1 Prova D. empresarial II Flashcards
(48 cards)
Qual a diferença entre empresa e sociedade?
A empresa é uma atividade econômica empresarial e a sociedade é um sujeito de direitos que exerce a empresa.
Quais são as características de uma sociedade?
Duas ou mais pessoas; Reunião de capital e trabalho; Atividade econômica; Finalidade comum; Partilha do resultado.
Qual a diferença entre fundação e sociedade?
A fundação consiste em um complexo de bens que assume a forma de PJ para a realização de um fim de interesse público de modo permanente e estável. Já a sociedade consiste em um sujeito de direitos ligada a um substrato pessoal e se rege livremente pela vontade de seus membros.
Quais os elementos indispensáveis em uma sociedade?
Consenso; Objeto lícito; Forma; Contribuições dos sócios; Participação nos lucros e nas perdas; Affectio societatis; Pluralidade de partes.
Qual a natureza jurídica do ato constitutivo da sociedade?
Contrato plurilateral, em que, de acordo com Túlio Ascarelli, existem mais que duas partes em uma mesma relação jurídica, que possuem proporcionalmente direitos e obrigações umas para com as outras.
Qual a diferença entre a teoria do ato coletivo e a teoria do ato complexo?
A teoria do ato coletivo acredita que o ato constitutivo seria um ato unilateral. Já a teoria do ato complexo acredita que o ato constitutivo seria um ato unilateral formado pela união de vontades dirigidas à mesma finalidade, vontades estas que se fundem, perdendo sua individualidade.
Qual a preocupação do CC na dissolução de sociedade?
Manter o viés de preservação da empresa.
Quais são as possibilidades de exclusão extrajudicial de um sócio de uma sociedade na dissolução parcial?
Sócio falecido; Sócio remisso (mora); Retirada (motivada ou imotivada).
Quais hipóteses de dissolução parcial judicial?
Sócio que se retira da sociedade por prazo determinado; Por falta grave; Por incapacidade superveniente; Do sócio declarado falido; Do sócio que teve sua quota liquidada.
Qual a diferença da retirada de sócio por justa causa e por falta grave?
A retirada por justa causa é extrajudicial e é definida pelos demais sócios (art. 1085). Já a retirada por falta grave é judicial e definida judicialmente.
Quais as hipóteses de dissolução total extrajudicial?
Vencimento do prazo de duração; Consenso unânime; Maioria absoluta, em sociedade de prazo indeterminado; Extinção da autorização para funcionar.
Quais são as hipóteses de dissolução judicial total?
Anulação da constituição; Exaurimento do fim comum; Inexeqüibilidade do objeto social.
O que ocorre com a sociedade nas duas hipóteses de dissolução?
Na dissolução parcial há a apuração de haveres do patrimônio especialmente levantado. Já na dissolução total, o patrimônio do empreendimento também é levantado, mas há a liquidação da sociedade.
Há desconsideração da personalidade jurídica nas sociedades em comum?
Não, pois os sócios assumem responsabilidade solidária e ilimitada pelos atos praticados pela sociedade.
O que é a desconsideração da personalidade jurídica?
A desconsideração é uma medida judicial que permite responsabilizar sócios e administradores de uma sociedade por atos ilícitos. É a forma de adequar a pessoa jurídica aos fins para os quais ela foi criada, ou seja, é a forma de limitar e coibir o uso indevido da pessoa jurídica.
Quando ocorre a desvirtuação da utilização da pessoa jurídica?
Quando ocorre o descarte da autonomia patrimonial no caso concreto, esquecendo a separação entre sociedade e sócio, o que leva a estender os efeitos das obrigações das sociedades a estes.
Desconsideração e anulação da personalidade são a mesma coisa?
Não. A desconsideração não se trata de anulação da personalidade, mas de retirada momentânea da eficácia da personalidade.
O que a teoria maior subjetiva diz?
O pressuposto fundamental da desconsideração é o desvio de finalidade da Pessoa jurídica, que se constata na fraude e no abuso de direito relativos à autonomia patrimonial.
O que a teoria maior objetiva diz?
Confusão patrimonial é o requisito primordial da desconsideração. Fraude e abuso de direito são os fundamentos básicos da aplicação da desconsideração.
Qual a diferença entre sociedades personificadas e despersonificadas?
A personalidade jurídica se inicia com o registro dos atos constitutivos no órgão competente. As sociedades personificadas possuem registro, enquanto as despersonificadas não.
Qual a diferença entre sociedades ilimitadas, limitadas e mistas.
Sociedades ilimitadas: aquelas que os sócios respondem ilimitadamente pelas obrigações da sociedade.
Sociedades limitadas: os sócios têm responsabilidade limitada, se obrigando apenas até um determinado montante, que pode ser o valor do montante ou o valor do capital social.
Sociedades mistas: alguns sócios possuem responsabilidade ilimitada e outros responsabilidade limitada.
O que são as sociedades de capital fixo?
São aquelas em que o capital é determinado no contrato social, só podendo ser alterado mediante modificação do próprio contrato. Ex: todas as sociedades personificadas do CC, com exceção das cooperativas.
Qual a diferença entre sociedades simples e empresárias?
As sociedades simples exercem atividades não empresariais, enquanto as empresárias exercem atividades empresariais. As cooperativas são sempre consideradas sociedades simples.
O que é responsabilidade subsidiária e responsabilidade ilimitada?
A responsabilidade subsidiária significa que os sócios só serão acionados se o patrimônio da sociedade não for bastante para quitar as dívidas. A responsabilidade ilimitada implica que todo o patrimônio pessoal dos sócios pode ser utilizado para saldar as obrigações sociais e ocorre na proporção das quotas de cada sócio.