Classificação de crimes Flashcards

1
Q

Crimes habituais. Especies.

A
  1. crime habitual próprio -> os crimes habituais próprios são aqueles que um ato isolado não configuraria crime, a exemplo do exercício ilegal da medicina, do curandeirismo, da casa de prostituição.
  2. crime habitual impróprio -> os crimes habituais impróprios são aqueles que cada ato isolado, por si, ja configuraria crime, sendo que diversos atos em conjunto, não configuraria continuidade delitiva, a exemplo do crime de gestão temerária dos crimes contra o sistema financeiro nacional.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Prisão em flagrante em crime habitual

A

A possibilidade da prisão em flagrante do crime habitual encontra três correntes na doutrina.

CORRENTE 1 – “não concebemos o flagrante no crime habitual. Este ocorre quando a conduta típica se integra com a prática de várias ações que, isoladamente, são indiferentes legais. Ora, quando a polícia efetua a prisão em flagrante, na hipótese de crime habitual. está surpreendendo o agente na prática de um só ato, o auto de prisão vai apenas e tão-somente retratar aquele ato insulado. Não os demais. Aquele ato isolado constitui um indiferente legal“ Tourinho Filho. Acompanham o entendimento Guilherme Nucci e Nestor Távora, dentre outros.

CORRENTE 2 – “não é incabível a prisão em flagrante em ilícitos habituais se for possível, no ato, comprovar-se a habitualidade. Não se negaria a situação de flagrância no caso da prisão de responsável por bordel onde se encontram inúmeros casais para fim libidinoso, de pessoa que exerce ilegalmente a medicina quando se encontra atendendo vários pacientes etc“ Mirabete

CORRENTE 3 – “não se pode estabelecer uma vedação absoluta à prisão em crimes habituais. Na verdade, a possibilidade da efetivação de flagrante em crimes habituais vai depender da comprovação, no ato da prisão, da reiteração da conduta da prática delituosa pelo agente” Renato Brasileiro de Lima

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly