A Monarquia Flashcards
(17 cards)
Pontos
- O que nos diz a arqueologia;
- As instituições da monarquia;
- Numa Pompílio;
- L. Traquínio Prisco;
- Roma e os Etruscos;
- Sérvio Túlio;
- As reformas de Sérvio;
- Votação em comitia;
- Lúcio Traquínio Soberbo.
Reis
Os romanos chamam-os de reis pois viveram antes da república.
*Rei que não é por descendência mas por eleição. Seria mais próximo de uma magistratura.
Quando o rei morria, o poder passa para as famílias patrícias, que escolhiam um rei temporário (de 3 em 3 dias), o INTER REX (donde vem o interrogono).
COMITIA
Roma tinha várias assembleias, os COMITIA.
Eram compostos por todos, com algumas restrições (ex: ser homem). Poder do povo.
As assembleias não são deliberativas, apenas se encontram ali para votar sim ou não. É no fundo uma oligarquia mais sofisticada. Quem escolhe as leis a apresentar? O cônsul, inclusive podia excluir da lista nomes na lista do próximo cônsul que o sucederia, entre outros.
COMITIA CURIATA
Dividia a população em CURIAS, em que cada CURIA teria um voto (conjunto de pessoas). Consideravam esta ser a assembleia mais antiga. Votariam a lei de IMPERIUM (poder de mandar a nível militar).
*elegiam o cônsul e o pretor.
Magistrado
Líder com um poder político específico, o rei irá tornar-se num magistrado (neste caso mais sacerdotal).
Augúrio
O augúrio era levado a sério. As eleições deveriam ter um bom augúrio.
As 3 situações em que as mulheres ascenderam à um cargo político.
Rainhas (maioria); dentro das confrarias e cultos mistéricos; e no mundo idealizado de Platão.
Nuna Pompilio
O primeiro rei a ascender em Roma, importante na esfera do religioso. Teria tido uma revelação de uma ninfa como os Etruscos. Haviam os dias faustos, dias propícios e os dias nefastos, não propícios à realização de atividades. Há dias para trabalhar, descansar e realizar comícios.
Lucio Traquinio Prisco
Ele é meio Grego, meio Etrusco (Traquinia, na Etrusca). O seu nome Etrusco seria LUCMO. Não consegue ascender em Traquinia e imigra para Roma a pedido da sua mulher. Torna-se Romano, sobe socialmente e faz uma das mais antigas instituições de Roma, a campanha eleitoral. Famoso por introduzir em Roma os jogos.
Domínio Etrusco
Uma questão imposta, mas será mesmo domínio? Influência? Ascendência?
Sérvio Túlio
Constituidor dos monarcas. Mas tem duas histórias, uma Etrusca e outra Romana.
Etrusca - chamava-se Mustanna e andava com outro Etrusco, Vibenna. Atestado pela pintura e espelhos Etruscos, que mostram os irmãos Vibenna. História conhecida também pelos romanos.
*LUCMO pensa-se que poderá ser o termo Etrusco para sacerdote e que MASTANNA podia ser MAGISTER.
Sérvio - Servius (origem humilde ou até como escravo).
Cria o senso. Levantamento de cinco em cinco anos para saber a tribo, a propriedade e ainda a classe. Era o sensor na república quem considera os indivíduos legíveis ao senado e até pode expulsar elementos da lista.
Filho de um escravo
Em Roma o filho de um escravo liberto pode ascender a cargos políticos. Mas não o escravo liberto em si. Mesmo assim é um precedente até comparativamente à Grécia.
Em Roma os escravos podiam comprar a sua própria liberdade com o “Peculio” (?).
Tanaquil (?)
É uma mulher Etrusca, é ela que vai ajudar Sérvio a ascender e assegura a sua sucessão (mãe). Em linha com os estereótipos que os romanos tinham acerca das mulheres Etruscas.
O Sistema de Centúrias
Os armamentos vão ficando mais leves.
Centúria - originalmente compostas por 100 pessoas. Cada têm 2 votos.
Os juniores correspondem ao serviço militar ativo e os seniores à reserva.
COMITIA CENTURIATA
Assembleia armada que vota em centúrias, cada centúria tem apenas 2 votos. O voto tem um viés no sentido dos mais ricos e mais velhos. A primeira classe têm mais centúrias e é onde ficam os que têm mais rendimentos. Os cidadãos são divididos nestes blocos.
- Proletari - não têm rendimentos para o seu próprio armamento. Só tem 1 centúria;
- Assidui - todos os que tem rendimentos suficientes para o seu próprio armamento.
*reuniam-se no campo de Marte.
Parece uma racionalização, até que fantasiosa, mas também uma reimaginação militar (?). Parece que quem está na linha da frente, quem mata mais é quem tem maior poder de voto. Insere Roma dentro da revolução Hoplita.
COMITIA TRIBUTA
Reuniam-se no fórum e votaram por tribo. Haveriam 4 tribos urbanas e 32 tribos rurais, mas os votos são em Roma. Só os membros com possibilidades a dirigir é que participavam (mais um viés). Responsáveis por cargos menores, quadros menores e decisões judiciais menores.
*de início só haviam 3 tribos, mas conforme expandem vão ganhando tribos. Para não terem um número infindável, criam um limite e os cidadãos podem inscrever-se numa tribo, deixa de ser ligado à noção de território.
CONCILIUM PLEBIS
Supostamente criado pelos plebeus, para criar um cidade (saem de Roma). Originalmente o voto seria mais à maneira dos gregos. Quando reconhecido por Roma, o voto passa a ser por tribo.
- POVOCATO AD POPULUM: permitia qualquer um aceder à COMITIA CENTURIATA, quando sobre pena de morte ou multas muito graves;
- LEX DE IMPERIO: legalmente pode ser atribuída a qualquer romano (poder de liderança militar).