QUIMADURAS Flashcards

1
Q

LESAO POR INHALAÇAO

A

São sinais e sintomas característicos de lesão por inalação: dispnéia, tosse, estridor, rouquidão, expectoração carbonácea, chamuscamento dos cílios ou vibrissas, rebaixamento do sensório, confusão mental e queimadura de face. Diante dessas opções concluímos que a única alternativa que não é sugestiva de lesão por inalação são as lesões extensas em membros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

paciente queimado, retirado de uma residência em chamas por integrantes do Corpo de Bombeiros

A

O paciente queimado tem alto risco de hipotermia e as compressas não podem, de forma alguma, serem com água gelada! Devem ser utilizados lençóis ou cobertores secos para evitar a hipotermia! ! A prevenção da hipotermia é fundamental e deve ser feita com lençóis ou cobertores secos. No paciente queimado, existe lise celular e, portanto, HIPERcalemia! Não devemos repor Potássio! Paciente grande queimado, com rouquidão, apresenta risco iminente de obstrução de vias aéreas! A IOT deve ser feita de imediato!. De imediato o paciente deve ser afastado da fonte de calor e ter suas roupas e adornos retirados, para evitar isquemia tecidual

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3RO GRAU

A

Ela é caracterizada como espessura total, realmente, por atingir a epiderme, derme e subcutâneo. Esse termo: estruturas profundas normalmente usamos para as queimaduras de quarto grau, que atinge músculos, ossos e tendões. Além disso, o paciente com queimadura de terceiro grau normalmente não se queixa de dor na superfície uma vez que as terminações nociceptivas são destruídas nessa situação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

2GRAU SUPERFICIAIS

A

presença de flictena, que nada mais nada menos é a presença de bolhas com conteúdo líquido, típica dos pacientes com queimadura de segundo grau. Agora vamos diferenciar se é superficial ou profunda. O conhecimento chave para diferenciar uma da outra é que as queimaduras de segundo grau superficiais empalidecem ao toque, enquanto as profundas não.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

GENERALIDEDES

A

Queimaduras de primeiro grau acometem apenas a epiderme; de segundo grau superficial ou de espessura parcial envolvem toda a epiderme até a porção superficial da derme – letra B correta; já as queimaduras de segundo grau profundas se estendem até a camada reticular/profunda da derme; queimadura de terceiro grau comprometem toda a epiderme e derme e parte do tecido celular subcutâneo; enquanto queimaduras de quarto grau alcançam estruturas profundas como músculos e ossos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

No queimado adulto, o melhor parâmetro para avaliação da perfusão tecidual é

A

essoal, nunca se esqueça disso, para todos os pacientes traumatizados ou naqueles vítimas de queimadura o melhor parâmetro para avaliar perfusão tecidual é a diurese de acordo com o ATLS. Nosso objetivo em adultos é uma diurese a cada hora de 0,5ml/kg/h e em crianças com menos de 30kg 1ml/kg/h. Oximetria de pulso e temperatura cutânea não são indicadores de perfusão tecidual. Pressão arterial e frequência cardíaca podem se alterar por outras causas: dor, hipertensão essencial

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sulfadizina de Prata e o Acetato de Mafenide

REACAO ADVERSA

A

A sulfadiazina de prata realmente pode levar a leucopenia mas dizer que esse efeito adverso é o mais comum causado por essa medicação, nosso autor forçou a barra uma vez que esse efeito é encontrado em menos de 0,1% dos pacientes. Outro efeito adverso desse agente é a discromia cutânea. Em relação ao acetato de mafenide, pouco utilizado no nosso dia-a-dia pode gerar acidose metabólica pela inibição da anidrase carbônica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

primeiro grau

A

Abordagem a queimaduras de primeiro grau consiste basicamente em cuidados locais. Não está indicado de maneira alguma antibiótico terapia sistêmica, assim como não existem bolhas em queimaduras de primeiro grau. Curativo está sim indicado e deve ser realizado conforme descrito na opção D, uma vez que a barreira superficial da pele foi lesada e isso pode servir como porta de entrada para um infecção cutânea.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

transferência do paciente para um centro de referência em queimados

A

São indicações de transferência do paciente para um centro de referência em queimados: Queimadura de terceiro grau independente da extensão ou faixa etária e queimaduras químicas / elétricas, queimaduras de espessura parcial envolvendo mais de 10% da superfície corporal, lesões por inalação, queimaduras em pacientes com comorbidades graves que podem ser agravadas pelo trauma, queimaduras envolvendo face, mãos, pés, genitália, períneo, incapacidade de cuidado próprio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

ESCARO E FASCIO

A

Encontramos um paciente com queimadura circunferencial do braço, evoluindo com sinais claros de má perfusão tecidual e evoluindo para uma síndrome compartimental. Nesses casos está indicado uma abordagem cirúrgica para descomprimir o compartimento afetado e assim melhorar a perfusão, sendo indicado a escarotomia pela queimadura circunferencial e fasciotomia pela síndrome compartimental.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

DADOS

A

a pressão coloidosmótica do interstício fica aumentada quando comparada a intravascular. A B também está incorreta pois queimadura de 3º grau deve ser tratada com retalhos, e não enxertos. A letra C está incorreta pois a reação inflamatória é mais intensa ao redor da lesão, porque a parte central está totalmente destruída.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

dado

A

Questão conceitual, a transformação maligna de uma cicatriz de queimadura em um câncer de pele (CEC) se chama úlcera de Marjolim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual é a conduta MAIS adequada frente à criança com queimadura de segundo grau e que começa apresentar edema de face e região cervical?

A

Intubação oro ou nasotraqueal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Um paciente gravemente queimado, evolui com falência hepática aguda, cuja hipótese diagnóstica é colecistite aguda enfisematosa. No momento, está instável hemodinamicamente. Diante desse quadro, a melhor conduta será realizar:

A

Colecistostomia percutânea.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

grande queimado

A

O termo "grande queimado" é usado para designar vítimas de queimaduras graves, que são: acometimento maior ou igual a 20% da superfície corporal; acometimento de flexuras, região genital, períneo, olhos, ouvidos, face, mãos, pés; queimaduras elétricas de alta voltagem; queimadura complicada por trauma grave ou lesão por inalação; pacientes queimados que apresentem comorbidades graves; queimaduras de terceiro grau.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A lesão renal que ocorre na fase aguda da queimadura elétrica é decorrente de:

A

A corrente elétrica percorre o meio menos resistente. Ossos, tendões e pele são considerados meios resistentes e, devido a isso, a lesões provocadas por queimadura elétrica não são tão visíveis em sua extensão (exceto local de entrada e saída). Os principais tecidos lesados são músculo, nervos e vasos sanguíneos, provocando respectivamente rabdomiólise intensa, polineuropatia e trombose vascular. Devido a intensa rabdomiólise, ocorre a liberação de grande quantidade de mioglobina no sangue, a qual é nefrotóxica e responsável por ocasionar insuficiência renal aguda renal devido a necrose tubular aguda. O tratamento se dá através de hidratação venosa rigorosa, podendo associar outras medidas para estímulo de diurese, como furosemida e manitol, além de alcalinização da urina com bicarbonato.

17
Q

quimicas

A

realmente deve-se evitar o uso de agentes neutralizantes uma vez que isso pode agravar a queimadura. O cuidado inicial deve ser a irrigação da região afetada, o que também torna correta a letra C. A letra B é conceitual e também correta. Já a letra A está incorreta porque as queimaduras por base promovem uma necrose de liquefação, que atinge tecidos mais profundos sendo portanto mais grave.

18
Q

dados

A

A resposta hipermetabólica à queimadura pode durar mais de 12 meses após o evento inicial. Elevações persistentes de cortisol urinário total, de citocinas e catecolaminas e aumento das necessidades basais são acompanhados por intolerância à glicose e resistência à insulina em até três anos após a queimadura

Pois os mediadores inflamatórios liberados nas queimaduras atingem também orgãos distantes ao local lesado. O que ocorre no trato gastro intestinal do paciente queimado é a atrofia de mucosas. . A produção de macrófagos está, na verdade, diminuída.. Pois o que ocorre é a redução do débito cardíaco

19
Q

cuidado com as horas

A

A reposição volêmica no ambiente intra-hospitalar tradicionalmente é realizado através da fórmula de Parkland: 4 x Peso (Kg) x SCQ (%), que determina o volume em mL que deve ser infundido no paciente nas primeiras 24 horas. Deste volume total, 50% será infundido nas primeiras 8 horas e os outros 50% serão infundidos nas próximas 16 horas. Uma observação a ser realizada é que as queimaduras de primeiro grau não são consideradas para o cálculo. Além disso, devemos subtrair do valor a ser infundido nas primeiras 8 horas, o volume infundido no ambiente extra-hospitalar e o tempo entre a queimadura e o início do atendimento. Vejamos a questão. Temos um paciente de 70kg com 40% de SCQ. Pela fórmula de Parkland: 4 x 70 x 40 = 11200 (5.600 ml nas primeiras 8 horas e 5600 ml nas próximas 16 horas). Repare que o tempo entre a queimadura e o início do atendimento foi de 1 hora. Portanto, o volume infundido inicialmente deve ser em 7 horas. 5.600ml / 7 horas = 800ml/h. A solução preferencialmente infundida é o Ringer Lactato, pelo fato de induzir menos acidose metabólica quando comparado ao soro fisiológico 0.9%

20
Q

No paciente adulto que sofre queimadura de segundo grau, a ressuscitação hídrica venosa é indicada quando a superfície corpórea lesada é maior que:

A

Aí um conceito que pouca gente sabe. Só aplicamos a fórmula de Parkland quando o paciente apresenta acima de 20% de superfície corporal queimada. Menos que isso a reposição volêmica seguindo a fórmula não está indicada

21
Q

via aerea baixa]

A

As lesões de via aérea inferior são normalmente de natureza química, ou seja por inalação de carbonáceos que geram uma reação inflamatória. Lesões térmicas normalmente acometem mais vias aéreas superiores uma vez que o calor tende a se dissipar rapidamente.

22
Q

dados

A

Deve-se pensar em pacientes com potencial lesão por inalação sempre que houver rouquidão, broncoespasmo, escarro carbonáceo, queimaduras de face, presença de chamuscamento de vibrissas nasais e história de incêndio em ambiente confinado. A partir desse momento, todos estes pacientes devem ser avaliados quanto à perviedade das vias aéreas. Vejamos as afirmativas. A lesão por inalação se dá pela inalação de produtos tóxicos decorrentes da combustão. . O calor consegue ser dissipado antes de adentrar a via aérea inferior, ocasionando lesões térmicas apenas nas vias aéreas superiores. Já as partículas tóxicas conseguem adentrar a via aérea inferior, podendo levar a quadro de traqueobronquite e pneumonite química. A lesão térmica provoca edema de glote. Portanto, dispositivos supraglóticos como a máscara laríngea, não são indicados. Deve-se utilizar dispositivo que garanta via aérea definitiva, como o tubo endotraqueal. O diagnóstico definitivo de lesão por inalação se dá através de broncoscopia e o de lesão térmica se dá através da laringoscopia. . A extubação deve ocorrer o mais rápido possível após melhora das lesões, evitando assim o desenvolvimento de complicações, como a pneumonia relacionada à ventilação mecânica

23
Q
A