Inelegibilidade Flashcards

1
Q

A representação movida em face de Augustus foi julgada procedente, tendo este sido condenado por abuso de poder econômico na eleição e declarado inelegível pelo prazo de oito anos. Esse prazo será contado do dia?

A

DA ELEIÇÃO EM QUE OCORREU O ABUSO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O candidato condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da justiça eleitoral, por conduta vedada a agente público em campanha eleitoral somente será considerado inelegível se a conduta implicar a cassação do registro ou do diploma?

A

CERTO

SOMENTE SE A CONDUTA IMPLICAR A CASSAÇÃO DO REGISTRO OU DO DIPLOMA

Art. 1º São inelegíveis:

I - para qualquer cargo:

(…)

j) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de 8 (oito) anos a contar da eleição;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

São inelegíveis aqueles que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou petição capaz de autorizar a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, por quanto tempo e a partir de quando?

A

Art. 1º São inelegíveis:

I - para qualquer cargo:

[…]

k) o Presidente da República, o Governador de Estado e do Distrito Federal, o Prefeito, os membros do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa, das Câmaras Municipais,que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou petição capaz de autorizar a abertura de processopor infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos 8 (oito) anos subsequentes ao término da legislatura;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

São inelegíveis para qualquer cargo os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 anos?

A

Sim, SALVO SE A DECISÃO FOR ANULADA

Art. 1º São inelegíveis:

I - para qualquer cargo:

[…]

m) os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

São inelegíveis os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público ou enriquecimento ilícito, desde o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após a referida condenação?

A

os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ATO DOLOSO de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público E enriquecimento ilícito, DESDE a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

São inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão?

A

Errado

Tem que ser insanável e por ato doloso de improbidade

g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no , a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos?

A

Art. 1º São inelegíveis:
I - para qualquer cargo:
a) os inalistáveis (estrangeiros e os conscrito) e os analfabetos;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

São inelegíveis os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração por qualquer abuso de poder?

A

os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 anos seguintes;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

São inelegíveis todos aqueles que forem condenados por crimes, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 anos após o cumprimento da pena?

A

Errado,

§ 4º A inelegibilidade prevista na alínea e do inciso I deste artigo não se aplica aos crimes culposos e àqueles definidos em lei como de menor potencial ofensivo, nem aos crimes de ação penal privada.

Além disso, apenas nos crimes de:
1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público;

  1. contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência;
  2. contra o meio ambiente e a saúde pública;
  3. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade;
  4. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública;
  5. de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;
  6. de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos;
  7. de redução à condição análoga à de escravo;
  8. contra a vida e a dignidade sexual; e
  9. praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando;
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

São inelegíveis aqueles que tiverem sua contas julgadas irregulares por decisão irrecorrível com condenação de pena de multa?

A

Errado,

os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade INSANÁVEL que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição;

§ 4º-A. A inelegibilidade prevista na alínea “g” do inciso I do caput deste artigo não se aplica aos responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares sem imputação de débito e sancionados exclusivamente com o pagamento de multa. (Parágrafo acrescido pela Lei Complementar nº 184, de 29/9/2021)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é a inelegibilidade?

A

Inelegibilidade é uma circunstância que obsta o exercício da capacidade eleitoral passiva pelo cidadão, ou seja, retira-lhe o direito político subjetivo de ser votado e ser eleito.

As causas de inelegibilidade são restrições legais ou constitucionais que impedem uma pessoa de se candidatar a um cargo eletivo. Essas restrições são consideradas como limitações ao direito fundamental de ser votado, e, portanto, a interpretação dessas normas deve ser restritiva, ou seja, devem ser aplicadas de forma mais rigorosa, evitando-se ampliações indevidas ou interpretações extensivas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até oqual graue para quais cargos?

A

Art. 14, § 7º, CF - São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Mévio, prefeito do Município X, no curso de seu segundo mandato consecutivo, em época de eleições municipais, procedeu ao seu registro de candidatura para o cargo de prefeito, em eleições que ocorreriam no Município Y, tendo sido aduzido pelo Ministério Público que a hipótese seria de inelegibilidade, na forma do parágrafo 5º, do Art. 14, da Constituição da República de 1988.

À luz da legislação pátria e da jurisprudência atualizada, é correto afirmar que:

A

De acordo com o TSE “somente é possível eleger-se para o cargo de ‘prefeito municipal’ por duas vezes consecutivas. Após isso, apenas permite-se, respeitado o prazo de desincompatibilização de 6 meses, a candidatura a ‘outro cargo’, ou seja, a mandato legislativo, ou aos cargos de Governador de Estado ou de Presidente da República; não mais de Prefeito Municipal, portanto”.

O princípio republicano condiciona a interpretação e a aplicação do próprio comando da norma constitucional, de modo que a reeleição é permitida por apenas uma única vez. Esse princípio impede a terceira eleição não apenas no mesmo município, mas em relação a qualquer outro município da federação. Entendimento contrário tornaria possível a figura do denominado “prefeito itinerante” ou do “prefeito profissional”, o que claramente é incompatível com esse princípio, que também traduz um postulado de temporariedade/alternância do exercício do poder (…).

A CF não impõe nenhuma limitação ao número de reeleições possíveis para os cargos de Deputado Federal e de Senador da República.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Jacinto foi condenado em decisão transitada em julgado por crime contra o patrimônio privado e, cinco anos após o cumprimento integral da pena, resolve concorrer às eleições que ocorrerão no corrente ano.

Gilson foi condenado em decisão transitada em julgado por crime contra a vida e, dez anos após o cumprimento integral da pena, pretende concorrer às eleições que ocorrerão no corrente ano.

Eles pode se candidatar?

A

JACINTO É INELEGÍVEL

Art. 1º São inelegíveis: I - para qualquer cargo: e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes: 2. contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência;

GILSON É ELEGÍVEL

Art. 1º São inelegíveis: I - para qualquer cargo: e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes: 9. contra a vida e a dignidade sexual; e

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

É inelegível para qualquer cargo os condenados por abuso de autoridade?

A

Apenas nos crimes de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública;

e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 anos após o cumprimento da pena, pelos crimes:
5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quanto meses depois de afastados definitivamente de seus cargos e funções os secretários de Estado podem ser candidatar a presidência ou governador?

A

a) até 6 meses depois de afastados definitivamente de seus cargos e funções:
12, os Secretários de Estado;
mesma regra para governador

17
Q

Concomitantemente às eleições municipais serão realizadas as consultas populares sobre questões locais aprovadas pelas Câmaras Municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 180 dias antes da data das eleições, observados os limites operacionais relativos ao número de quesitos?

A

É até 90 dias, conforme Emenda Constitucional nº111/21

18
Q

Nicanor, assistindo a uma palestra sobre Direito Eleitoral, soube de um caso concreto, relatado pelo conferencista, no qual um candidato tornou-se inelegível em razão de sentença condenatória transitada em julgado pela prática de um dos crimes constantes do rol do art. 1° , I, “e”, da LC n° 64/1990, qual seja, o de racismo. Nesses casos, à vista das Súmulas do Tribunal Superior Eleitoral, a inelegibilidade

A

não é afastada pelo reconhecimento da prescrição da pretensão executória pela Justiça Comum, porquanto este não extingue os efeitos secundários da condenação, devendo o prazo da causa de inelegibilidade ser contado a partir da data em que ocorrida a prescrição da pretensão executória.

19
Q

Jadson, candidato ao Governo de determinado Estado, foi condenado por decisão proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, com a cassação do seu registro de candidato. Jadson ficará inelegível por quantos anos e a partir de que data?

A

8 anos a contar da eleição, tendo esse prazo termo inicial no dia do primeiro turno da eleição e termo final no dia de igual número no oitavo ano seguinte.

Súmula do TSE nº 69: Os prazos de inelegibilidade previstos nas alíneas j e h do inciso I do art. 1º da LC nº 64/90 têm termo inicial no dia do primeiro turno da eleição e termo final no dia de igual número no oitavo ano seguinte.

20
Q

Tales da Silva, Prefeito do Município X, sofreu um grave acidente de carro em junho de 2016, culminando no seu falecimento. O Vice-Prefeito, Pedro Mileto, assumiu o cargo. Nas eleições de 2016, Mário Mileto, filho adotivo de Pedro Mileto, concorreu, pela primeira vez, ao cargo de Vereador no Município X. Nesse caso, é correto afirmar que Mário Mileto

A

era inelegível, já que o seu pai, na condição de Vice-Prefeito, sucedeu o titular dentro do período de seis meses antes do pleito eleitoral.

i) se Pedro Mileto tivesse continuado sendo Vice-Prefeito e não assumido o cargo de Prefeito nos seis meses que antecederam à eleição, o filho dele Mário Mileto não seria inelegível;

ii) Mário Mileto também não seria inelegível, mesmo sendo seu pai o prefeito do município, nos seis meses antes da eleição, se ele já ocupasse o cargo de vereador e fosse candidato à reeleição; e

iii) Mário Mileto poderia ter se candidato a Vereador e seria elegível, em outra hipótese, caso seu pai Pedro Mileto, mesmo tendo assumido o cargo de Prefeito, renunciasse ao referido cargo de chefe do poder executivo municipal, seis meses antes da referida eleição.

21
Q

Considere a seguinte situação hipotética: Drauzio está no seu primeiro mandato como Presidente da República no Brasil. Sua esposa, Maria, deseja se candidatar ao mesmo cargo que seu marido nas próximas eleições. Nesse caso, Maria

A

poderá se candidatar ao cargo de Presidente da República apenas se Drauzio falecer, renunciar ou se afastar definitivamente do seu cargo até seis meses antes do pleito.

22
Q

Para se candidatar a prisdência da república, quanto meses depois de afastados definitivamente de seus cargos e funções em entidades representativas de classe, mantidas, total ou parcialmente, por contribuições impostas pelo Poder Público ou com recursos arrecadados e repassados pela Previdência Social?

A

g) os que tenham, dentro dos 4 meses anteriores ao pleito, ocupado cargo ou função de direção, administração ou representação em entidades representativas de classe, mantidas, total ou parcialmente, por contribuições impostas pelo Poder Público ou com recursos arrecadados e repassados pela Previdência Social;

23
Q

Para se candidatar a prisdência da república, quanto meses depois de afastados definitivamente de seus cargos e funções que tenham exercido cargo de Presidente, Diretor ou Superintendente de sociedades com objetivos exclusivos de operações financeiras?

A

h) os que, até 6 meses depois de afastados das funções, tenham exercido cargo de Presidente, Diretor ou Superintendente de sociedades com objetivos exclusivos de operações financeiras e façam publicamente apelo à poupança e ao crédito, inclusive através de cooperativas e da empresa ou estabelecimentos que gozem, sob qualquer forma, de vantagens asseguradas pelo poder público, salvo se decorrentes de contratos que obedeçam a cláusulas uniformes;

24
Q

Para se candidatar a prisdência da república, prefeito e governador, quanto meses o membro do MP depois de afastados definitivamente de seus cargos e funções poderá exercer?

A

Presidente: 6 meses anteriores ao pleito;

Prefeito:

Governador:

25
Q

Para se candidatar a prisdência da república, prefeito e governador, quanto meses os servidores públicos devem ser afastados definitivamente de seus cargos e funções?

A

l) os que, servidores públicos, estatutários ou não, dos órgãos ou entidades da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos Territórios, inclusive das fundações mantidas pelo Poder Público, não se afastarem até 3 meses anteriores ao pleito, GARANTIDO o direito à percepção dos seus vencimentos integrais;

Exceção: servidores responsáveis pelo lançamento, arrecadação ou fiscalização tributária: 6 meses antes SEM REMUNERAÇÃO

26
Q

Para prefeito e vice-prefeito, qual o tempo de desincompatibilização?

A

a) no que lhes for aplicável, por identidade de situações, os inelegíveis para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, observado o prazo de 4 meses para a desincompatibilização;
b) os membros do Ministério Público e Defensoria Pública em exercício na Comarca, nos 4 meses anteriores ao pleito, SEM prejuízo dos vencimentos integrais;
c) as autoridades policiais, civis ou militares, com exercício no Município, nos 4 meses anteriores ao pleito;

27
Q

Para câmara municipal, qual o tempo de desincompatibilização?

A

VII - para a Câmara Municipal:
a) no que lhes for aplicável, por identidade de situações, os inelegíveis para o Senado Federal e para a Câmara dos Deputados, observado o prazo de 6 meses para a desincompatibilização;
b) em cada Município, os inelegíveis para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, observado o prazo de 6 meses para a desincompatibilização.

27
Q

Há formação de litisconsórcio necessário em processos de registro de candidatura?

A

Súmula-TSE nº 39 Não há formação de litisconsórcio necessário em processos de registro de candidatura.

28
Q

Quais os recursos cabíveis quando versar sobre inegibilidade e condições de elegibilidade?

A

➢ Recurso ordinário - quando versar sobre inelegibilidade (art. 121 §4º III da CF);

➢ Recurso Especial - quando versar sobre condições de Elegibilidade (art. 121 §4º I e II da CF)

29
Q
A