Imunologia na Reumatologia Flashcards

1
Q

Em linhas gerais, quais os 2 tipos de sistema imune?

A

Específico e o Inespecífico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais as vantagens e desvantagens do SI inespecífico? Dê exemplos.

A

Ele é extremamente rápido e pode atuar contra qualquer antígeno, porém, exatamente por esta capacidade, ele não é muito eficaz e pode acabar lesando componentes do próprio organismo. Ex: resposta inflamatória, complemento, PCR, …

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual o maior exemplo do SI específico? Qual sua maior desvantagem?

A

São os linfócitos T e B. A sua maior desvantagem é que levam tempo para se proliferarem e produzirem uma resposta organizada contra determinado antígeno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que pode ser antígeno?

A

Substâncias estranhas externas ou substâncias estranhas internas (que foram alteradas, como células tumorais ou infectadas por vírus).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é hapteno?

A

São antígenos muito pequenos que, por si só, não produzem uma resposta imunogênica, precisando estar ligados a uma molécula maior, geralmente uma proteína, para se tornarem imunogênicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é necessário para uma substância funcionar como antígeno?

A

Tamanho adequado (quanto maior, melhor), complexidade química (polímeros geralmente são menos imunogênicos), concentração adequada (intermediária, nem muito nem pouco), via da administração adequada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que são epítopos? Como podem ser chamados também?

A

Chamados também de determinantes antigênicos, são as regiões específicas dos antígenos que se ligam aos receptores dos linfócitos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a origem das siglas linfócito T e B?

A

LyT: precisam passar pelo timo para completarem sua maturação.
LyB: precisam passar pela mov para completarem sua maturação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual o requisito para que o LyT reconheça um antígeno?

A

Este deve estar ligado à molécula HLA correspondente, devendo ser apresentado por uma outra célula (geralmente um macrófago, o qual é chamado de APC).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais os tipos de moléculas HLA? Quais antígenos cada uma apresenta?

A

HLA classe I e II. A HLA I se liga aos antígenos intracelulares (ex: virais e tumorais) e são reconhecidas pelos LyT CD8 (citotóxicos). A HLA II se liga aos antígenos extracelulares (solúveis) e são reconhecidos pelos LyT CD4 (helper).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais as 2 fases essenciais para ativação dos LyT? Como é o nome dessas ligações?

A

A ligação do antígeno ao HLA correspondente e uma coestimulação entre a APC e o LyT que ocorre com outras moléculas. Isso é chamado de sinapse imunológica. Algumas drogas contra dç autoimunes atuam nessa coestimulação (estímulo secundário, porém essencial).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais os tipos de LyT de acordo com os receptores de antígenos em sua superfície? Quais os tipos de antígenos que cada um reconhece?

A

CD4 (helper) e CD8 (citotóxico). Os CD4 reconhecem antígenos solúveis (extracelulares) com o HLA II e os CD8 reconhecem antígenos intracelulares (eg, virais e tumorais) com o HLA I.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais os tipos de LyT helper? Por que são diferentes?

A

Th1, Th2, Th17 Th regulador (reg). São diferentes em relação ao tipo de citocinas que produzem e aos antígenos que respondem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais as funções dos LyTh1?

A

São responsáveis pelas respostas a bactérias intracelulares (micobactérias, por exemplo), estimulando a fusão do lisossomo com o fagossomo dos macrófagos além de recrutar mais macrófagos para a região. Ou seja, são importantes para a destruição de patógenos intracelulares (imunidade celular).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais as funções dos LyTh2?

A

Auxilia o LyB a fabricar os anticorpos, estando relacionado, então, à resposta humoral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais as funções dos LyTh17?

A

Atua contra microrganismos extracelulares, como parasitas e bactérias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Quais as funções dos LyT reguladores?

A

Modulam a atividade dos outros linfóticos T.

18
Q

Como os LyT helper se diferenciam em seus tipos?

A

De acordo com o tipo de citocina que está sendo produzida no momento. Geralmente, o tipo de linfócito que uma citocina estimula a diferenciação produz essa mesma citocina, criando um sistema de feedback positivo.

19
Q

Qual a função dos LyT CD8?

A

Quando ativado, adquire a capacidade de lisar as células infectadas ou alteradas, liberando granzimas e perforinas nessas células.

20
Q

O que ocorre com o LyT após a ligação de seu receptor com o antígeno + HLA?

A

Há uma alteração de grandiente na célula, afetando sua polaridade (entrada de sódio e cálcio), seu pH (saída de H+ -> trocador Na+/H+), sua composição de fosfolípides de membrana e seu metabolismo (aumento da produção de proteínas e de DNA).

21
Q

Após a proliferação do LyT, qual o destino dessas células?

A

Algumas permanecerão com a capacidade de multiplicação e entrarão em fase de repouso, sendo as células de memória que estarão prontas para uma resposta mais rápida em caso de reexposição ao antígeno. As outras perderão a capacidade de reprodução e irão promover a defesa do organismo. As células que não forem eliminadas nessa defesa sofrem apoptose após alguns dias.

22
Q

Qual a diferença entre o receptor do LyT e do B?

A

O do linfócito B é uma imunoglobulina muito parecida com a que ele secreta como anticorpo (IgM e IgD).

23
Q

Quais as fases de maturação do LyB?

A

Após diferenciação de células tronco na mov, é chamada de pré-célula B quando começa a fabricar IgM intracitoplasmática que funcionará, junto com IgD, como receptor de antígenos. Até aqui não há dependência de antígenos para ocorrer. Se o LyB não encontrar antígeno, ele morre em 3-4 dias, mas se encontrar, irá se transformar em cel B ativada. Algumas dessas se diferenciam em plasmócitos, que secretam Ig (A, G, E) a depender do estímulo dado pelo LyTh pela coestimulação. Ou seja, a produção de IgM é independente de LyTh e de A, G e E é dependente. Esse plasmócito pode ser de vida curta (durante a infecção ativa) ou de vida longa (vão para a mov e secretam Ig pelo resto da vida, nunca deixando zerar a concentração desses Ac). Outras células B ativadas se diferenciam em cél B de memória, possuindo maior afinidade pelos antígenos e respondendo mais rapidamente em reexposição.

24
Q

Por que a IgM é a primeira a ser produzida em uma infecção?

A

Pois sua produção é independente de LyTh, sendo a primeira a ser produzida em uma resposta e indicando infecção recente.

25
Q

Como o LyTh modula qual tipo de imunoglobulina será produzida pelo LyB?

A

Através da ligação de coestimuladores, sendo o principal a proteína CD40 (pessoas que não possuem essa molécula só produzem IgM, possuindo uma condição chamada de Síndrome de Hiper IgM.

26
Q

Qual a diferença entre a afinidade dos receptores das células B de memória e das células B que derão origem às de memória (virgens)? No que isso implica?

A

É muito maior nas células B de memória, permitindo uma resposta mais rápida dessas células em caso de reexposição.

27
Q

O que são os idiotipos e qual sua finalidade?

A

São regiões extremamente variáveis dos anticorpos que são específicas para cada molécula de anticorpo. Existem anticorpos contra elas, sendo os anticorpos anti-idiotípicos, responsáveis por frearem a produção de Ac pelos LyB.

28
Q

Quais as porções das imunoglobulinas?

A

Possuem 2 cadeis leves e duas pesadas, com regiões constantes e variáveis em cada uma de suas porções. Apresentam ainda, 2 regiões distintas em cada uma de suas extremidades, sendo uma extremidade que se liga ao antígeno Fab (antigen binding) e outra que se liga ao complemento ou à celula (macrófago).

29
Q

Quais as funções das IgGs? Como atuam para realizar essas funções?

A

Atravessam a BHP e atuam como defesa nos primeiros meses de vida do RN. Atuam fazendo opsonização dos antígenos -> sinalizam para APCs fagocitaram o conjunto Ac-Ag através da ligação da porção Fc com a APC. São as mais encontradas no soro.

30
Q

Qual a velocidade de atuação das IgGs? Qual a relação dessas Ig com o complemento?

A

Produzem uma resposta secundária, pois dependem da sinalização dos LyTh para os LyB para serem produzidas, atuando após uma atuação prévia de IgMs.

31
Q

Qual a velocidade de atuação da IgM?

A

É a primeira Ig atuando na resposta imune humoral por ser produzida independentemente de LyTh.

32
Q

Como a IgM circula no organismo? No que isso implica?

A

Ela circula na forma de pentâmeros (5 moléculas unidas circulando juntas), implicando que não atravessam a BHP (permanecem no espaço intravascular) e são eficazes nas reações por aglutinação. Além disso, atuam fixando o complemento e promovendo a lise do antígeno.

33
Q

Qual a relação das IgMs com o complemento?

A

Fixam o complemento e promovem a lise do antígeno.

34
Q

Onde é encontrada a IgA?

A

Pouco encontrada no soro, possui a maior concentração entre as Igs nas secreções (saliva, lágrima, secreção GI, nasal e leite humano).

35
Q

Qual a relação das IgAs com o complemento?

A

Fixa o complemento através da via alternativa.

36
Q

Como atuam as IgAs?

A

Possui função antiviral importante pois promove neutralização deles (agrupa vários vírus impedindo sua ligação com as células alvo deles). Também é transportada ao feto pela placenta (como a IgG), mas também pelo leite materno.

37
Q

Comente sobre a IgD.

A

São imunoglobulinas encontradas na superfície das células B atuando como seus receptores juntamente com IgMs.

38
Q

Quais células são ativadas pelas IgEs?

A

Mastócitos e basófilos.

39
Q

Quais as consequências da ativação dos mastócitos e basófilos?

A

Há grande liberação de mediadores inflamatórios por essas células, promovendo contração de musculatura lisa e expulsão de parasitas gastrintestinais. No entanto, por essas Igs reconhecerem alguns antígenos do meio ambiente (eg, pólen, poeira), são responsáveis pelas reações alérgicas.

40
Q

Qual a função das porções Fab e Fc de cada Ig?

A

Fab -> se ligar aos antígenos para todas as Igs.
Fc -> IgM: ativação do complemento com lise do antígeno; IgG: ligação dos APCs para fagocitar o antígeno opsonizado pela porção Fab; IgA: neutralização; IgE: degranulação de mastócitos e basófilos para expulsão de parasitas.