar uma tupla com um único elemento, exemplo (3), e se você der um type, ele vai dizer que é um “int” (inteiro) e não uma tupla. Para você dizer que este conjunto de único elemento é uma tupla, você precisa pelo menos por uma virgula (3,). Se for dois elementos (3, 2) observe que já tem uma vírgula, daí não há esta preocupação
tupla = (3,)
type(tupla)
tuple
O mesmo ocorre se for um texto:
tupla = (“cachorro”,)
type(tupla)
tuple
19 - próximo item 5, aula 5
pág 9
20 - Quais os comandos do Python para lista, tupla e dicionário?
Python compreende a lista quando os elementos estão entre colchetes [ ], a tupla por meio dos parênteses ( ) e o dicionário é por meio das chaves { }. Logo, não são os nomes: lista, tupla e biblioteca que dá o comando para o Python, e sim são os [ ], ( ) e { }. Lista, tupla e biblioteca são variáveis que você poderia por qualquer outro nome.
21 - O dicionário trabalha com quais tipos de comandos? Como funciona? O que se pode fazer para melhorar a visualização do
O dicionário trabalha com dois tipos de comandos: uma chave e um valor {chave:valor}. Pode colocar tantas chaves e valores quanto precisar. Quando for requisitado determinada chave para aquele valor, você consegue buscar o valor pretendido. O valor e a chave pode ser tanto numérica (int) como texto (str). Se texto deve estar entre aspas “ “. Aspas para a chave e aspas para o valor.
Para melhorar a visualização, deve dar um enter para cada conjunto de chave e valor, para não ficar várias chaves e valores na mesma linha. Lembrando que na esquerda fica a chave e na direita fica o valor.
22 - Como se faz a busca de um elemento do dicionário e qual a chave para isso?
Depois de pronto o dicionário, você pode fazer a busca do elemento. A Busca é entre colchetes [ ] e entre aspas se str.
dicionario[“curso”]
23 - Dê um exemplo de algoritmo
dicionario = {“curso” : “Python para ML”,
“Produtor”: “Didática Tech”,
“preço”: “Gratuito”}
dicionario[“curso”]
‘Python para ML’
*** Nota que a chave usado foi “curso”. E o valor buscado foi “Python para ML”
24 - Como se faz uma atribuição usando o comando do dicionário?
dicionario = {“curso” : “Python para ML”,
“Produtor”: “Didática Tech”,
“preço”: “Gratuito”}
dicionario[“preço”]
a = dicionario[“preço”].
print(a)
Gratuito
*** Nota que a variável “a” recebeu o valor “Gratuito” da chave “preço”.