Ginecologia / Neurologia Flashcards

1
Q

Qual a única situação na alteração do papanicolau que se deve repetir a citologia em um ano?

A

Célula escamosa atípica de significado indeterminado possivelmente não neoplásico (ASC-US) paciente entre 25 e 29 anos de idade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Chlamydia Trachomatis causa qual doença sexualmente transmissível?

A

🟣Linfogranuloma venéreo ➡️ principal característica é adenopatia inguinal suporativa unilateral dando saída da secreção purulenta por diversos tratos fistulosos locais.
🟣 Adenopatia com aparecimento de vários orifícios fistulosos comparado a uma escumadeira ou “bico de regador” é típico de linfogranuloma venéreo.
⚠️ Chlamydia Trachomatis é uma bactéria gram-negativos intracelular obrigatório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Presença de bacilo gram-negativo agrupado em correntes tipo cardume de peixe nos leva a pensar em qual bactéria?

A

Haemophilus ducreyi. Causadora do cancro mole.
O tratamento é feito com um macrolídeo (azitromicina ou eritromicina), ceftriaxona ou ciprofloxacino.
⚠️DICA DE TRATAMENTO Azitromicina 1g V.O dose única OU Ceftriaxona 500mg I.M dose única. CAncro (Ceftriaxona - Azitromicina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em que situação para qual está indicada o uso de podofilina tópica a 25% para o tratamento de condiloma?

A

⚪Lesoes na margem anal, no prepúcio, na glande ou nos grandes lábios (em não grávidas).
⚪ A podofilina é uma substância que pode causar lesão tecidual além de ter a absorção sistêmica quando aplicada em áreas extensa,s por isso não deve ser aplicado em mucosas ou em área extensas. É contra indicado para gestantes e deve ser aplicado por um profissional de saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual é o tratamento padrão ouro da lesão intraepitelial de alto grau (HSIL) na colpocitologia?

A

🟣TRATAMENTO EXCISIONAL (EXERESE DE ZONA DE TRANSFORMAÇÃO -EZT-). Esse procedimento é o padrão ouro pois permite a obtenção do material para análise histológica e exclusão de foco de câncer micro invasor ou invasor.
🟣 As diretrizes brasileiras reforçam que mulheres com NIC 2 ou 3 devem ser submetidas ao procedimento EXCISIONAL. A exceção essa regra ocorre em gestantes em alguns adolescentes.
⚠️O NIC é encontrado após uma biópsia para fazer o exame anatopatológico. O tratamento de lesões epiteliais cervicais podem ser do método destrutivo ou do método excisional (EXERESE DE ZONA DE TRANSFORMAÇÃO -EZT-). Cuidado que os termos EZT e CAF (CIRURGIA DE ALTA FREQUÊNCIA) e conização (nada mais é do que EZT do tipo 3, ele recebe esse nome pois como é retirado grande parte do canal a peça fica semelhante a um cone) podem ser usadas como sinônimo quando se trata de tratamento excisional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

As pacientes abaixo de 25 anos de idade que apresenta lesões escamosas de baixo grau (LSIL) deve repetir o exame de citologia sérvico-vaginal em 3 anos. Correto?

A

🟣SIM. A conduta frente ao resultado de lesão de baixo grau (LSIL) em pacientes com menos de 25 anos é repetir a colpocitologia em 3 anos.
🟣 Caso a nova citologia seja normal reiniciar o rastreamento aos 25 anos. Caso se mantenha o mesmo padrão citológica a paciente deve persistir no rastreio trienal (a cada 3 anos) e só deve ser encaminhada a colposcopia aos 25 anos. Casa paciente tenha diagnóstico e histológico de NIC 1 deve repetir a citologia em 3 anos. Metodo EXCISIONAL não estão indicados antes dos 25 anos.
⚠️⚠️ Esse raciocínio também serve para paciente que apresentou o resultado citológico para ASC-US (células escamosas atípicas de significado indeterminado) antes dos 25 anos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A vacinação contra HPV é considerado um método eficaz de prevenção primária para câncer de colo uterino?

A

Sim. A vacinação é uma forma de prevenção primária que evita o desenvolvimento do câncer de colo uterino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como que é a regra do 1 2 3 no exame papanicolau?

A

1️⃣ VEZ AO ANO, SE 2️⃣ ANOS CONSECUTIVOS NORMAIS POSSO FAZER A CADA 3️⃣ ANOS.
⚠️⚠️ Lembrar que o papanicolau ele deve ser feito a partir dos 25 anos em mulheres sexualmente ativas. O papanicolau é feito através da colpocitologia oncótica. É feito até o 64 anos de idade caso a paciente já tenha pelo menos dois anos negativos consecutivos nos últimos 5 anos. Caso a paciente tenha mais do que 64 anos de idade mas nunca fez a citologia, essa paciente deve realizar duas citologias com intervalo de 1 a 3 anos, se os dois exames forem negativos Ela está excluída do rastreio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Paciente 65 anos nunca fez citologia oncótica (papanicolau). Qual a conduta?

A

Caso a paciente tenha mais do que 64 anos de idade mas nunca fez a citologia, essa paciente deve realizar duas citologias com intervalo de 1 a 3 anos, se os dois exames forem negativos Ela está excluída do rastreio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Paciente tem 29 anos de idade é virgem e pergunta se é necessário fazer o rastreio do papanicolau. O que devemos informar?

A

Não precisa. O rastreio com a citologia oncótica é feita apenas em paciente com vida sexual ativa maior ou igual a 25 anos de idade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Paciente pós-menopausa vai fazer exame do papanicolau. O que devemos fazer para que o exame seja confiável?

A

Devemos estrogenizar essa paciente antes de colher a amostra. Para garantir o trofismo (estudo dos tecidos ) do epitélio para ter uma amostra adequada e um resultado correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Paciente gestante pode fazer o exame do rastreio do papanicolau?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Paciente histerectomizadas devem continuar fazendo o rastreamento do papanicolau?

A

Se essa paciente fez uma histerectomia total por doença benigna e sem história prévia de lesão de alto grau não precisa mais fazer rastreio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quando vemos úlceras genitais dolorosas em prova temos que pensar em dois diagnósticos. Quais?

A

Cancro mole ou herpes.
🦠 CANCRO MOLE ➡️ Causada por uma bactéria chamada Haemophilus ducreyi (coco bacilo Gran negativo). Úlcera com bordas irregulares maiores com fundo purulento e acometimento linfonodal associado.
🦠HERPES ➡️ HSV-1 e HSV-2, porém o vírus herpes tipo 2 é mais relacionado a contatos genitais. Lesões avermelhadas com pequenas bolhas muito dolorosas e de localização variável na região genital, as quais evoluem para pequenas úlceras arredondadas. Febre, mal-estar, dores no corpo e ardência ao urinar, com ou sem retenção urinária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O estrogênio é responsável pelo aumento da espessura do epitélio vaginal amadurecimento das células epiteliais escamosas e aumento da quantidade de glicogênio das células intermediárias. Já progesterona além da ação proliferativa provoca também descamação celular. Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.
🟣 Lembrar que o epitélio escamoso estratificado ele pode ser dividido em quatro camadas
: Celulas superficiais, células intermediárias (onde o estrogênio aumenta a quantidade de glicogênio), células parabasais e células basais. Quanto mais profundo for a célula maior relação núcleo / citoplasma, ou seja as células superficiais tem bastante citoplasma e núcleo pequeno (PICNOTICO), já Celulas profundas (parabasais e basais) tem núcleo grande e citoplasma escasso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a implicação do ambiente androgênico (uso de testosterona ) na avaliação dos achados citológicos?

A

Aumento da representação de células BASAIS e pior acurácia diagnóstico.
🟣 Lembrando que o epitélio escamo estratificado ele é dividido em quatro camadas celulares a superficial intermediária parabasal e basal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Quais são as úlceras não dolorosas da DST?

A

🟣Linfogranuloma venéreo.
🟣Sífilis a famosa cranco duro.
🟣Donovanose (também conhecida como granuloma inguinal / úlcera sepiginosa / granuloma esclerosante)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Que doença é essa E qual é o seu causador?

A

Úlceras por Donovanose, causado pela bactéria gram-negativa klebsiella granulomatis. É uma patologia de baixa transmissibilidade. Seu período de incubação varia de 1 a 360 dias.
🟣 Surgem lesões em região cutânea e mucosa da genitália e região anal, perianal ou inguinal que se iniciam como pápula ou nódulo subcutâneo indolor que aumento de tamanho e necrosam formando úlceras indolores de borda hipertróficas com fundo granuloso de aspecto vermelho vivo e de sangramento fácil. A ulceração evolui lenta e progressivamente podendo tornar-se vegetante ou úlcera vegetante. Ad lesões são múltiplas frequentemente assumindo configuração em espelho não há adenite porém raramente pode formar pseudobulbos na região inguinal.
🟣 Tratar com AZITROMICINA 1g uma vez por semana por 3 semanas. Ou doxiciclina 100 mg a cada 12 horas por pelo menos 21 dias ou até o desaparecimento das lesões.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Paciente apresenta úlcera genital isolada na vulva esquerda, firme ao toque, com bordas arredondadas e levemente elevadas, com sinal de infecção secundária e pouco dolorosa linfadenopatia inguinal ausente qual provável diagnóstico?

A

Sífilis primário. É uma úlcera indolor ou pouco dolorosa, em geral única com fundo limpo secreção serosa escassa e bordas endurecidas. A famosa cancro duro.
🟣 Não poderia ser cancóide ou cancro mole porque essa doença característica por úlceras múltiplas dolorosas com fundo sujo e com acometimento linfonodal com fissilação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

O que consiste na diretriz ver e tratar?

A

Ver e tratar nada mais é do que a realização de um tratamento excisional (retirar lesão através de exérese de zona de transformação) sem ter o resultado do anatopatológico devido à grande suspeita de lesão de alto grau. É uma estratégia do sistema único de saúde (SUS) para agilizar o tratamento das pacientes. Para isso precisa haver concordância cito-colposcópica, ou seja a paciente deve ter citologia de lesão intraepitelial de alto grau e colposcopia com achados maiores (achados sugestivos de lesão de alto grau) outros critérios também devem ser preenchidos ➡️🟣 colposcopia adequada. 🟣 Lesão restrita ao colo. 🟣 Junção escamocolunar (JEC) visível: zona de transformação (ZT) tipo 1 ou 2. 🟣 Ausência de suspeita de invasão ou Doença glandular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Paciente submetida a microscopia direta para gram mostra presença de cocobacilos gram-negativos dispostos em cardume de peixe em impressão digital em paliçada ou em cadeias isoladas. Qual o diagnóstico?

A

Cancro mole também conhecido como cancóide, cancrela, cancro venéreo, úlcera mole ou cancro de durey.
🟣 É uma infecção sexualmente transmissível causado pela bactéria gram-negativa haemophylus Ducreyi. A bactéria penetra dos tecidos por meio de microabrações na pele tem período de incubação curto de 3 a 5 dias (máximo de duas semanas) e, logo após surge pápulas que se rompem rapidamente e formam úlceras múltiplas, rasas, dolorosas, com fundo sujo purulento e bordas irregulares que facilmente sangra ao toque. Em 50% dos casos pode existir linfadenopatia dolorosa.
🟣 O tratamento de primeira escolha é azitromicina uma grama em dose única.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Paciente 22 anos de idade refere vida sexual ativa há um ano antecede pessoal transplante renal e terapia imunossupressora. Qual a orientação em relação à prevenção de câncer de colo uterino para essa paciente?

A

Coletar colpocitologia oncótica agora nessa consulta, com intervalo semestral no primeiro ano + vacinação para HPV com três doses no tempo de 0, 2 e 6 meses.
🟣 Paciente faz tratamento imunossupressor. Então ela é um caso especial em relação a prevenção de câncer de colo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Mulher de 30 anos de idade vive com HIV há cinco anos em uso de terapia antirretroviral com carga viral abaixo do limite de detecção. Contagem linfócitos TCD4 de 400. Traz o resultado da compostologia coletada a um mês com o resultado de lesão intrapelial de baixo grau (LSIL/LIEBG). QUAL A CONDUTA?

A

REALIZAR COLPOSCOPIA IMEDIATAMENTE.
🟣 Paciente HIV positivo mesmo que esteja indetectável e com contagem TCD4 favorável, ainda sim é considerada como paciente imunossuprimida. Sendo assim devemos encaminhar para colposcopia com qualquer alteração do papanicolau.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Gestante com condiloma na vulva (HPV). Quais são as opções de tratamento para HPV durante a gestação?

A

🟣ACIDO TRICLOROACÉTICO 80%. (método químico 🧪).
🟣ELETROCAUTERIZAÇÃO (método físico).
🟣 VAPORIZAÇÃO COM LASER DE CO2 (método físico).
🟣EXCISAO COM BISTURI (método excisional).

25
Q

Quando que você faz rastreamento de câncer de mama?

A

Ministério da Saúde ➡️ 50-69 anos de idade com Mamografia a cada 2 anos.

26
Q

Quais exames confirma suspeita de uma insuficiência ovariana?

A

♀️ dosando o FSH. O FSH vai estar alto porque o ovário está no fim/acabando os folículos, ele não está mais conseguindo produzir estrógeno então o FSH aumenta Na tentativa de estimular o ovário e voltar a produzir estrogênio.
♀️ O estradiol vai estar diminuindo pois esses ovários estão entrando em insuficiência.
♀️ A inibina vai estar baixa porque não tem o porquê inibir a produção de FSH pois o próprio corpo está tentando fazer seus ovários funcionar então a inibina fica tranquila sem inibir.

27
Q

Cite três medicação que diminui a eficácia dos anticoncepcionais combinados:

A

♀️ANTICONVULSIVANTE ➡️ fenitoína, carbamazepina, barbitúricos, primidona, topiramato, oxicarbamazepina.
♀️ANTIBIÓTICO➡️ Rifampicina e Rifabutina.
♀️ANTIRRETROVIRAL➡️ Efavirenz, ritonavir, saquinavir, atazanavir, fosamprenavir, nelfinavir.

28
Q

Qual o principal estrógeno na mulher pós-menopausa?

A

♀️ESTRONA (E1) ➡️ que vem do processo de aromatização da Androstenediona. É o principal estrogênio em mulheres na menopausa ou pós-menopausa.
♀️Estriol (E3) é o principal estrogênio durante a gravidez
♀️ Estradiol (E2) é o tipo mais comum em mulheres de idade reprodutiva assim como o estrogênio mais importante em mulheres não grávidas que estão entre o estágios da puberdade e da menopausa.
⚠️⚠️ LEMBRAR QUE O OVÁRIO SINTETIZA O ESTRADIOL. A PLACENTA SINTETIZA O ESTRIOL. E O ESTRONA É SINTETIZADO PELA PERIFERIA.

29
Q

Qual o lugar mais comum da endometriose?

A

♀️🏆🥇Ovário.
♀️🥈 Região retrocervical (fundo do saco vaginal).

30
Q

Qual outro nome do período proliferativo no ciclo menstrual?

A

SE ENCONTRA DENTRO DA FASE FOLICULAR

31
Q

Conceitos.

A

🧠A contraindicação pressórica para iniciar trombólise ocorre na pressão arterial sistólica maior igual a 185mmHg ou pressão arterial diastólica maior igual a 110 mmHg.
🧠 Único exame que deve ser aguardado antes de fazer a trombólise é a glicosimetria, nem mesmo o nível de plaquetas em pacientes com suspensão de discrasia sanguínea deve ser aguardado para trombose.

32
Q

Paciente sem uso de terapia hormonal apresenta sangramento uterino pós-menopausa ao fazer ultrassonografia apresenta uma espessura endometrial e 5 mm. Qual a próxima conduta.

A

Sangramento uterino pós-menopausa com espessura do endométrio maior igual que 4 ou 5mm devemos prosseguir a investigação diagnóstica com biópsia do endométrio de preferência através da histeroscopia método padrão ouro.

33
Q

A perda de peso é a primeira medida para o tratamento da síndrome do ovário policístico em todos os seus aspectos. Correto ou falso?

A

CORRETO. A perda de peso ajuda no controle da menstruação, ajuda a diminuir o risco de câncer do endométrio, ajuda a melhorar o hiperandrogenismo, ajuda a controlar os distúrbios metabólicos e até mesmo o tratamento da infertilidade com o retorno da ovulação. Uma modesta perda de peso de 5 a 10% já é o suficiente para observarmos melhoras do quadro clínico da paciente com SOP.
💊 Já o medicamento mais benéfico para induzir a ovulação é o LETROZOL. Atualmente é a primeira escolha para o tratamento medicamentoso para indução da ovulação dos pacientes com SOP, letrozol é um inibidor de aromatase ou seja ele inibe a conversão de testosterona e Androstenediona (androgênio) em estradiol e ESTRONA (estrógeno). Conheço não ocorre o feedback negativo de estrogênio na hipófise levando o aumento da produção do FSH (na SOP o FSH está baixo por isso não tem ovulação, já que é o FSH que estimula o crescimento e amadurecimento dos folículos).

34
Q

Mulher pós-menopausa apresenta ultrassonografia com eco endometrial de 9 mm. Qual a próxima conduta?

A

Acompanhamento clínico.
⚠️ Cuidado com a pegadinha, de acordo com a FEBRASGO o limiar de 11mm separaria as mulheres durante a “menopausa sem sangramento” em alto ou baixo risco para câncer de endométrio. Ou seja na mulher na pós-menopausa sem sangramento vaginal o risco de câncer de endométrio é de aproximadamente 6,5% se o endométrio está espessado mais que 11mm sendo a biópsia de endométrio necessária nesses casos, e de 0,02% se o endométrio está menor igual a 11mm dispensando a necessidade de biópsia endometrial.
✌️ Sendo assim podemos concluir que o principal sintoma da hiperplasia endometrial atípica e do câncer de endométrio é o sangramento pós-menopausa e, nos casos em que a paciente não apresenta sangramento devemos indicar a biópsia somente se as pessoas endometrial for maior que 11mm!

35
Q

Qual o padrão ouro para diagnosticar endometriose?

A

Videolaparoscópia.

36
Q

Como vai estar os hormônios na insuficiência ovariana precoce / prematura ( ocorrência da menopausa antes dos 40 anos)?

A

Baixa inibina (pela falência ovariana) que vai levar a elevação do FSH, que com o passar do tipo esse ovário vai estar em falência completa gerando a diminuição do estradiol.
⚠️⚠️ OS HORMÔNIOS TANTO NA MENOPAUSA FISIOLÓGICA QUANTO NA MENOPAUSA PRECOCE VÃO SER EXATAMENTE OS MESMOS.

37
Q

Um cisto anexial de 50mm é característico de malignidade?

A

Não. Tumores menores do que 100 mm de diâmetro são considerados benignos. E neste caso a conduta será observar e repetir o exame ultrassonográfico ou seja uma conduta conservadora.

38
Q

Paciente de 20 anos de idade tem história de dor abdominal a 24 horas, esta dor iniciou de leve intensidade na região epigástrica. Após algumas horas a do progrediu para fossa ilíaca direita. Refere importante hiporexia ao exame físico o médico observa sinais de blumberg positivo e Giordano negativo. A principal hipótese diagnóstica apendicite aguda. Cite cinco diagnósticos diferenciais:

A

🔹CISTO OVARIANO ROTO OU TORÇÃO DE OVÁRIO (já que estamos diante uma mulher em idade reprodutiva, podem apresentar dor súbita no quadrante inferior direito ou esquerdo do abdômen devido ao rompimento de um cisto ovariano ou de uma torção de ovário).
🔹DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA já que a DIP pode causar dor e andar inferior do abdômen. Geralmente está associado a descarga vaginal e dispareunia profunda.
🔹SALPINGITE / ABSCESSO TUBO OVARIANO trata-se de uma das complicações da DIP e habitualmente está associada a dor no andar inferior do abdômen.
🔹CALCULO URETERAL embora paciente não apresente dor lombar em cólica um cálculo ureteral em posição distal pode ser responsável por dor nos quadrantes inferiores do abdômen.
🔹ENTERITE TERMINAL OU ILEITE inflamação do íleo terminal, que pode ser causado por várias condições, incluindo Doença de crohn. Pode-se apresentar com dor no quadrante superior direito similar apendicite.
🔹GRAVIDEZ ECTÓPICA ROTA a gravidez ectópica ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero geralmente na tuba uterina. Se não for tratada uma gravidez ectópica pode causar ruptura da tuba, levando a hemorragia um evento potencialmente fatal. A apresentação clínica geralmente compreende do abdominal aguda muitas vezes unilateral associadas a sintomas prévios de gravidez como amenorreia e náuseas além de sinais de hemorragia entre abdominal como hipertensão taquicardia e eventualmente irritação peritoneal.
🔹ENDOMETRIOSE caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero o que pode causar inflamação e dor. Pode se apresentar através de dor pélvica crônica e desmenorreia dor durante o ato sexual e infertilidade.
🔹DIVERTICULITE DE MECKEL ocorre quando esse divertículo anormal se inflama que causa dor abdominal muitas vezes no quadril inferior direito semelhante a apendicite.
🔹MITTELSCHMERZtrata-se de um quadro de do abdominal que ocorre no meio do ciclo menstrual geralmente associada a ovulação. Habitualmente se apresenta através de do abdominal unilateral de início súbito que dura de algumas horas a vários dias e pode ser acompanhada por uma pequena quantidade de sangramento vaginal.
⚠️ Salpingite é uma inflamação nas tubas uterinas, é causada por uma bactéria e pode obstruir as trompas de falópio. A infecção pode ter diversas causas mas principalmente pela chlamydia Trachomatis.
⚠️Ileite é a inflamação do íleo, que é a porção distal ou seja final do intestino delgado, pode muitas vezes ser chamada de doença de crohn.

39
Q

Explique as teorias para a fisiopatologia da endometriose:

A

🔹TEORIA DE SAMPSON essa teoria parte do princípio que 90% das mulheres apresentam um líquido livre na cavidade pélvica durante o período menstrual sugerindo que uma parte do conteúdo menstrual reflua através das trompas. Entende-se que as células endometriais provenientes dessas menstruações retrógradas, possam se aderir se implantar, e se proliferar no peritônio e outros órgãos pélvicos provocando a doença. Deve existir um ambiente hormonal favorável e fatores imunológicos propícios.
🔹TEORIA DA METAPLASIA CELÔMICA essa teoria sugere que o epitélio celomico-ovariano e peritoneal pode se transformar em tecido endometrial. Ou seja a endometriose poderia ser originar a partir de ter sido normais através de um processo de metaplasia.
🔹TEORIA DA MENSTRUAÇÃO EM NEONATO essa teoria tem o objetivo de explicar a recorrência de casos de endometriose em meninas antes da menarca. Logo após o nascimento o útero do bebê apresenta uma resposta aos hormônios maternos. Foi observado que uma pequena porcentagem dos recém-nascidos apresenta um tipo de menstruação que não se exterioriza devido ao colo ser muito comprido e tem muito muco nessa fase da vida. Com isso o conteúdo menstrual acaba refluindo pelos trompas devido à obstrução cervical levando os fragmentos de tecido endometrial com células progenitoras desse epitélio. Estas células poderiam se aderir ao peritônio e outros órgãos pélvicos e aguardar para se ativarem Quando receber o estímulo estrogênico próximo a monarca.
🔹TEORIA DAS ALTERAÇÕES GENÉTICAS OU EPIGENÉTICAS essa teoria tenta explicar a origem dos implantes de endometriose sem depender da origem de uma célula inicial. De acordo com essa teoria haveria uma predisposição genética ou alterações EPIGENÉTICAS associada ao ambiente peritoneal, tais como fatores imunológicos ou inflamatórios que poderiam provocar o aparecimento dessa doença.
🔹TEORIA DA DISSEMINAÇÃO LINFÁTICA OU VASCULAR Segundo essa teoria a endometriose é causada por disseminação vascular ou linfática do tecido endometrial. O encontro da endometriose em lugares poucos comuns como tórax, região inguinal, ou até mesmo cérebro favorece essa teoria. Mas as teoria tem pouca comprovação científica.
🔹TEORIA DA INDUÇÃO a teoria da indução postula que algum fator ainda desconhecido pode induzir a transformação de células indiferenciadas em células endometriais. A falha dessa teoria está no fato de que esses fatores poderiam causar endometriose em algumas mulheres mas não em outras ou seja ainda faltam algumas peças nesse quebra-cabeça.
🔹TEORIA IMUNOLOGICA essa teoria é a peça que falta na teoria da menstruação retrógrada. As células endometriais que reflui na menstruação retrógrada deveriam ser eliminados pelo sistema imunológico. Mas esse não ocorre nos pacientes com endometriose. Alterações do sistema imune celular (células NK, macrófagos e linfócitos) e humoral (citocinas e interleucinas) dessas pacientes justificam essa teoria. Ou seja as pacientes com endometriose possuem defeitos no seu sistema imunológico que permite que as células endometrais provenientes do refluxo menstrual se implante e proliferem na pelve causando endometriose.
🔹TEORIA IATROGENICA essa teoria justifica a ocorrência da endometriose próxima de cicatriz cirúrgicas tais como a cesárea e a episiotomia e nas punçoes de vídeo láparoscopia. A explicação para este caso é a de que houve um transporte das céls endometriais de dentro do útero para o local afetado durante o procedimento e que a partir disso essas células poderiam se aderir e proliferar nesses locais.

40
Q

Quais as causas estruturaia de sangramento uterino anormal?

A

PALM POLIPO__ADENOMIOSE__LEIOMIOMA__MALIGNIDADE E HIPERPLASIA.

41
Q

Quais nódulos apresenta características suspeitas de câncer de mama?

A

O Ministério da Saúde/INCA refere que são sintomas e sinais suspeitos do câncer de mama que devem ser referenciados urgentemente para confirmação de diagnóstico:
“Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.”
“Nódulo mamário persistente por mais de um ciclo menstrual em mulheres com mais de 30 anos.”
“Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.”
“Descarga papilar sanguinolenta unilateral.”
“Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.”
“Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.”
“Presença de linfadenopatia axilar.”
“Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.”
“Retração na pele da mama.”
“Mudança no formato do mamilo.”

42
Q

Mulher percebe que o seu muco cervical estava abundante filante a 1 semana atrás. Hoje a secreção está mais escassa e viscosa ou seja houve uma queda dos níveis da gonadotrofinas em relação a semana anterior. Correto?

A

SIM CORRETO 😃👍 POIS EM RELAÇÃO AO PERÍODO PERIOVULATÓRIO A QUEDA DOS NÍVEIS DA GONADOTROFINAS
Na fase folicular, o colo do útero fica mais edemaciado. No período periovulatório, o óstio externo do colo fica levemente
entreaberto, com a saída do líquido produzido pelas glândulas, o muco cervical.

Na fase folicular tardia, o aumento das concentrações de estrogênio promove aumento da quantidade e da filância
do muco cervical. Ele torna-se fluido e elástico, semelhante à clara de ovo. Essa característica é importante para a ascensão
dos espermatozoides para o útero. Já a progesterona produzida na segunda fase do ciclo deixa o muco cervical
em menor quantidade, menos elástico e viscoso. Muitas mulheres são capazes de detectar essa mudança
no caráter do muco, por isso sua avaliação é utilizada como um método comportamental de planejamento reprodutivo.

43
Q

Qual a diferença entre Dismenorreia primária para Dismenorreia secundária?

A

DISMENORREIA PRIMARIA ou funcional tende a iniciar-se nos primeiros anos após a menarca, quando se iniciam os ciclos ovulatórios, e não está associada a nenhuma doença ou alteração estrutural, costumando melhorar espontaneamente com o avançar da idade. A fisiopatologia está associada à produção de prostaglandinas infamatórias que levam à contração miometrial, hipóxia e necrose.

DISMENORREIA SECUNDÁRIA ou orgânica aparece em qualquer idade do período reprodutivo e está associada a uma alteração do sistema reprodutor.
💊💊💊A base do tratamento é a inibição da enzima cicloxigenase e a diminuição dos níveis de prostaglandinas e leucotrienos que estão envolvidos na
gênese do quadro. Por esse motivo, os anti-inflamatórios não esteroidais são a primeitra escolha de tratamento.

44
Q

A ultrassonografia pélvica é o exame padrão ouro para investigar massas anexiais. Quais são as características básicas que devemos avaliar nos tumores anexiais?

A

🔹PAREDE.
🔹CONTEUDO.
🔹 PRESENÇA DE SEPTOS.
🔹 PRESENÇA DE PROJEÇÕES SOLIDAS.
🔹 VASCULARIZAÇÃO.
⚠️Dentre as lesões malignas, a mais frequente é o cistoadenocarcinoma seroso; já, entre as benignas, é o teratoma maduro.

45
Q

Paciente mulher de 35 anos com quadro clássico de apendicite aguda ou seja que iniciou dor abdominal que agora se irradiou para fossa iliaca direita com sinal de defesa localizada nesse quadrante. Por se tratar de mulher em idade fértil sempre devemos solicitar tomografia. Correto?

A

Sim. Geralmente o diagnóstico para apendicite aguda não necessita de exame de imagem sendo a clínica soberana na maioria dos casos. Porém quando se trata de paciente o sexo feminino em idade fértil que pode apresentar vários diagnósticos ginecológicos diferenciais, temos indicação de exame complementar sendo a tomografia de abdômen com contraste endovenoso o exame de escolha.

46
Q

Sempre que uma paciente ter o diagnóstico de síndrome do ovário policístico, porém não apresentar ovário policístico no exame de imagem, qual o fenótipo é essa síndrome do ovário policístico?

A

FENOTIPO B

47
Q

Em relaçao ao rastreio de cancer de mama, A alta densidade mamária pode diminuir a sensibilidade da mamografia; nesses casos, indica-se ultrassonografia complementar à mamografia. Correto?

A

Sim correto. pois nos casos de mamas densas pode-se passar despercebida uma lesão, estando indicada a ultrassonografia complementar (ou até mesmo a ressonância em alguns casos), para completar o rastreamento do câncer de mama.

48
Q

Como vai estar a frequência respiratória a temperatura e a pupila do paciente intoxicado por opióide?

A

Intoxicação opioide, veríamos um paciente com miose, rebaixamento do sensório, depressão respiratória, hipotensão e hipotermia, sem aumento nas secreções corporais.

49
Q

Qual idade está indicada a mamografia para rastreamento de câncer de mama na população em geral?

A

50-69 anos, a cada 2 anos.

50
Q

Quais características da vaginose bacteriana?

A

A vaginose bacteriana (VB) é a principal causa de corrimento vaginal de origem infecciosa, sendo responsável por aproximadamente 40% - 50% de todos os casos. O termo “vaginose” descreve a presença de leucorreia sem sinais clínicos de inflamação e nem leucócitos no esfregaço (o que o diferencia de “vaginite”).

50% a 75% das mulheres com VB são assintomáticas. Quando sintomáticas, apresentam corrimento vaginal branco ou brancoacinzentado, homogêneo, com odor desagradável (“odor de peixe podre”), que piora após o coito e no período menstrual (o sangue menstrual e o sêmen têm pH alcalino, o que provoca volatização das aminas aromáticas).

O quadro da paciente em questão não é muito típico, pois ela apresenta ardência, o que não é comum na vaginose. Porém, o corimento branco-acinzentado, que piora com relação sexual e que tem odor fétido, sugere uma vaginose.

51
Q

Qual o tratamento para vaginose bacteriana?

A

METRONIDAZOL por via oral ou vaginal.

52
Q

Quais são os critérios de AMSEL (vaginose bacteriana)?

A

Na Vaginose bacteriana, ocorre diminuição dos lactobacilos produtores de ácido lático e peróxido de hidrogênio. Consequentemente, há aumento de pH e aumento da concentração de anaeróbios, tais como: Gardnerella vaginalis, Peptostreptococcus, Bacteroides sp., Mobiluncus sp., Fusobacterium, Atopobium vaginae e Mycoplasma hominis.

53
Q

Qual o tratamento para tricomoníase ?

A

METRONIDAZOL 400mg, 5 comprimidos VO dose única (2g)

54
Q

Quais são os critérios para o tratamento hospitalar ou seja internação para doença inflamatória pélvica ( DIP )?

A

🔹ABSCESSO TUBO OVARIANO
🔹GESTAÇÃO
🔹INTOLERÂNCIA DE MEDICAMENTO VIA ORAL EM CASA
🔹ESTADO GERAL GRAVE COM NÁUSEAS, VÔMITO E FEBRE
🔹AUSÊNCIA DE RESPOSTA CLÍNICA APÓS 72 HORAS DO INÍCIO DO ANTIBIÓTICO ORAL.

55
Q

A mamografia é um exame para rastrear câncer de mama que começa dos 50 anos até o 69 anos de idade a cada dois anos. Pela classificação de BI-RADS 0 qual a conduta?

A

** EXAME INSATISFATÓRIO NECESSITANDO DE COMPLEMENTAÇÃO COMO UMA ULTRASSONOGRAFIA**

56
Q

A mamografia é um exame para rastrear câncer de mama que começa dos 50 anos até o 69 anos de idade a cada dois anos. Pelos critérios de BI-RADS 1, qual a conduta?

A

exame normal seguir de rotina

57
Q

A mamografia é um exame para rastrear câncer de mama que começa dos 50 anos até o 69 anos de idade a cada dois anos. Pelos critérios de BI-RADS 3, qual a conduta?

A

ACHADOS PROVAVELMENTE BENIGNOS NECESSITANDO REPETIR O EXAME EM 6 MESES

58
Q

A mamografia é um exame para rastrear câncer de mama que começa dos 50 anos até o 69 anos de idade a cada dois anos. Pelos critérios de BI-RADS, quando necessita fazer biópsia?

A

BI-RADS 4 e 5

59
Q

A mamografia é um exame para rastrear câncer de mama que começa dos 50 anos até o 69 anos de idade a cada dois anos. Pelos critérios de BI-RADS 6, qual a conduta?

A

ACHADO COM DIAGNÓSTICO DE NEOPLASIA MALIGNA DEVENDO FAZER UM SEGMENTO DO TRATAMENTO