tortura Flashcards

1
Q

constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental para para provocar ação ou omissão de natureza criminosa, constitui o crime de tortura

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Aquele que se omite em face de tortura, quando tinha o dever de evitá-la ou apurá-la iniciará o cumprimento da pena em regime fechado

A

errado, o condenado por crime de tortura, salvo Aquele que se omite em face de tortura, quando tinha o dever de evitá-la ou apurá-la , iniciará o cumprimento da pena em regime fechado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A pena de tortura será cumprida integralmente em regime fechado

A

errado, decisão do Supremo de 2006 - inicialmente em regime fechado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Os agentes de polícia que participaram da oitiva de X e praticaram crime de tortura, sendo que a condenação, caso advenha, acarretará a perda do cargo público.

A

certo, condenação acarreta perda do cargo, função ou emprego público e interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Um agente de polícia civil foi condenado a 6 anos de reclusão pela prática de tortura contra preso que estava sob sua autoridade. Nessa situação, o policial condenado deve perder seu cargo público e, durante 12 anos, se-lhe-á vedado exercer cargos, funções ou empregos públicos.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O policial condenado por induzir, por meio de tortura praticada nas dependências do distrito policial, um acusado de tráfico de drogas a confessar a prática do crime perderá automaticamente o seu cargo, sendo desnecessário, nessa situação, que o juiz sentenciante motive a perda do cargo

A
certo, 
LEI 4898/65 LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
- Perda do Cargo
- Interdição para qualquer função pública por até 3 anos. 
PENA
- Multa
- Detenção (10 dias a 6 meses)
- Perda do cargo (pode ser aplicada ou não) 

LEI 9455/97 LEI CRIMES DE TORTURA
- Perda do cargo, emprego ou função pública
- Interdição pelo dobro do prazo da condenação.
PENA
- Efeito automático da condenação (o juiz nem precisa declarar esse feito na sentença). Basta transitar em julgado na condenação e a administração pode excluir o funcionário.

“Conforme previsão da Lei n. 9.455/1997: Art. 1, 5 - A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

Por outro lado, consoante a iterativa jurisprudência do STJ, a pena acessória de perda do cargo não é efeito automático da condenação exceção feita ao crime de tortura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O crime de tortura praticado, em qualquer de suas modalidades, por agente público no exercício de suas funções absorve, necessariamente, o delito de abuso de autoridade.

A

errado, tortura só absorve abuso de autoridade quando a conduta afetar o mesmo bem jurídico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Pela lei que define os crimes de tortura, o legislador incluiu, no ordenamento jurídico brasileiro, mais uma hipótese de extraterritorialidade da lei penal brasileira, qual seja, a de o delito não ter sido praticado no território e a vítima ser brasileira, ou encontrar-se o agente em local sob a jurisdição nacional.

A

certo, Art. 2º O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Determinado policial militar efetuou a prisão em flagrante de Luciano e o conduziu à delegacia de polícia. Lá, com o objetivo de fazer Luciano confessar a prática dos atos que ensejaram sua prisão, o policial responsável por seu interrogatório cobriu sua cabeça com um saco plástico e amarrou-o no seu pescoço, asfixiando-o. Como Luciano não confessou, o policial deixou-o trancado na sala de interrogatório durante várias horas, pendurado de cabeça para baixo, no escuro, período em que lhe dizia que, se ele não confessasse, seria morto. O delegado de polícia, ciente do que ocorria na sala de interrogatório, manteve-se inerte. Em depoimento posterior, Luciano afirmou que a conduta do policial lhe provocara intenso sofrimento físico e mental.
Para a comprovação da materialidade da conduta do policial, é imprescindível a realização de exame de corpo de delito que confirme as agressões sofridas por Luciano.

A

sofrimento mental pode ser comprovado por prova testemunhal- jurisprudencia

é dispensável exame de corpo de delito, a simples comprovação de sofrimento mental seria o suficiente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Para que um cidadão seja processado e julgado por crime de tortura, é prescindível que esse crime deixe vestígios de ordem física.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Se um integrante de corporação policial militar for processado penalmente pela prática de tortura ao submeter agente preso por sua guarnição a sofrimento físico intenso com a intenção de obrigá-lo a delatar os comparsas, o julgamento do processo deverá ocorrer na justiça comum, e a eventual condenação implicará, automaticamente, a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada, como efeito automático da condenação, dispensando-se motivação circunstanciada

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O condenado pela prática de crime de tortura, por expressa previsão legal, não poderá ser beneficiado por livramento condicional, se for reincidente específico em crimes dessa natureza.

A

certo,
Art. 83 - O juiz poderá conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que: (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

V - cumpridos mais de dois terços da pena, nos casos de condenação por crime hediondo, prática de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, tráfico de pessoas e terrorismo, se o apenado não for reincidente específico em crimes dessa natureza.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O policial condenado por induzir, por meio de tortura praticada nas dependências do distrito policial, um acusado de tráfico de drogas a confessar a prática do crime perderá automaticamente o seu cargo, sendo desnecessário, nessa situação, que o juiz sentenciante motive a perda do cargo.

A

certo, condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A legislação brasileira define tortura como constrangimento com emprego de violência ou grave ameaça, de modo a causar sofrimento, para se obter informação, ou para provocar ação ou omissão, com o objetivo de discriminação racial, religiosa ou ainda como forma de castigo.

A

certo, II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A Lei nº 9.455/97 somente terá aplicação quando o crime for cometido no território nacional.

A

errado, O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O crime de tortura praticado, em qualquer de suas modalidades, por agente público no exercício de suas funções absorve o delito de abuso de autoridade.

A

errado, entendimento CESPE: O crime de tortura somente absorve o de Abuso de autoridade se a tortura for física; ao contrário da tortura psicológica, não absorvendo o crime de abuso de autoridade.

Tortura física + Abuso de autoridade: Responde só por tortura
Tortura psíquica + Abuso de autoridade: Responde pelos dois crimes em concurso Material, somando-se as penas.

17
Q

Se, com o objetivo de obter confissão, determinado agente de polícia, por meio de grave ameaça, constranger pessoa presa, causando-lhe sofrimento psicológico, quem presenciar o crime e se omitir, incorrerá na mesma pena do agente.

A

errado, não existe essa previsão

18
Q

Se, com o objetivo de obter confissão, determinado agente de polícia, por meio de grave ameaça, constranger pessoa presa, causando-lhe sofrimento psicológico, estará configurada uma causa de aumento de pena.

A
certo,  CAUSAS DE AUMENTO DE PENA:
-COMETIDO POR AGENTE PÚBLICO
-COMETIDO CONTRA CRIANÇA
GESTANTE
PORTADOR DE DEFICIÊNCIA
ADOLESCENTE
MAIOR 60 ANOS
-COMETIDO MEDIANTE SEQUESTRO